Copy

Newsletter #1/2019, janeiro

2.ª edição do prémio nacional da paisagem

PAISAGEM DA CULTURA DA VINHA DA ILHA DO PICO VENCE PRÉMIO NACIONAL DA PAISAGEM 2018

O Prémio Nacional da Paisagem 2018 foi atribuído à candidatura Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, nos Açores, em reconhecimento pelas medidas implementadas com vista a valorizar a paisagem como recurso relevante e fator identitário na gestão resiliente do território, traduzindo o consenso do júri, pela sua qualidade e exemplo de uma correta implementação da Convenção Europeia da Paisagem, da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem e da Política de Nacional de Ordenamento do Território.

As ações de reabilitação das vinhas e a promoção internacional do vinho desta ilha têm tido um efeito cosmopolita e fortemente catalisador do turismo de natureza. A valorização da paisagem na sua especificidade, que decorre da adaptação, ao longo dos tempos, a um território com recursos escassos, conferiu-lhe uma identidade própria, tanto paisagística como socio-cultural, tornando-se um fator de desenvolvimento e qualidade de vida da população.

Mereceram ainda menções honrosas as seguintes candidaturas:

::  ::  :: Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos | Câmara Municipal de Ponte de Lima - pelo envolvimento coletivo na conservação da natureza, na construção e coesão sociais e no desenvolvimento rural.

::  ::  :: Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira | Câmara Municipal de Torres Vedras - pelo envolvimento na proteção, valorização e promoção do património natural e cultural do seu território, através do ordenamento e gestão dos recursos locais.

::  ::  :: Plano de Paisagem das Terras de Coura | Câmara Municipal de Paredes de Coura - pelo seu caráter inovador a nível nacional e replicável a diferentes escalas territoriais, tendo o envolvimento da população sido decisivo pelos contributos que forneceu e pela sua maior sensibilização sobre o valor e o caráter diferenciador identitário das suas paisagens.

O vencedor deste prémio será o candidato nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa 2018-2019, que vai já na sua 6.ª edição.

O Prémio Nacional da Paisagem 2018 será entregue em cerimónia pública, a divulgar oportunamente pela Direção-Geral do Território. Acompanhe este e outros desenvolvimentos no Portal.

Conheça o Sistema de Informação e Apoio à Gestão da Paisagem dos Açores, com um acervo de conteúdos dedicados e de trabalhos de base desenvolvidos para a sua concretização. Este sistema de informação integra-se no Portal do Ordenamento do Território dos Açores, uma plataforma dinâmica para a divulgação de informação nos domínios do ordenamento do território, do urbanismo e da paisagem nesta Região Autónoma.
>>> ÚLTIMAS CHAMADAS!
Ações Urbanas Inovadoras: 4.º Concurso Aberto

Decorre até 31 de janeiro de 2019 (14h00 CET)  4.º concurso da iniciativa Ações Urbanas Inovadoras (UIA), uma iniciativa da Comissão Europeia que visa financiar cidades europeias no teste de soluções inovadoras e experimentais nos desafios urbanos. Os temas desta edição são:
::  ::  ::  Transição digital
::  ::  ::  Pobreza urbana
::  ::  ::  Segurança urbana

Para esclarecimentos adicionais, os interessados poderão contactar diretamente o secretariado UIA ou os elementos da equipa que auxiliam os candidatos.
 
Análises Orientadas ESPON

Até 25 de janeiro, o ESPON convida as Autoridades Públicas, nacionais, regionais e locais e as Autoridades de Gestão de Programas de Cooperação Territorial Europeia a apresentar Propostas de Análises Orientadas ('Targeted Analyses') para financiamento integral do trabalho de análise e produção de evidências territoriais.

As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou por grupos de atores que partilham uma necessidade analítica comum em qualquer momento na plataforma eletrónica, cabendo ao ESPON avaliar duas vezes por ano todas as propostas submetidas no período para decisão de financiamento. Serão selecionadas 4 propostas, que poderão beneficiar de um conjunto de soluções:

::  ::  :: Um orçamento dedicado, em regra cerca de 250.000 euros, para financiar um estudo de alto nível liderado por peritos de toda a Europa cuidadosamente selecionados através de processos de contratação pública.
::  ::  :: Apoio técnico e administrativo para definir os Termos de Referência.
::  ::  :: Apoio técnico permanente da equipa de peritos do ESPON para assegurar o progresso da actividade e a qualidade dos produtos.
::  ::  :: Ferramentas e bases de dados com indicadores de cobertura europeia.
::  ::  :: Oportunidades de aprendizagem e partilha de evidências e experiências com outros atores.
::  ::  :: Participação em eventos ESPON e contactos com uma comunidade internacional de decisores políticos e peritos.

Para esclarecimento de qualquer questão ou dúvida, consulte informações mais detalhadas no portal ESPON ou contacte application@espon.eu.
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp