Copy
A tragédia de Brumadinho e Deus
Augustus Nicodemus
ano XXVIII • 03 fevereiro 2019• nº 1324
4º domingo • Tempo Comum

Nosso país ficou chocado com mais uma tragédia em Minas Gerais causada pelo rompimento de mais uma barragem, dessa feita em Brumadinho, a 65 kms de Belo Horizonte. O mar de lama causou a destruição de lares, a perda de centenas de vidas e representa mais um desastre ambiental em nosso país. Diante da catástrofe, muitas pessoas são levadas a meditar sobre a presença do mal, do sofrimento e da injustiça no mundo e como isso se harmoniza com a pregação cristã de que há um Deus onipotente e infinitamente bom. Qualquer tentativa de entender as tragédias, desastres, catástrofes e outros males que sobrevêm à humanidade, não pode deixar de levar em consideração três componentes da revelação bíblica, que são a realidade da queda moral e espiritual do homem, o caráter santo e justo de Deus e o sofrimento de Jesus Cristo por nós.

Lemos em Gênesis 1—3 que Deus criou o homem e a mulher e que os colocou no jardim do Éden, com o mandamento para que não comessem do fruto proibido. O texto relata como eles desobedeceram a Deus e decaíram assim do estado de inocência, retidão e pureza em que haviam sido criados. Essa “queda” afetou não somente a Adão e Eva, mas trouxe consequências terríveis a toda a sua descendência. A culpa deles foi imputada por Deus aos seus filhos, e a corrupção de sua natureza foi transmitida por geração ordinária a todos os seus descendentes. Ou seja, a humanidade inteira, sem exceção – visto que não há um único justo, um único que seja inocente e sem pecado – está sujeita ao justo castigo de Deus, o que inclui – atenção! – a morte, as misérias espirituais, temporais (onde se enquadram as tragédias, as calamidades, os desastres, as doenças, o sofrimento) e as misérias espirituais (que a Bíblia chama de morte eterna, inferno, lago de fogo, etc.).

A queda do homem impactou também toda a criação. Deus disse a Adão, “maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo” (Gn 3.17-19). As catástrofes, desastres, calamidades, tragédias, que sejam naturais ou fruto do erro humano, são o resultado de Deus ter amaldiçoado a terra por causa do pecado do homem. Deus permite estas misérias e castigos para despertar a raça humana, para provocar o arrependimento, para refrear o pecado do homem, para incutir-lhe temor de Deus, para desapegar o homem das coisas desta vida e levá-lo a refletir sobre as coisas vindouras. 

Diante de desastres como Brumadinho devemos nos lembrar que eles ocorrem como parte das misérias e castigos temporais resultantes das nossas culpas, de nossos pecados, como raça pecadora que somos. Poderia ser eu que estava na região quando a barragem se rompeu e levou a todos. Ou, alguém muito melhor e mais reto diante de Deus. Ainda assim, Deus não teria cometido qualquer injustiça, ainda que os que morreram soterrados fossem os melhores homens e mulheres que já pisaram a face da terra. Pois mesmo estes são pecadores. Não existem inocentes diante de Deus. Pensemos nisto, antes de ficar indignado contra Deus diante do sofrimento humano.

Não nos esqueçamos, entretanto, que o Deus justo é também o Deus que sofre conosco. Deus Filho se tornou um de nós pela encarnação no ventre de Maria, e viveu uma vida de sofrimento e dor que terminou com sua morte na cruz. O sofrimento que ele carregou e suportou não era decorrente do pecado, pois nele não havia pecado, nem original nem seu próprio. Ele carregou nossa dor e experimentou nosso sofrimento para que pudéssemos ser justificados dos nossos pecados, perdoados, aceitos por Deus como seu filhos, para nos livrar do sofrimento eterno e recebermos a vida eterna. Deus sabe o que é sofrer. Por isto, podemos encontrar nele respostas e conforto na hora da dor.

Por último, preciso deixar claro três coisas. Primeira, que nada do que eu disse acima me impede de chorar com os que choram, e sofrer com os que sofrem. Somos membros da mesma raça, e quando um sofre, sofremos com ele. Segunda, nada do que foi dito acima me impede de pedir justiça e querer que os culpados pelo rompimento da barragem sejam responsabilizados. Terceira, é preciso reconhecer que a revelação bíblica é suficiente, mas não exaustiva. Não temos todas as respostas para todas as perguntas que se levantam quando um desastre destes acontece. Não sabemos os propósitos maiores e finais de Deus com aquela tragédia. Só a eternidade o revelará. Temos que conviver com a falta destas respostas neste lado da eternidade. Mas, é preferível isto a aceitar respostas que venham a negar o ensino claro da Bíblia sobre Deus, como por exemplo, especular que ele não existe, ou que, se existe, que ele não é soberano e nem onisciente e onipotente. Posso não saber os motivos específicos, mas consola-me saber que Deus é justo, bom e verdadeiro, e que todas as suas obras são perfeitas e retas, e que nele não há engano.

Reunião de Liderança 2019

Será no domingo, 10/02, às 14h30. Preparem-se para compartilhar a direção que Deus lhes deu para o seu ministério esse ano. Será um tempo de orientação espiritual e administrativa, por isso pedimos que todos enviem seu calendário de atividades já planejados com data e local no
e-mail comunica@vidanovaonline.com.br ou via whatsapp +551155427131 no link http://wa.me/551155427131 para que possamos submeter ao grupo e evitar datas repetidas.

EBD especial de férias

Enquanto os departamentos se organizam e planejam o trabalho que será desenvolvido em 2019, nas aulas conjuntas das EBD’s de janeiro estudaremos temas como “Vivendo o Reino de Deus” e “Ladrões da felicidade”. 
As crianças também terão aulas especiais, para que continuem a aprender sobre a Palavra de Deus de maneira significativa e lúdica!
Participe aproveite as férias para tornar mais íntimo seu relacionamento com Deus!

Você conhece o Janeiro Branco?

Janeiro é o primeiro mês do ano e muitas pessoas o associam a um período de reflexão e início de novos projetos, mas o que poucos sabem é que, desde 2014, é também conhecido como “Janeiro Branco”.  
O “Janeiro Branco” é uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção da saúde emocional na vida das pessoas, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos as esferas em que o ser humano faz presente. 
Quer saber mais?
Acesse www.janeirobranco.com.br e fique por dentro de todas as ações, projetos e fique por dentro sobre como participar desta iniciativa também nas redes sociais.
Igreja Presbiteriana Independente Vida Nova
CNPJ 68.486.737/0001-08
Banco Itaú (341) - Agência: 0772 - Conta: 21664-4

Saudação Pastoral 

Em um mundo frio e individualista temos a impressão de que não há ninguém disposto a interromper sua rotina para nos ouvir. Como Pastor da IPI Vida Nova tenho alegria em afirmar que você não precisa passar pelas dificuldades sozinho. Estou à disposição através dos contatos abaixo para uma visita, seja para você, para algum amigo ou ente querido que esteja vivendo momentos de aflição ou incerteza. 

Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto

 
 
(11) 97030-5731

Ministérios

Conselho
MASD
Louvor
Ensaio: Domingo às 8h30
Oração
Quinta às 14h30
Escola Bíblica Dominical
Domingo às 11h

Departamentos

Adolescentes
Reuniões de Oração
Adultos em Ação
Encontro nos Lares
Casais
Reuniões de Oração
Comunicação
Conselho Missionário
Desperta Débora
Reuniões de Oração

Encontros
Mulheres Segundo os
Propósitos de Deus

Reuniões de Oração
Última quarta do mês
Homens Segundo o
Coração de Deus

Reuniões de Oração
1ª terça do mês
Impacto
Sábado: 13h30 às 18h
Infantil
Ações em datas comemorativas e apresentações na EBD
UMPI
Reuniões de Oração

Missionários

Ângela e Erisvan
Missão Novas Tribos do Brasil (Aldeia Kariri-Xocó)

Cledson e Rutenéia
JOCUM – JOvens Com Uma Missão
Universidade das Nações - Hawaii

Enilton e Maria
Missão Novas Tribos do Brasil

Lígia Bordini
APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais

Osvaldo e Sirley
SEPAL – SErvindo PAstores e Líderes

MASD

Banco de Sangue SP
Lar NEFESH
Comunidade Reviver
Cristolândia
Cruz Vermelha
Remar Brasil
JEAME
Compartilhar
Tweetar
Salvar
Encaminhar
Agenda e Escalas
Disponíveis no site
www.vidanovaonline.com.br

Pedidos, Agradecimentos e
Motivos de Oração

Utilizem a ficha que está disponível com os diáconos e diaconisas de plantão para fazer seus pedidos de oração e agradecimentos. Deposite a ficha no gazofilácio.

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Salmo 90:12
 
6/fevereiro
    Renato Monteiro da Rocha Campos
8/fevereiro
    Rode Pessoa Do Lago
    Rafaela Nogueira Turatti
Avisos para o Boletim
Enviem seus avisos, escalas, pedidos de oração e de agradecimentos até quarta-feira de cada semana, ao e-mail avisos@vidanovaonline.com.br  para que suas informações possam ser publicadas no boletim e no site no domingo seguinte. Deus abençoe.
HORÁRIOS
  Culto 9h30 domingo
  Santa Ceia no 1º culto do mês
  Escola Bíblica 11h domingo
  Reunião de Oração 14h30 quinta



CONTATO
    Rua Princesa Isabel, 1123 - Campo Belo
    São Paulo - SP - CEP 04601-003
    +55: (11) 5542-7131
    www.vidanovaonline.com.br
    vidanova@vidanovaonline.com.br
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Hermínio Augusto da Costa Neto
       Paula Fava Bon
       Stelleo Passos Tolda

DADOS BANCÁRIOS
    CNPJ 68.486.737/0001-08
    Banco Itaú - Agência 0772
    Conta Corrente 30638-7
Copyright © 2019 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp