Copy
34º PubhD de Lisboa
13 de março, 4ª feira, 19:30
View this email in your browser
Logotipo do PubhD de Lisboa

34º PubhD de Lisboa
Biotecnologia, e História da Matemática
4ª feira, 13 de março, às 19:30

ATENÇÃO: O PubhD de Lisboa mudou de casa! As sessões são agora no Má Língua, na Graça.

Tecnologias de diagnóstico com nanosensores, e a evolução dos problemas matemáticos através da matemática recreativa, serão os temas em conversa na sessão de março do PubhD de Lisboa.

Dois investigadores de doutoramento vão explicar a sua pesquisa e responder a perguntas, em linguagem acessível e no ambiente informal de um bar. Em troca, oferecemos-lhes as bebidas.

Onde? No Má Língua
Rua da Senhora do Monte, 1C, na Graça.
Bem perto do mercado de Sapadores, é servido por várias carreiras da Carris, e o elétrico 28 pára quase à porta.
+info: https://pubhdlisboa.wordpress.com/o-bar-do-pubhd-de-lisboa/
 

Rui Oliveira Silva (Biotecnologia) investiga o desenvolvimento de sensores à base de partículas extremamente pequenas (nanopartículas) que possam ser utilizados no corpo humano.

Estes sensores permitirão o diagnóstico rápido e preciso de determinadas doenças, assim como a monitorização da temperatura durante tratamentos localizados recorrendo a temperaturas elevadas.

O Rui é investigador no programa doutoral BIOTECnico no Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB) do Instituto Superior Técnico (IST). É mestre em biotecnologia molecular pela Universidade de Aveiro. Atualmente tem uma participação ativa no programa da universidade de verão e laboratórios abertos do IST.

Tiago Hirth (História e Filosofia da Matemática) procura contribuir para o conhecimento sobre a origem, evolução e pedagogia dos problemas em matemática, estudando casos concretos de matemática recreativa ao longo da História.

O Tiago é investigador de doutoramento no Departamento de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Tem participado ativamente em ações de comunicação e divulgação nacionais e internacionais, com destaque para o Circo Matemático. É também mágico, malabarista e pratica Aikido e Bal-folk.

---
Imagem: Exemplo de “anéis chineses”, cujo objetivo consiste em libertar um cordel fechado de uma sequência de anéis em pilares interligados. Crédito: Merkel (CC BY-SA 3.0)

Temos esta informação também no website do PubhD de Lisboa.

Cada apresentação dura 10 minutos e é seguida de 25 minutos para perguntas da assistência.

Sendo o PubhD uma iniciativa de voluntários e independente, agradecemos a cada pessoa da assistência o contributo de €0,50 a €1 para oferecermos bebidas aos oradores.
Se alguém lhe explicasse coisas fascinantes num bar, não lhe pagava uma bebida?

Se és estudante de doutoramento e quiseres explicar a tua investigação no ambiente informal de um bar, contacta-nos!

Blog: https://pubhdlisboa.wordpress.com

Facebook (página): https://www.facebook.com/PubhDLisboa/
Facebook (grupo):
https://www.facebook.com/groups/PubhDLisboa/
Twitter: https://twitter.com/@PubhDLisboa/


PubhD em Portugal e no Mundo  |  Como lançar um PubhD  |  PubhD.org
 
PubhD de Lisboa


Email Marketing Powered by Mailchimp