Copy
#12 | Sexta-feira, 27/3/2020
Apoio:
Por Ivana Moreira*

Bom dia!

Mães felizes criam filhos melhores para o mundo. Esse é o tema central do seminário de mães que, desde o fim de 2019, estamos preparando para nossas leitoras. Às vésperas de abrirmos a divulgação do evento, marcado para abril… coronavírus. Tivemos de adiar – como todo mundo, no mundo inteiro. Fiquei arrasada. Tanto trabalho perdido! Bateu um monte de sentimentos ruins, inclusive o medo de não conseguir reorganizar tudo (com palestrantes, fornecedores e patrocinadores) para fazer em outra data. Estava pensando nisso, em todos os pensamentos negativos que, num momento como esse, estão passando pela cabeça de mães como eu. E me lembrei de uma autora americana que conheci no ano passado, a pediatra Meg Meeker. Enquanto muitos publicam obras para ensinar as mulheres a serem mães melhores, Meg só quer ensiná-las a serem mais felizes. Como nós, ela sabe que “mães felizes criam filhos melhores para o mundo”. Na edição de hoje, fizemos um resumo das 10 lições de Meg. A lista termina com uma dica bem oportuna: “Esperança é uma decisão – decida! Entre em guerra contra os pensamentos negativos”.

Ah! O seminário vai rolar, pode aguardar. É que resolvi deixar o medo para trás (9a lição da Meg).

Boa leitura!
 
 saúde 

Inspira e depois solta o ar…

Com a família inteira dentro de casa, numa rotina totalmente alterada, fica difícil escapar dos efeitos negativos do distanciamento social. Foi para ajudar os pais – e principalmente os filhos – que a empresa MindKids, que trabalha com programas de mindfulness, criou nas redes sociais o Diário da Quarentena. Trata-se de uma seleção de exercícios que ajudam crianças e adolescentes a relaxar, se acalmar e aprender a lidar melhor com as emoções e com o que acontece ao redor delas 

Mais do que nunca, precisamos pensar em estratégias para fortalecer a nossa saúde mental e aumentar o bem-estar – e isso vale também para as crianças, diz Daniela Degani, especialista em meditação, responsável por ensinar os exercícios nas redes sociais. Segundo ela, crianças nem sempre expressam desconforto através das palavras e podem estar vivendo, caladas, um momento estressante e desafiador. Elas estão com uma rotina completamente nova e sequer compreendem direito o motivo dessa restrição, relata Daniela. 

A meditação, segundo a especialista, pode ajudar a passar o tempo e a aprimorar habilidades como a resiliência. Que tal experimentar junto com as crianças? As práticas de meditação podem ser acessadas pelo Instagram e Facebook da MindKids.

Já falamos aqui antes, mas caso você não tenha visto reunimos 7 dicas para manter a mente sã em tempo de isolamento social. Confira!
 maternidade 

Os 10 hábitos das mães felizes

Pediatra americana e autora de vários best-sellers sobre educação de filhos, Meg Meeker diz que toda mãe está disposta a fazer o possível (e o impossível) pela felicidade dos filhos – o que é super louvável, claro. O problema ocorre quando essa necessidade vira uma obsessão. “O filho pode até ficar numa boa, mas a mãe só encontrará frustração”, diz ela no livro “Os 10 hábitos das mães felizes”.

A pediatra afirma que não faltam livros no mercado para ensinar as mulheres a serem mães melhores. Sua proposta, porém, é ajudá-las a serem “felizes”. Segundo ela, são escolhas simples. Confira:

1. Entenda seu valor como mãe. Toda mãe é valiosa porque é amada, necessária e nasceu com um propósito maior.

2. Conserve amizades-chave. Uma mulher precisa de outras mulheres por perto para trabalhar com mais eficiência, se preocupar menos e permanecer mais saudável.

3. Valorize e pratique a fé. Nas outras pessoas e em Deus – porque somos incapazes de controlar a vida.

4. Diga não à competição. Tudo que você precisa está dentro de você e não fora.

5. Tenha uma relação mais saudável com o dinheiro. Faça o desafio de não comprar nada novo por uma semana, um mês (ou até seis meses).

6. Encontre tempo para ficar sozinha. Toda mãe precisa de um pouco de solidão para se recarregar física, mental, emocional e espiritualmente.

7. Dê e receba amor de maneira saudável. Veja falhas e fraquezas nos seus familiares, mas os ame mesmo assim.

8. Descubra maneiras de viver com simplicidade. Essa é a arte disciplinada de abrir mão das coisas.

9. Deixe o medo para trás. A vida é curta demais para passar por ela com medo.

10. A esperança é uma decisão – decida! Entre em guerra contra os pensamentos negativos.
 diversão 

Prepare-se para (mais) um fim de semana dentro de casa

Talvez seu fim de semana tenha uma carinha de dia útil nesses tempos de quarentena. Afinal, todos ficarão dentro de casa – como estavam ontem. Mas tente não se esquecer que amanhã será um sábado e depois um domingo. Dê um tempo no home office. Tente relaxar para curtir as crianças sem ter de ficar se equilibrando entre os deveres do trabalho e as demandas dos pequenos.

Reunimos para você uma série de atividades para divertir a família dentro de casa. São iniciativas de empresas, organizações e blogs que, nos últimos dias, lançaram conteúdos que podem ser acessados online ou baixados da internet para uso offline. Tem jogo da memória, quebra-cabeça, imagens para colorir, exercícios que trabalham a lógica, sugestões de receitas para crianças e, claro, desafios para lavar as mãos. 

Uma das dicas é do blog Recreio em Casa, que criou o e-book "Brincando em casa", com sugestões de 24 brincadeiras para os tempos de quarentena. As atividades incluem torre de rolo de papel higiênico, carimbo de bucha, jogo de memória caseiro e tablet sensorial. O material do blog pode ser baixado aqui. Para ver as propostas feitas por outras marcas, clique aqui.  

Para quem gosta de desenhar, também falamos em outra matéria de opções de cursos gratuitos oferecidos pela Faber Castell. Dá para aprender a criar personagens e cenários, contar histórias e desenhar galáxias entre outras ideias divertidas que estimulam a imaginação. Esses cursos para crianças e adultos estarão disponíveis até o dia 19 de abril e podem ser encontrados neste link
 literatura 

Apresente os bichos do Brasil para a criançada

Para quem está aproveitando a quarentena para colocar mais literatura na rotina da família, aqui vai uma dica do escritor e nosso colunista Leo Cunha: apresentar os bichos do Brasil para a criançada.  A fauna brasileira – suas cores, formas, texturas e sons – é o tema em comum de dois livros: “Bichos Vermelhos” e “Passarinhos do Brasil: poemas que voam”. No primeiro título, de 2019, Lina Rosa mescla poesia e informação, mas também delicadeza e bom humor, para falar de 20 espécies que estão na Lista Vermelha de animais ameaçados de extinção. 

“O tom de bate-papo, chamando o leitor para perto, torna o livro irresistível para crianças, e um convite para a reflexão”, diz Leo Cunha, em sua coluna para a Canguru News. Já a segunda obra, da dupla Lalau e Laurabeatriz, nos leva para junto das aves do Pampa, do Pantanal, da Mata Atlântica, do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. Segundo Leo, "um deslumbre para os olhos, os ouvidos e o coração”. 
 inspiração 

Seu vídeo na Canguru News

Como está a rotina da sua família? Conta pra gente! Que brincadeiras vocês estão fazendo com os pequenos? Quais aprendizados estão tendo durante este período? Grave um vídeo contando sobre a experiência de estar em quarentena com as crianças e mande para o nosso WhatsApp, no número: 11 95591 0540. A gente tem certeza que a troca de experiências entre os pais é muito rica. Que a vivência de um inspira mudanças na vida de outros. Então, queremos compartilhar e promover esse intercâmbio do bem. Mande sua história pra gente!
Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coach Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.
*Com Verônica Fraidenraich e Heloísa Scognamiglio
 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Entre para a comunidade Canguru News! Receba, de segunda a sexta-feira, no seu e-mail, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.
 
Assine a Canguru News
Instagram
Facebook
Website
Email
Copyright © 2020 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso endereço na sua agenda