Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
Oportunidades de financiamento FCT em destaque no início de 2020
 
 
 
 
 

Estão neste momento abertas três oportunidades de financiamento, promovidas pela FCT, que podem interessar aos investigadores CINTESIS.

A 3ª edição do concurso Estímulo ao Emprego Científico abriu no dia 30 de janeiro e aceita submissões até às 17:00 do dia 26 de fevereiro.

O grande objetivo desta medida é apoiar a contratação de doutorados pelas instituições para a realização de atividades de investigação. Existem quatro categorias possíveis (júnior, auxiliar, principal, coordenador) às quais os candidatos podem concorrer, escolhidas mediante a experiência e currículo dos candidatos.

As submissões são exclusivamente feitas no site: https://myfct.fct.pt/

O concurso para a atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento abre no dia 2 de março e termina às 17:00 do dia 31 de março.

As bolsas destinam-se a candidatos inscritos em programas doutorais ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação que levem à obtenção desse grau. Existem algumas mudanças relativamente ao concurso anterior que merecem a vossa atenção.

As submissões são exclusivamente feitas no site: https://myfct.fct.pt/

O concurso IC&DT em todos os domínios científicos já foi destacado na edição de dezembro da newsletter.

No entanto, vale a pena sublinhar que o Guia da Candidatura já foi disponibilizado e que deve ser consultado por todos os investigadores interessados.


António Soares, PhD
Gestor Executivo do CINTESIS
 
 
 
Outras notícias
 
23 JAN – LUSA
Em entrevista à Agência Lusa, investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) alertam para “falta de qualidade dos dados nos registos de saúde”.  
Ler mais »
 3 FEV - Notícias U.Porto
Um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) demonstrou que o consumo regular de gérmen de trigo pode contribuir para melhorar a saúde gastrointestinal. Ler mais »
 
3 FEV - VISÃO
Investigadores do CINTESIS/Universidade de Aveiro participaram no desenvolvimento de um “radar” que permite identificar três emoções: o medo, a alegria e o estado neutro.  Ler mais»
27 JAN - CINTESIS
A eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques considerou que “os dados são o hidrogénio da saúde”. Foi durante a reunião “(Re)utilização de dados em investigação e inovação em saúde”.
11 FEV  – Canal S +
O Canal S+ esteve à conversa com responsáveis do Projeto Cuidar de Quem Cuida, que está a ser desenvolvido pelo CASTIIS, em parceria com o CINTESIS, ACSS, Portugal Inovação Social e MAZE e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e José de Mello Saúde. Ver aqui »
 
 
            PROFILE | ProNutri
   Diogo

   Pestana
         " Vamos ter o primeiro
           banco de microbiota
           de Portugal."
 
 
 
Idade: 36 anos | Grupo de Investigação: ProNutri: Nutrição e Programação Metabólica
Linha Temática:  LT1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais
Áreas de Investigação: Toxicologia; Nutrição e Dietética; Ciência e Tecnologia Alimentar; Biologia Celular; Bioquímica e Biologia Molecular; Endocrinologia e Metabolismo
Diogo Pestana é investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde no polo da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, sendo especialista em temas como o iodo, microbiota e poluentes ambientais.

Nasceu em 1983, no Porto, onde fez o seu percurso escolar. Praticou natação no Futebol Clube do Porto e jogou polo aquático no Salgueiros. Fez licenciatura em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), entre 2001 e 2005. Depois do estágio na FCUP, foi bolseiro na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Em 2007, “deu o salto” para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), onde começou a trabalhar com a investigadora Conceição Calhau (agora investigadora do CINTESIS/NOVA Medical School), especialmente nos efeitos antioxidantes de determinados fitoquímicos no modelo animal. Fez mestrado em Biologia na FCUP (2009) e doutoramento em Metabolismo na FMUP (2013), com uma passagem de nove meses por Cambridge, para estudar os poluentes ambientais que persistem na cadeia alimentar e os seus efeitos na saúde.

Ingressou no CINTESIS, no grupo
ProNutri – Nutrição e Programação Metabólica, onde tem participado em diversos projetos, com destaque para o IoGeneration, liderado por Conceição Calhau e financiado em mais de 400 mil euros pela ACSS/EEA Grants, com o objetivo de avaliar o estado do iodo em Portugal e o papel da suplementação em escolas. Participa agora no IoGeneration Lisboa, que visa consciencializar para a ingestão adequada de iodo, e no projeto IoMum, liderado por Elisa Keating (investigadora do CINTESIS/FMUP e atual líder do ProNutri), que está a monitorizar o estado do iodo em grávidas portuguesas e a avaliar o impacto da suplementação.

Foi consultor para a Direção-Geral da Saúde e integrou a iniciativa
“Industrially Contaminated Sites and Health Network” (ICSHNet), financiada pela COST Action, cujo objetivo foi estabelecer e consolidar uma rede europeia dedicada ao desenvolvimento de estratégias comuns para lidar com a problemática do impacto da contaminação industrial na saúde. Continua ativamente a estudar a relação entre os alteradores endócrinos, nomeadamente os poluentes orgânicos persistentes (POP), derivados de alguns pesticidas (caso do DDT), e o desenvolvimento de doenças como a obesidade, a diabetes e a hipertensão. É Professor Auxiliar Convidado da NOVA Medical School, tem mais de três dezenas de artigos científicos publicados e muitos planos a médio e longo prazo, um dos quais passa por montar o primeiro banco português de microbiota fecal para transplante.

Ler no site »

Ambição a um ano
Sabemos que as alterações do microbiota estão relacionadas com várias patologias e que a sua manipulação pode ajudar a tratar essas doenças. Este é cada vez mais um “hot topic”. Neste momento, uma das estratégias é o transplante de microbiota fecal.


Da investigação desenvolvida no nosso grupo do CINTESIS surgiu a MyBiome, uma spin-off da Universidade NOVA de Lisboa, que concorreu ao Portugal 2020 e vai ser financiada para criar um laboratório de produção de preparações de microbiota, em Évora. Vamos ser o primeiro banco de microbiota em Portugal. Vamos recolher microbiota de dadores saudáveis, a quem chamamos “superdadores”, que poderão ser administrados em doentes para tratamento de certas patologias, como a infeção por Clostridium difficile. Este ano, vou dedicar-me especialmente a montar este “banco”.

Ambição a 10 anos
Daqui a 10 anos, vejo a nossa spin-off já em franco crescimento e espero que nos permita crescer como grupo de investigação do CINTESIS. Um dos objetivos é que ela possa ser um motor de novos projetos e colaborações. Pessoalmente, quero continuar a investigar os alteradores endócrinos, o ambiente e os efeitos das alterações climáticas na exposição a contaminantes, nomeadamente alimentares. Quero também continuar a consciencializar e a alertar as pessoas e os políticos com responsabilidades nestas matérias. Este é um trabalho que nunca termina.

Que vida para além da investigação?
Vivo em Lisboa, mas vou ao Porto sempre que posso. Gosto de estar com a família e com os amigos. Gosto de viajar, sem planos definidos, e de me sentir parte dos locais que visito. Gosto de desporto, de ouvir música em vinil, de tirar fotos. Também gosto de cinema, de séries e de livros. Ler é algo que gostaria de fazer mais. 

 
 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: A HealthySystems, em parceria com o CINTESIS e a FMUP, vai realizar a Healthy Hospital Demo – Sessão de demonstração dos produtos HS.Register e HS.Helios, no próximo dia 6 de março, entre as 9h00 e as 17h30, no CIM – FMUP. Inscrições aqui.

EVENTO: A 14th World Conference on Bioethics, Medical Ethics & Health Law da Cátedra de Bioética da UNESCO vai realizar-se de 11 a 14 de maio, no Porto, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS. Mais informações no site oficial do evento.

 
PRÉMIOS: Encontram-se abertas até 31 de março as candidaturas à 6.ª edição do Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira. Consulte o regulamento.

INOVAÇÃO: Os interessados em participar na Escola de Startups promovida pelo UPTEC, poderão fazer a sua submissão até ao dia 8 de março.

OUTRAS NOTÍCIAS: Alan Finkel avisa: tecnologia da Google que monitoriza atividades domésticas gera conflito ético. A notícia é da Science|Business.

OUTRAS NOTÍCIAS: A Comissão Europeia pondera melhorias na gestão financeira de parcerias de grandes projetos de R&D. Leia a notícia para saber como.

OUTRAS NOTÍCIAS: Está à vista um grande repositório virtual de resultados de investigação a nível europeu (European Open Science Cloud), anunciou Ursula von der Leyen. Saiba mais.

OUTRAS NOTÍCIAS: A UE pode vir a banir sistemas de reconhecimento facial em zonas públicas. Veja aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS: O European Research Council anuncia prémios de dois milhões de euros para académicos. Saiba mais aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS: A Europa está a debater se deve abrir programas de financiamento ao mundo ou se deve olhar primeiro para os países europeus que precisam de ajuda. Conheça o mapa do “gap” europeu em R&D.

OUTRAS NOTÍCIAS: Um novo relatório europeu reúne opiniões sobre o uso de dados para melhorar os resultados em saúde. O documento está disponível online.

OUTRAS NOTÍCIAS: Porque é que a Alemanha está à frente nas soluções digitais em saúde? Ralf-Gordon Jahns aponta razões.

OUTRAS NOTÍCIAS: A OCDE pede aos Estados-Membros para terem mais atenção aos resultados reportados pelos doentes. A notícia pode ser lida aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS: Não existe consenso na regulação de aspetos éticos relativos à inteligência artificial. Veja o que pensam os especialistas.

 
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores: © 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp