Copy
#5 | Quarta-feira, 18/3/2020
Por Ivana Moreira*

Bom dia!

Há quem goste de trabalhar em regime “home office”, mas eu confesso: detesto. Tenho dificuldade para me dividir entre a rotina da casa e a profissional. Não me esqueço do dia em que entrevistava o presidente de uma grande empresa por telefone e meu caçula cantarolou lá do banheiro, em alto (altíssimo) e bom som: “manhêeee...me liiimpa!”. Perdi o fio da meada da conversa, não achava a próxima pergunta a fazer. Tenho certeza de que o filho do tal executivo também pediu esse tipo de ajuda em algum momento da vida dele, mas o flagra daquela situação íntima do meu filho me deixou super constrangida. Sempre que posso, prefiro ficar no escritório. Você também? É compreensível, mas o fato é que, em tempos de combate ao coronavírus, não se trata mais de uma escolha. 

Se você tem essa opção, por favor, fique em casa. “Seja responsável”, diz a atriz Regina Casé, mãe de Benedita e Roque, numa das notas de hoje. “Não é importante cuidar só de você e da sua família, mas do todo.” Trabalhar em casa para diminuir o risco de contágio é um das recomendações dos infectologistas. Por isso, trazemos dicas para que você consiga fazer home office, com as crianças por perto, sem perder a sanidade.

E, na edição de amanhã, vamos publicar muitas outras dicas para lidar com esses tempos desafiadores de pandemia. Sim, o coronavírus mudou a rotina de todo mundo – inclusive, a nossa aqui na redação da Canguru News. Nossa newsletter (antes bissemanal) será diária enquanto durar o combate ao coronavírus. 

Uma das minhas convicções mais arraigadas é de que informação é poder – no caso, poder para salvar vidas. Profissionais de saúde são fundamentais para enfrentar o coronavírus, jornalistas também. Temos o dever de combater a desinformação, tão perigosa quanto o vírus. Como os médicos, estamos de plantão.

Boa leitura!
 comportamento 

Coronavírus: 5 lições para aprender em família

Situações adversas como esta que estamos vivendo podem nos ensinar muito sobre os relacionamentos em família – e devem ser vistas como oportunidades de aprendizado. Podemos, por exemplo, melhorar nossas habilidades com pais e fortalecer a conexão com nosso filhos. E ainda ensinar valores e hábitos que vão fazer a diferença na vida deles. Em artigo para a Canguru News, a educadora Bete Rodrigues, especialista em disciplina positiva, dá sugestões sobre lições que podemos ensinar aos pequenos durante o período de isolamento.

1. Dividir tarefas domésticas. É boa oportunidade aos pequenos que a família é uma comunidade onde todos devem se ajudar. Os pais não estão de férias, precisam de colaboração para conciliar a nova rotina de trabalho. Colocar a mesa, fazer a cama, tudo isso é ajuda.

2. Planejar tempo de qualidade com a família. Ter tempo para as “telas” vai ser um jeito de ocupar o tempo, mas é preciso separar tempo para as conversas, jogos, brincadeiras e a leitura. 

3. Pensar no coletivo. É boa hora para ensinar aos pequenos como o que fazemos afeta os outros.

4. Ser generoso. Mostre que é preciso ajudar os mais vulneráveis, que a sua família pode ajudar um idoso, por exemplo, se oferecendo para fazer o supermercado para ele.

5. Desenvolver perseverança, confiança e autoregulação. Aprender a limitar habitos de consumo em função de um bem maior é lição que será útil pela vida inteira.

"Nossos antepassados tiveram de sair de casa e ir à guerra para lutar uns contra outros”, ressalta Bete. A realidade agora é outra. É dentro de casa que as famílias vão travar uma guerra. “Nós podemos revolucionar tudo, começando pelo nosso olhar, ressignificando nossos valores e rotinas.”
 carreira 

Como trabalhar em casa com crianças (sem perder a sanidade)

Lembra daquele vídeo do correspondente da BBC News Robert Kelly, que fazia uma transmissão ao vivo de casa quando foi interrompido por seu filho mais velho, depois pelo mais novo e, por fim, pela esposa? Kelly ficou famoso por esse episódio ocorrido em 2017 e passou a ser chamado de “BBC Dad”. Em tempo de coronavírus, crianças em casa e trabalho remoto, imprevistos como esse podem ocorrer – e os pais não devem se apavorar. Trabalhar de casa nem sempre é a maravilha que alguns idealizam. Nem sempre é simples fazer os pequenos entenderem que os pais estão em casa, mas não disponíveis para brincar com eles. Ouvimos especialistas em recursos humanos para compartilhar algumas dicas de como lidar com a rotina de home office da melhor maneira possível. Confira.

Conversa. Fale com o seu filho sobre o que está acontecendo e porque você precisa trabalhar de casa. O assunto está por toda a parte e as crianças não podem ficar de fora disso. Algumas até podem se assustar com as notícias sobre mortes e tantas mudanças juntas, mas mostrar que é possível se prevenir da doença vai servir para tranquilizá-las. Use linguagem adequada à idade do seu filho. 

Organize os horários. Faça um planejamento das atividades junto com as crianças, prevendo os horários para as refeições, o momento de trabalho e, se possível, uma pausa (ainda que curta) para brincar um pouco com o seu filho. Reserve as tarefas mais elaboradas para quando estiver com mais energia – e as crianças mais tranquilas. Deixe assuntos administrativos e tarefas mais simples para os períodos em a casa pode ficar mais agitada – e há maior probabilidade de as crianças interromperem.

Faça combinados. Se você está sozinha em casa com o seu filho, pergunte a ele o que ele quer fazer enquanto você trabalha. Separe brinquedos e pense em atividades que ele pode realizar enquanto você trabalha. Se ele vai desenhar, por exemplo,pode sentar na mesa ao seu lado por um tempo.

Deixe o pijama para a hora de dormir. Tem gente que sonha em poder trabalhar de casa usando a roupa que quiser – inclusive, o pijama. Mas há quem diga que o que você veste pode afetar o seu pensamento. É como se as pantufas mandassem uma mensagem ao cérebro dizendo para relaxar. Tomar um banho e vestir-se de maneira apresentável ajuda a reforçar o compromisso com o trabalho.

Dê pausas. Seja em casa ou no escritório, especialistas orientam a não ficar muito tempo sentado. É preciso movimentar-se a cada uma hora para ir ao banheiro e ou beber água. Aproveite as pausas para dar uma pequena atenção aos pequenos - eles vão adorar.

Promova escapadas. Aproveite telefonemas e ligações em áudio para ir ao quintal ou ficar na varanda. Pesquisas mostram que sair da mesa e fazer algo diferente por alguns minutos pode servir de estímulo à criatividade. Aproveite o trabalho remoto, portanto, para melhorar seu desempenho.

Controle o horário. Um dos perigos de trabalhar de casa é se exceder no tempo dedicado ao serviço. Defina um horário para começar, a pausa do almoço e o término. E procure chegar o mais perto disso possível.

Seja honesto. Tenha em mente que algumas situações podem ser embaraçosas – como atender o telefone e seu filho gritar chamando você porque brigou com o irmão, o cachorro latir ou o bebê começar a chorar. Esteja preparada, portanto, para lidar com imprevistos e se for o caso ser franca sobre eles, explicando que em tempo de coronavírus a família inteira está em casa. 

Aceite a realidade. É fato que alguns dias renderão mais que outros - assim como acontece no escritório. Reconheça que você pode fazer menos do que gostaria.

Aproveite. Poder trabalhar de casa neste período é um privilégio, se pensarmos nas empresas que ainda exigem a frequência de seus funcionários no escritório e nos profissionais de saúde e mesmo comerciantes que não têm essa opção. Portanto, já que é para ficar em casa, procure fazer com que essa rotina seja o mais tranquila possível e agradeça por ter um emprego e poder ajudar, de casa, na segurança de outras pessoas. Confie no seu filho e na sua capacidade de lidar com situações adversas.
 pais 

Crianças não fazem o que falamos...

Foto: Philippa Perry. Divulgação/BBC
A forma como vivemos nossa  infância tem relação diretíssima com a forma como criamos os nossos filhos. Quem garante é psicoterapeuta inglesa Philipa Perry, autora de “O Livro que você gostaria que seu pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)”. Ela estaria no Brasil amanhã (19) para o lançamento oficial da obra recém traduzida para o português, mas, naturalmente, foi obrigada a cancelar o compromisso por causa da pandemia.

Segundo Philipa, é preciso tomar cuidar com os padrões de comportamento e personalidade que herdamos e que podemos repassar às crianças. A inglesa é enfática. “O clichê é verdade: as crianças não fazem o que falmos; elas fazem o que fazemos”, escreve logo ela, logo nas primeiras páginas do livro.

De acordo com ela, quando você sente raiva e desconta no filho, pode estar simplesmente revivendo lembranças ruins da infância. “Somos apenas um elo de uma cadeia que se estende por milênios e adiante até quem sabe quando”. Mas, acalma-se: nem tudo está perdido. Você pode aprender e remodelar os padrões familiares. Isso vai melhorar a vida dos seus filhos – e dos filhos deles. 

Qual a dica dela para você? Comece agora! É realmente uma pena que Philipa não tenha podido vir ao Brasil agora, mas a Canguru News reuniu aqui alguns dos seus mais valiosos conselhos e recomenda (muito!) a leitura do livro dela.

 
 pandemia 

0,9%
é o percentual de crianças com idades de 0 a 9 anos no grupo dos infectados com coronavírus.
 
Embora não estejam no grupo de maior risco, crianças e jovens também estão entre os infectados, inclusive com registro de mortes. Segundo a diretora-técnica da Organização Mundial da Saúde, Maria Van Kerkhove, os relatórios não apontam transmissões em locais como escolas. Mesmo assim, é importante proteger as crianças como uma população vulnerável.
Fonte: Centro de Controle de Doenças (CDC) da China
 
 uma pergunta para... 

Regina Casé

Atriz*

Qual a importância de as pessoas ficarem em casa nesse momento?
“Não é importante cuidar só de você e da sua família, mas do todo. Dê o exemplo. Eu, como mãe dos meus filhos e como dona Lurdes, esse personagem lindo que acabou se tornando mãe de tantas e tantas pessoas, peço: obedece dona Lurdes. Fique em casa. Seja responsável.”
*Protagonista de “Amor de Mãe”, Regina Casé deu este depoimento após o anúncio de que a novela da TV Globo sairá do ar enquanto durar o enfrentamento ao coronavírus porque a equipe técnica de gravação foi dispensada para ficar em casa.

*Com Verônica Fraidenraich e Heloísa Scognamiglio
Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação de coach parental pela The Parent Coach Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por dois meninos, Pedro e Gabriel.
Assine nossa news
Envie por WhatsApp
Instagram
Facebook
Website
Email
Copyright © 2020 Canguru News, Todos os direitos reservados.