Copy

Presença belga nos holofotes

Gastão Cruls faleceu, há 60 anos, em 5 de junho de 1959 no Rio de Janeiro. Filho do conhecido cientista belga Luís Cruls, que chefiou uma equipe de cientistas que estudou a área do Planalto Central, onde seria construída a capital Brasília, Gastão nasceu em 1888, no antigo Observatório Astronômico do Morro do Castelo, onde seu pai era diretor. Fez faculdade de Medicina em Rio de Janeiro e formou-se em 1910, tendo se especializado em medicina sanitária.

Por volta de 1914/1915, começou a escrever os seus primeiros contos e o seu livro de estreia, Coivara, foi lançado em 1920. No livro Ao embalo da rede, de 1923, Gastão Cruls aproveitou cenas que vivera na Paraíba do Norte, como membro da Comissão de Saneamento Rural. A obra que lhe deu maior renome literário foi A Amazônia Misteriosa, de 1925, escrita sem que o romancista conhece essa região e baseada em uma numerosa e selecionada bibliografia. O livro é importante para a ficção científica do Brasil, ganhou uma adaptação para histórias em quadrinhos e foi transformado em filme em 2005, com o título de Um Lobisomem na Amazônia.

Deixou o cargo de médico sanitarista do Ministério da Educação e Saúde em 1939, quando foi nomeado Chefe da Divisão de Bibliotecas e Cinema Educativo da Prefeitura do Distrito Federal (então no Rio de Janeiro).
Os últimos trabalhos literários de Gastão Cruls foram Antônio Torres e seus amigo,s de 1950, e o romance De pai a filho de 1954, que obteve o Prêmio Luísa Cláudio de Sousa, instituído pelo Pen Clube do Brasil.
Foi homenageado com ruas com seu nome "Rua Gastão Cruls" no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Aparecida de Goiânia (GO).

Mais informações: http://www.belgianclub.com.br/pt-br/creator/cruls-gastão-1888-1959
 

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2019 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp