Copy
Newsletter | LVI Portugal #5                                                                                                   Março 2020

Apesar da situação de alerta que se vive atualmente, não queríamos deixar de dar conta das iniciativas desenvolvidas ao longo dos últimos meses no âmbito da Lista Vermelha dos Invertebrados. Esperamos, sinceramente, que a situação volte ao normal muito em breve. Protejam-se e, tanto quanto possível, fiquem em casa!

Nova campanha para confirmar a ocorrência de populações de crustáceos

Em Dezembro de 2019 teve início a campanha de amostragem 2019-2020 para dar continuidade à procura de espécies-alvo em charcos e lagoas de montanha. Após três visitas ao SIC do Rio Lima, nesta nova campanha confirmou-se finalmente a ocorrência da única população portuguesa conhecida do grande branquiópode Lepidurus apus. Esta população partilha o habitat com a espécie Tanymastix stagnalis.
O charco onde estas duas espécies ocorrem tinha sido anteriormente nivelado para formação de um campo para cultivo de milho. Nesta amostragem, verificou-se a ocorrência de uma área de alagamento no campo de milho que transborda para uma estrada de terra batida e continua pelos campos agrícolas vizinhos possibilitando o reestabelecimento destas populações.

 

Charco temporário do Rio Lima onde ocorre Lepidurus apus, evidenciando alagamento dos campos de cultura de milho e estrada de terra batida adjacente
 
Confirmou-se o desparecimento de alguns dos charcos anteriormente referenciados pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas para a Barrinha de Esmoriz. Estes charcos poderão ter desaparecido na sequência das movimentações de terra por maquinaria pesada e abertura de valas no local. Identificámos, no entanto, um novo charco onde registámos a ocorrência de Chirocephalus cf. diaphanus. Uma vez que o charco identificado está nas imediações de terras movimentadas e de uma vala, existem ameaças à sua manutenção no local.

A visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês permitiu identificar alguns locais com ocorrência de copépodes e no SIC de Montesinho-Nogueira, registou-se uma nova ocorrência; a mais a norte em Portugal, de Chirocephalus diaphanus.

 
Lagoa de Marinho, numa turfeira da Peneda-Gerês onde foram amostrados copépodes.
Macho e fêmea de Chirocephalus diaphanus

A presença dos grandes branquiópodes Tanymastix stagnalis e Chirocephalus diaphanus e do grande copépode Hemidiaptomus roubaui foi confirmada para o Tejo Internacional e suas imediações. O proprietário de um dos charcos com populações de C. diaphanus mostrou-se muito interessado em conservar o charco e a sua biodiversidade e tem enviado atualizações sobre o seu estado. Para a equipa LVI, esta é uma importante consequência do projeto.
Mais abelhas para a fauna de Portugal
Da intensa amostragem realizada ao longo de 2019 começam a sair os primeiros resultados. São já mais 7 espécies de abelhas que é necessário acrescentar à lista de Portugal. A coleção LVI começou a ser estudada por Thomas Wood, investigador da Universidade de Mons na Bélgica, e um dos autores da publicação The Bees of Portugal (2018), que convidámos para vir até à FCUL para trabalhar com a equipa do projeto. Para além da identificação do material, que nos permite construir uma coleção de referência, o Thomas também orientou uma pequena ação de formação para ensinar a distinguir a mais de meia centena de géneros de abelhas que existem em Portugal.
 
A Lista Vermelha dos Invertebrados nos media​
No dia 21 de Fevereiro a Lista vermelha de Invertebrados esteve presente no programa Ponto de Partida da Antena 1 sob o tema "Para onde foram os insetos?". A jornalista Eduarda Maio entrevistou dois membros da equipa, Carla Rego e José Grosso-Silva, tendo abordado questões sobre o decréscimo de insetos, a avaliação do risco de extinção das espécies de invertebrados em Portugal e o papel das coleções entomológicas como fonte de informação sobre a biodiversidade.
A 7 de Março foi publicada nova reportagem sobre o projeto, desta vez no jornal Expresso.
Facebook
Website
Email
Copyright © *|2019|* *|Lista Vermelha de Invertebrados*, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp