Copy
A força das palavras e exageros de linguagem

Dias atrás compartilhei no Instagram uma imagem com uma série de livros populares no mundo do empreendedorismo. A imagem tinha o título "Livros que mudam vidas".

Aproveitei que a imagem trazia várias capas e resolvi fazer uma definição, marcando cada capa com uma cor, classificando se eu jamais diria que aquele livro muda vidas, se acho o livro bom, mas nada de especial, ou se acho o livro realmente bom. 

As classificações obviamente eram o mais simples possível: jamais, nah.. ok, bom.

O post gerou um número de interações que eu não esperava. Cada um queria saber por que eu não gostava do seu livro do coração, mais ainda, e porque eu disse publicamente que um best seller mundialmente famoso era apenas "nah.. ok"

Foi no meio dessas resposta que eu entendi que as pessoas não entenderam o tamanho da afirmação que existia acima do quadro: MUDAR VIDAS.

Essa é uma afirmação que veio caindo no uso cliché das afirmações em palestras motivacionais, mas é uma afirmação enorme e muito poderosa. Existe uma força muito grande em dizer que algo muda uma vida para ser utilizado assim, de forma tão irresponsável.

E acredito de verdade que uma única coisa, solta sem um processo inteiro e outras influências,  são capazes de mudar a vida de ninguém. Por mais que os gurus digam o contrário, mudar uma vida é um processo longo e difícil que envolve quebra de crenças, troca de valores e muita dedicação.

Mas teve também outro problema que identifiquei e que encaixa bem com a forma que nos expressamos na internet. Tudo atualmente é incrível, foda, top, fantástico, maravilhoso. As classificações do que consumimos perderam a ideia de grau , e no imaginário popular, ganharam um ranking onde só existe 0-1 ou 9-10. 

No julgamento cotidiano, todas as coisas são "um lixo" ou "incríveis", não existe mais espaço para o meio termo.
Quando disse que um livro para mim era classificado na cor "laranja" ou seja "Nah.. ok". Significa que ele tem algumas ideias boas, mas que não era uma grande obra. Isso ficava claro principalmente porque existe uma classificação inferior e outra superior.

No entanto, quando as pessoas viram titulo em laranja, assumiram que eu estava dizendo que eram títulos ruins. Nossos vícios de linguagem vêm definindo tudo em extremos, fazendo as pessoas entenderem como uma ofensa eu não achar que seu livro preferido é uma obra incrível.

Só que a maioria das coisas na vida são assim. Existe muitas coisas ruins, existem muitas coisas medianas, que são boas, você aproveita uma ideia ou outra, mas não é lá uma obra fantástica. Só que, por definição, é claro que poucas obras são excepcionais. 

Dizer que algo é incrível significa que é tão acima das expectativas, que você não consegue acreditar que existe.

Mas as palavras vão perdendo força de acordo com o uso que damos. E como humanos que facilmente são seduzidos pela rotina e o pensamento automático, repetimos palavras sem pensar e perdemos o entendimento do seu real significado.

E é claro que muitas vezes, pelo calor da emoção, vamos aplicar pesos errados às palavra que usamos. Mas é importante para quem aspira um pensamento mais crítico e uma visão mais sólida do mundo, aprender a usar palavras com mais precisão, assumindo com mais intenção o controle sobre as ideias que está transmitindo.

Indicações de livros

Porque você não precisa ler autoajuda e dicas de leitura

Quem sai perdendo quando unicórnios não lucram?

O lado sujo das grandes ofertas e promoções dos unicórnios

5 quadrinhos para ler depois de ver Avenger: Endgame

Para quem está na hype dos Avengers boas indicações


Street food é uma série do Netflix sobre comida de rua ao redor do mundo. De um jeito que ninguém faz igual, as imagens belíssimas e todo contexto envolvido na história dos diferentes povos trazem um programa rico e relaxante para quem está afim de assistir algo mais calmo.

Se você gosta do conteúdo produzido pelo Startupdareal dê uma olhada no patreon e colabore com nosso trabalho.

Copyright © 2019 @startupdareal, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp