Copy
ver no navegador | cancelar inscrição
#21 | Quarta-feira, 15/4/2020


 
Apoio:


 

Bom dia!


Você conta mentiras a seus filhos? Nem de vez em quando? Se a resposta foi não, essa provavelmente é uma mentira (e das grandes). Você nunca disse ao seu filho em lágrimas, por te ver saindo sozinha, que não ia demorar muito, mesmo sabendo que teria uma longa jornada de trabalho pela frente? Eu já. A verdade é que os pais mentem para os filhos. Na maior parte das vezes, cheios de boas intenções. Às vezes, eles mentem até porque não sabem como dizer a verdade. Na semana passada, a atriz Maria Ribeiro contou, durante um live, que mentiu para o seu filho mais velho sobre a pandemia. Com olhinhos aterrorizados, o menino perguntou se ela tinha certeza que ninguém da família deles seria contaminado pelo coronavírus. “Não terá, tenho certeza”, respondeu a atriz. Mas é claro que ela não tem. São inverdades contadas sem maldade, mas que, segundo os psicólogos, podem ter consequências negativas. “Quando os pais mentem, seja por pequenos ou grandes motivos, os filhos acabam aprendendo que as mentiras são permitidas”, explica a psicóloga Tatiana Jezini. Confira numa das matérias desta edição o que os psicólogos dizem sobre como nossos filhos são afetados por nossas mentirinhas do dia a dia.

Boa leitura!

 


 

 família 

 

Não está dando conta dessa infinidade de atividades infantis na internet? 

Foto de mulher olhando com apreensão para tela de seu notebook


Relaxe! O melhor é aproveitar a quarentena com seus filhos do seu jeito

Pilates infantil, live de contação de histórias, receitas divertidas, brincadeiras, circuitos de exercícios, livrinhos do coronavírus para baixar, ouvir… Com a quarentena, as redes sociais passaram a oferecer uma infinidade de opções aos pais para entreter e divertir as crianças em casa. É tanta coisa que, às vezes, a gente se sente perdido e fica até sem saber o que fazer primeiro. Ou, pior: acaba não fazendo atividade nenhuma e se sentindo mal por isso. “O que fazer com aqueles pais e mães que não gostam de trabalhos manuais, que não sabem montar legos e para quem a sucessão de posts e referências a este gênero de atividades os deixa a sentirem-se incapazes?”, pergunta a educadora portuguesa Magda Gomes Dias, em sua coluna na Canguru News. A primeira sugestão, diz ela, é deixar a culpa para o lado de fora de casa. Suas outras propostas para aproveitar o tempo de confinamento junto aos filhos você pode ler aqui.
 

 

 especial coronavírus 

 

As grávidas e a Covid-19

Foto mostrando mulher grávida em consulta médica


Entenda por que as gestantes estão mais propensas a infecções e fazem parte do grupo de risco da Covid-19

A notícia recente de que as grávidas passaram a fazer parte do grupo de risco do novo coronavírus deixou muitas delas preocupadas sobre a chance de contrair a doença. Na verdade, as grávidas são mais vulneráveis a infecções em geral, por passarem por mudanças imunológicas que deixam as defesas do corpo mais baixas – daí o fato delas terem de tomar cuidados redobrados para evitar contrair qualquer doença durante a gestação. Mas o que se sabe até agora, cientificamente, é que as grávidas não desenvolvem a forma grave da Covid-19 e, portanto, devem seguir as recomendações médicas (de forma rigorosa) igual a qualquer outra mulher. Para tranquilizá-las, respondemos aqui as principais dúvidas sobre riscos de contágio do vírus, cuidados a tomar, vacinas, pré-natal, principais sintomas da doença e como saber se é hora de ir ao hospital caso os sintomas prevaleçam.
 


 
 educação 

 

Uma mentirinha não faz mal...será?

Ilustração de uma cegonha voando e carregando um bebê
 

Por melhor que seja a intenção, não dizer a verdade pode prejudicar as crianças

Como você explica a uma criança pequena de onde ela veio? Como incentivá-la a tomar vacina sem dizer que levará uma picada de agulha no braço? Às vezes, a depender do temperamento da criança e da maneira de se expressar dos pais, é difícil para eles falar a verdade. É muito mais fácil dizer uma mentirinha, com a melhor das intenções. Mais fácil, é mesmo. É até natural para os adultos. Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que 60% das pessoas contam pelo menos uma inverdade durante uma conversa de apenas 10 minutos. Você pode até achar que uma mentirinha não faz mal… Mas não é isso que os psicólogos dizem. Segundo eles, sempre há consequências. Leia aqui o que dizem três psicólogos sobre o assunto.
 

Compartilhe nossa news pelo WhatsApp
 

 diversão 

 

Para maratonar no sofá junto com as crianças

Foto reprodução do filme Os Irmãos Willoughby


Confira os filmes infantis que estreiam até o fim do mês na Netflix

Você tem conseguido ver filmes com as crianças? Caso não (ou caso sim), os filmes e séries previstos para estrear ainda em abril na Netflix são uma ótima oportunidade para programar uma sessão da tarde divertida em família. Uma das opções é a comédia “Os Irmãos Willoughby”, filme baseado em um livro que traz a história de quatro irmãos que preparam um plano infalível para se livrar dos pais egoístas. AInda bem que é só um filme, né? A estreia é no dia 22 de abril, mas tem opção ainda para esta semana. Confira aqui todas as novidades.
 


 

 uma pergunta para... 

Retrato de Carlos González, pediatra espanhol,

Carlos González

Pediatra espanhol, referência em amamentação e criação com apego, pai de três filhos e com um neto pequeno na família


O senhor acredita no ditado que diz que os pais educam e os avós estragam as crianças?
 

“Talvez, alguns adultos fiquem enciumados porque foram criados de forma muito rígida e hoje veem os seus pais, ao se tornarem avós, tratarem os netos de outra maneira. Os avós sabem tudo e os pais fariam bem em não queixar-se tanto deles. Muitos avós perceberam que tudo que fizeram com seus filhos – deixar eles chorando, não pegá-los no braço, colocar limites, castigá-los – eram estupidezes. E ao se darem conta que só lhes restam 20 ou 30 anos de vida, eles querem fazer bem aos netos. Pensam que não podem perder essa segunda oportunidade, esses preciosos momentos com as crianças, dedicando-se a castigá-las ou gritar-lhes, em vez de aproveitá-las.”
 


Por Ivana Moreira, com Verônica Fraidenraich e Heloísa Scognamiglio
 


Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coach Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Entre para a comunidade Canguru News! Receba, às quartas e aos sábados, no seu e-mail, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.

Assine a Canguru News
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Copyright © 2020 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos