Copy

Newsletter #14/2019, julho

Mais um passo para uma economia mais circular

Lançada a InC2: Iniciativa Nacional Cidades Circulares

No passado dia 28 de junho, em Guimarães, no Laboratório da Paisagem, teve lugar o lançamento da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), uma rede nacional de colaboração para a economia circular em contexto urbano. Esta sessão contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da Diretora-Geral do Território, Fernanda Carmo, e da Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho.

::: ::: A sessão integrou  a apresentação da InC2 pela Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, e a apresentação da Estratégia de Guimarães para a Economia Circular, por Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030. Posteriormente, foi assinado o protocolo entre a Direção-Geral do Território, representada por Fernanda do Carmo, e o Fundo Ambiental, representado pela diretora Alexandra Carvalho.

::: ::: No encerramento, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, salientou a importância de passar de uma economia linear para uma economia circular. Segundo o ministro, esta iniciativa surge de uma confluência de vontades entre diversos organismos da administração e da necessidade de uma rede de partilha de conhecimento.

A InC2 terá uma duração de três anos (2019-2021), contando com um pacote financeiro plurianual de 1,5 milhões de euros, suportado pelo Fundo Ambiental. Para a sua implementação, é criada uma estrutura de governança, a qual integra uma Autoridade de Gestão, assegurada pela Direção-Geral do Território, contando com o acompanhamento por parte das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Regiões Autónomas, Associação Nacional de Municípios Portugueses e outros atores locais.

Conheça o Programa e mantenha-se atualizado.

 >>> Saiba mais

AGENDAS REGIONAIS PARA A ECONOMIA CIRCULAR

A Agenda Regional do Norte para a Economia Circular da CCDR Norte contempla uma análise regional, um modelo de governança e a identificação de sectores-chave de transição.
No quadro da sua Agenda Regional para a Economia Circular, a CCDR Centro e a OCDE iniciaram uma ação-piloto de compras públicas estratégicas, com o projeto "Centro Green Deal" (Centro GD).
A CCDR LVT desenvolveu um conjunto de publicações, Estudos para uma Região RICA, Resiliente, Inteligente, Circular e Atrativa, procurando dinamizar a transição para uma economia circular.
A Agenda Regional do Alentejo para a Economia Circular tem desenvolvido diversas iniciativas dinamizadas pela CCDR Alentejo em conjunto com outros parceiros regionais e nacionais.
No contexto da implementação da Agenda Regional de Transição para a Economia Circular do Algarve, a CCDR Algarve  divulgou iniciativas na região e principais intervenientes envolvidos.
Capacitação<>Comunicação<>Capitalização
InC2: OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
 
As finalidades de política da InC2 serão prosseguidas mediante três objetivos estratégicos, aos quais acresce o objetivo transversal de Assistência Técnica.

:: :: :: Capacitação  | Concentra a atividade primária e central da InC2, a emergência e trabalho das Redes de Cidades Circulares, com vista a dotar as cidades de mais competências em economia circular, mais participação das comunidades locais e uma maior integração territorial para o desenvolvimento urbano sustentável.

:: :: :: Capitalização | Envolve o imperativo subsequente de síntese dos resultados alcançados e aproveitamento do capital de conhecimento e relações gerados para criar mais conhecimento e informação, melhores condições de financiamento e melhor legislação no quadro da economia circular urbana.

:: :: :: Comunicação | Visa informar e aumentar o reconhecimento e sensibilização para a economia circular urbana e ampliar a sua esfera de beneficiários indiretos.

 
PAEC <<         >> PNOT <<         >> CS2020
InC2: REFERENCIAIS ESTRATÉGICOS
 
A 'Iniciativa Nacional Cidades Circulares' é um instrumento de concretização de referenciais estratégicos cimeiros, como o Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal, PAEC, o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território PNPOT, e a Estratégia Cidades Sustentáveis 2020, CS2020.
Mapeamento dos Atores-Chave
InC2: ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÂO
 
A 'Inicitativa Nacional Cidades Circulares' irá desenvolver uma estratégia integrada de marketing e comunicação, envolvendo uma ampla rede de parceiros estratégicos com vista a ampliar a sensibilidade e o conhecimento das cidades portuguesas e de outros atores do desenvolvimento urbano e da economia circular e a provocar o reconhecimento da sua marca e ações.

Esta rede de comunicação será dinamizada pelo ponto de contacto nacional e constituída por pontos de contacto sectoriais, regionais e das cidades envolvidas nesta inicitiva. Competirá ao ponto de contacto nacional produzir e disseminar conteúdos através desta rede para maximizar o alcance da comunicação da InC2.

 
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp