Copy

Newsletter #4/2019, fevereiro

Até 15 de março de 2019

b-solutions: SEGUNDO CONCURSO ABERTO!

Encontra-se aberto até 15 de março de 2019 novo convite à apresentação de propostas b-solutions, com o intuito de investigar em maior detalhe os principais desafios que se colocam à cooperação europeia transfronteiriça. Este concurso oferece a todos os profissionais nestes domínios, em particular organismos públicos dos níveis nacional, regional ou local, bem como outros intervenientes transfronteiriços em toda a Europa, a possibilidade de partilhar informação sobre melhores condições de cooperação transnacional.

:: :: :: A iniciativa-piloto b-solutions, promovida pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia e gerida pela Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (AEBR), visa identificar e fomentar processos sustentáveis de resolução dos obstáculos concretos de natureza legal e administrativa que condicionam a cooperação ao longo das fronteiras terrestres internas da União Europeia.

:: :: :: Como resultado da implementação das b-solutions, as lições aprendidas e as recomendações de políticas serão utilizadas para criar um maior corpo de conhecimento sobre a cooperação transfronteiriça, contribuindo para sensibilizar e disseminar boas práticas e promover políticas inovadoras para uma União Europeia mais e melhor conectada.

:: :: :: Os candidatos selecionados recebem apoio da Comissão Europeia para solucionar os obstáculos que condicionam a cooperação entre países limítrofes, auxiliando a implementação de projetos comuns em zonas de fronteira.

Aceda a mais informações e esclarecimentos no portal b-solutions ou através do endereço de correio eletrónico b-solutions@aebr.eu.
 

>>> Participe, preencha o formulário de candidatura!
FCT: cidades sustentáveis são tema
de dois novos concursos de investigação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove dois novos concursos no início de 2019, que incluem as cidades sustentáveis como áreas temáticas:

:: :: :: Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação >>> candidaturas de 7 de março a 17 de abril | Uma das quatro vertentes deste concurso é dedicada a 'Cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais'.  A dotação orçamental é de 2 milhões de euros, com um limite máximo por projeto de 300 mil euros. Os projetos terão uma duração máxima de 36 meses prorrogáveis, no máximo, por mais 12 meses. Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação de instituições do ensino superior, laboratórios do estado, instituições privadas sem fins lucrativos e outras instituições públicas e privadas que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

:: :: :: Concurso de I&DT em Copromoção – Parcerias internacionais >>> novo concurso a abrir durante o mês de fevereiro | O PORTUGAL2020, a ANI e a FCT irão abrir concursos no valor global de 18 milhões de euros para financiar projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I, destacando-se, no âmbito do Programa MIT-Portugal, um dedicado a 'Cidades Sustentáveis'. As candidaturas deverão ser submetidas num prazo de 3 meses após abertura do concurso, ao Balcão Portugal 2020.

>>> Saiba mais
NOVA PUBLICAÇÃO URBACT
CIDADES EM AÇÃO - HISTÓRIAS DE MUDANÇA

 
Descubra a nova publicação do URBACT, desdobrada em temas tão diversos como a mobilidade urbana, empregos e competências, reutilização de espaços abandonados, adaptação às alterações climáticas, contratação pública, transição digital, inclusão de migrantes, pobreza ou uso sustentável do solo.

Conheça os planos e ações que 40 cidades europeias desenvolveram durante a sua participação nas Redes de Planeamento de Ação, como  envolveram as partes interessadas locais no seu trabalho e de que formas o programa URBACT III pode contribuir para apoiar as cidades.

Esta publicação inclui duas cidades portuguesas: o 
Fundão, que participou na rede AGRI-URBAN, propondo a introdução de refeições saudáveis nas escolas públicas; e o Porto, que integrou a rede SmartImpact, com um projeto focado na digitalização, oferecendo serviços desburocratizados ao cidadão.

 
As candidaturas para as últimas Redes de Planeamento de Ação encontram-se abertas até 17 de abril de 2019. Participe!
 
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp