Copy

Presença belga nos holofotes

O mais antigo quartel do Exército, em Santa Maria (RS), o quartel-general da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, a “Brigada Niederauer”, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1913.

O projeto, elaborado pela Comissão Construtora de Quartéis, foi aprovado pelo governo, que o definiu como modelo para outros quartéis a serem construídos na Região Militar. O edifício principal caracteriza-se por um ecletismo tipológico.  A solução simétrica enfatiza o centro de equilíbrio, onde há dois pavimentos, tendo no superior as salas do comando. As platibandas têm ameias imitando os parapeitos de fortalezas e nos cunhais há miniaturas de torreões ameados, elementos que atribuem à edificação um explícito caráter castrense.

Foto: Marc Storms

Nas coberturas foram usadas placas de cimento-amianto imitando ardósia. As telhas desse novo material, inventado em 1895, foram importadas da Europa, provavelmente da fábrica Eternit, na Bélgica. A estrutura de aço das coberturas foi fabricada na Alemanha pela afamada indústria Krupp.
No edifício principal foram usados ladrilhos hidráulicos importados da Bélgica. No átrio, foi instalado um lustre da famosa fábrica de luminárias Holophane, fundada em Londres, em 1898. Também foram importados da Europa aparelhos sanitários, divisões metálicas para as baias, grades, caixa d’água e cimento. A escada para o pavimento do comando, fabricada em louro pela empresa local Denovaro & Plasencia, tem corrimão com tendência Art Nouveau.

Mais informações: http://www.belgianclub.com.br/pt-br/heritage/quartel-brigada-niederauer-santa-maria

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2019 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp