Copy

Newsletter #5/2019, março

JPI Uban Europe

Agenda Estratégica de Investigação e Inovação, SRIA 2.0

Após um período de consulta pública, o programa JPI Urban Europe apresentou a versão definitiva da sua ‘Agenda Estratégica de Investigação e Inovação’ (SRIA 2.0), que irá orientar as atividades e prioridades de investigação no programa até 2026.

As prioridades estratégicas da SRIA 2.0 foram identificadas num processo abrangente com amplo envolvimento de atores urbanos, investigadores e políticos e centram-se em 4 temas-chave:

:: :: :: Transição Digital na Governança Urbana: Como poderão as cidades explorar o potencial da digitalização rápida no sentido de um melhor planeamento e governança urbanos, evitando os riscos de novas desigualdades e abordando as suas consequências para empregos, cadeias de valor e privacidade dos cidadãos?

:: :: :: Da Resiliência Urbana à Robustez: Como poderão as cidades preparar-se para eventos inesperados e não lineares e, ao mesmo tempo, garantir a mais alta qualidade de vida para os seus habitantes?

:: :: ::  Uso Sustentável do Solo e Infraestrutura Urbana: Como poderão as cidades responder à crescente procura por um fornecimento de infra-estruturas num quadro de restrições de recursos e limitações financeiras?

:: :: ::  Espaços Públicos Inclusivos para a Vida Urbana: Como poderão as cidades fornecer espaços públicos multifuncionais que atendam aos propósitos de todos os grupos da sociedade e, simultaneamente, tenham em conta questões como a propriedade, os interesses das partes interessadas, preocupações de segurança e necessidades de densificação?

Aceda ao documento completo da SRIA 2.0 em PDF:

JPI Urban Europe é um programa transnacional de pesquisa e inovação, criado em 2010 para enfrentar os atuais desafios urbanos globais, com a ambição de desenvolver um centro europeu de pesquisa e inovação em questões urbanas e criar soluções europeias através de pesquisa coordenada.
4º Concurso das Ações Urbanas Inovadoras
Resultados preliminares da submissão de candidaturas

Foram submetidas, com sucesso, 175 candidaturas ao 4º concurso da iniciativa Ações Urbanas Inovadoras que decorreu até ao passado dia 31 de janeiro, com o objetivo de financiar cidades europeias no teste de soluções inovadoras e experimentais nos desafios urbanos.

Fechado o período de candidaturas, podem desde já ser apontadas algumas constatações desta submissão:
  • Foram submetidas 7 candidaturas portuguesas;
  • A iniciativa UIA recebeu candidaturas de 23 Estados-Membros, mas quase 50% das candidaturas foram provenientes de Itália e Espanha;
  • O 'uso do solo e soluções baseadas na natureza' (57 propostas) e a 'transição digital' (56 propostas)  foram os temas com um maior registo de candidaturas;
  • O tema da 'transição digital' teve a maior dispersão territorial entre os candidatos, com autoridades urbanas de 16 Estados-Membros diferentes a candidatarem-se a este tópico;
  • Cerca de 260 autoridades urbanas estão envolvidas em candidaturas apresentadas, representando cerca de 75 milhões de cidadãos europeus (10% da população total da Europa);
  • Regista-se um forte envolvimento do setor privado (grandes empresas e PMEs) representando quase 60% de todos os parceiros abrangidos nas candidaturas.
  • As candidaturas solicitam, em média, uma contribuição FEDER de cerca de 4 milhões de euros (ligeiramente superior às convocatórias anteriores).

O processo de avaliação das candidaturas está a decorrer,  prevendo-se que a fase de análise da elegibilidade termine no fim de março de 2019.

Últimas chamadas!
Concursos ESPON

Encontram-se abertos, até 22 e 29 de março, respetivamente, dois concursos no âmbito do Programa ESPON 2020:

:: :: :: Interregional Relations in Europe

Com o objectivo de definir uma solução para estabelecer uma evidência territorial europeia sobre o comércio regional em bens e serviços, fluxos financeiros, movimentos e tendências de trabalho entre regiões na Europa.

O orçamento máximo para este concurso é de 1.100.000,00 Euros. Todas as propostas devem ser apresentadas em inglês até ao dia 22 de março de 2019 (15:00 CET).    >>>  Saiba mais


:: :: :: Cultural Heritage as a Source of Societal Well-being

Com o objectivo de definir uma solução que estabeleça evidências territoriais europeias quanto ao impacto do património cultural e investimentos associados na qualidade de vida e outros aspectos.  

O orçamento máximo disponível para este concurso é de 850.000,00 Euros. Todas as propostas devem ser apresentadas em inglês até ao dia 29 de março de 2019 (15:00 CET).    >>>  Saiba mais
 

Toda a documentação disponível na ESPON EGTC e-Tendering Platform e no Portail des Marchés Publics of Luxembourg. Mais informações e esclarecimentos no Portal ESPON e através do endereço de correio eletrónico tenders@espon.eu.

2.º Inquérito Newsletter Fórum das Cidades
Conheça os resultados

Newsletter Fórum das Cidades fez 3 anos no final de 2018 e conta já com mais de 100 números! Desde finais de 2015 tem chegado com uma periodicidade mínima quinzenal a um crescente número de subscritores e seguidores das redes sociais, dando novidades sobre diversos temas urbanos e de desenvolvimento territorial. Com o objectivo de conhecer a sua a opinião sobre a Newsletter e obter sugestões para o futuro, a Direção-Geral do Território promoveu, entre os dias 19 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, um inquérito online orientado para os subscritores e potenciais subscritores da Newsletter Fórum das Cidades. Agradecemos a todos os participantes e divulgamos agora os resultados, que irão ser considerados pela equipa editorial da Newsletter.

 >>> Conheça os resultados do inquérito

Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp