Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
Portugal melhora significativamente o seu desempenho na inovação
 
 
 
 
 

A Comissão Europeia publicou recentemente o relatório sobre o desempenho na inovação das regiões europeias – Regional Innovation Scoreboard 2019.

As regiões Norte, Centro e Lisboa de Portugal foram classificadas como Regional Strong Innovator – (Portugal está no grupo Moderate Innovator), sendo que a região Norte foi das que registou a maior subida, aparecendo pela primeira vez como Strong Innovator.

Esta subida deve-se a inúmeros fatores, tais como o investimento em I&D das empresas, a introdução de produtos ou processos inovadores pelas empresas, as atividades de colaboração entre empresas nas atividades de inovação e o registo de marcas e de outras formas de proteção de propriedade intelectual.

Estes resultados refletem a dedicação e o contributo dos investigadores CINTESIS que, de uma forma mais ou menos ativa, através das spin-offs que criaram ou da colaboração com empresas, ajudaram a criar mais de 80 postos de trabalho altamente qualificados e a introduzir novos produtos e serviços no mercado.

A todos eles, Parabéns!


António Soares, PhD
Gestor Executivo do CINTESIS
 
 
 
Outras notícias
 
11 JUN – JN
Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem estar a perder milhões de euros por falhas no registo de informações sobre os doentes, alertam investigadores do CINTESIS. O Jornal de Notícias falou com Júlio Souza, um dos investigadores responsáveis por este estudo que revela discrepâncias na codificação dos procedimentos e das comorbilidades dos doentes atendidos no SNS. Ler mais »
5 JUL – SIC Online
Investigadores do CINTESIS e do Hospital Universitário do Algarve concluíram que as mulheres idosas que passam mais tempo no internamento hospitalar são as vítimas de trauma com mais sequelas e "pior prognóstico". Cristina Granja, investigadora do CINTESIS, explicou que o estudo, publicado no jornal Brain Injury, teve como objetivo "desenvolver uma ferramenta" que  determine a influência de alguns fatores nos doentes vítimas de trauma.”  Ler mais »
 
25 JUN- CINTESIS
3,3 milhões de euros. É este o valor que o CINTESIS receberá da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia para investir em Investigação em Saúde, entre 2020 e 2023. De acordo com Altamiro da Costa Pereira, coordenador desta unidade, é “graças ao esforço dos investigadores que o CINTESIS vê as suas verbas quadruplicadas para os próximos quatro anos”. São boas notícias para uma unidade de investigação que soma mais de 500 investigadores, de todo o país.  Ler mais»
18 JUN - Observador
Paulo Marques, investigador do CINTESIS/ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto lançou um livro que destaca as principais dificuldades, desafios e receios dos enfermeiros portugueses que emigram. Em entrevista ao Observador, o autor de Fora da Zona de Conforto mostra-se preocupado com as condições em que a Enfermagem é praticada em Portugal e espera que o livro seja um “ponto de partida para uma discussão pública sobre o papel, a importância e a responsabilidade” destes profissionais. Ler mais »
19 JUN - Notícias U.Porto
Uma equipa de investigadores internacional validou uma nova ferramenta eHealth para utilização em programas de rastreio de défices cognitivos, característicos de situações de demência, por exemplo. Os resultados do trabalho de validação desta ferramenta, designada Qmci-P, foram publicados na revista Translational Medicine, sendo o primeiro autor Pedro Machado dos Santos, investigador do CINTESIS/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da universidade do Porto (ICBAS). Ler mais »
 
 
            PROFILE | BioOncoSim
   Herlander

   Marques
         "Vejo-me a fazer clínica
          e investigação durante

          mais alguns anos. As ideias
           estão sempre a aparecer."
 
 
 
Idade: 60 anos | Grupo de Investigação: BioOncoSim – Medicina Biomolecular e Simulação Computacional
Linha Temática:  LT2 – Investigação Clínica e de Translação
Áreas de Investigação: Oncologia, Genética e Hereditariedade, Mieloma Múltiplo
Aos 60 anos de idade, Herlander Marques é investigador principal do grupo BioOncoSim – Medicina Biomolecular e Simulação Computacional, do CINTESIS, cargo que alia ao exercício da Medicina na área da Oncologia.

Nasceu em Avanca, no distrito de Aveiro, onde viveu e estudou, excetuando os dois anos em que esteve em Moçambique, com o pai, que pertencia à Força Aérea. Fez o Liceu no Colégio Militar, em Lisboa, e o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1984. É especialista em Medicina Interna e em Oncologia Médica, tendo exercido atividade clínica primeiro no Hospital de São João, como internista, depois no IPO do Porto, como oncologista, e, nos últimos 12 anos, no Hospital de Braga, no Serviço de Oncologia Médica.

Sempre aliou a prática clínica à investigação clínica e de translação. Fez mestrado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e Universidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América. Em 2014, concluiu o doutoramento na Universidade do Minho. Está envolvido em estudos clínicos de fase 3 em diferentes doenças oncológicas.

Integra o CINTESIS desde 2017, liderando o grupo BioOncoSim – Medicina Biomolecular e Simulação Computacional. Um dos projetos que tem “na calha”, aliando o CINTESIS, instituições de ensino superior, hospitais e empresas de Biotecnologia, insere-se na área da terapia celular no cancro com células dendríticas. Foi membro da Direção do Colégio de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos durante dois mandatos, pertence aos órgãos sociais da
Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que fundou, e foi já agraciado com vários prémios no âmbito da sua atividade de investigação.

Ler no site »

Ambição a um ano
Desejo continuar os ensaios clínicos que estão a decorrer e cujos resultados podem ser utilizados em benefício do avanço da ciência e do desenvolvimento de novos fármacos para os doentes oncológicos.


Ambição a 10 anos
Vejo-me a fazer clínica e investigação durante mais alguns anos. As ideias estão sempre a aparecer. Após obtermos resultados no projeto que queremos desenvolver no CINTESIS, a sequência lógica seria associar a terapia celular com células T ao melhoramento da apresentação antigénica com as células dendríticas. Isto permitiria que o conhecimento passasse para a indústria. Um dos grandes trunfos deste projeto é juntar hospitais, universidades e indústria, algo que não é habitual. Infelizmente, a investigação, em Portugal, ainda não tem uma repercussão prática, de negócio.

Que vida para além da investigação?
Lá em casa somos todos médicos. Tenho três filhas, todas elas médicas (uma nefrologista, uma oftalmologista e a mais nova está a fazer Psiquiatria). A minha esposa também é médica especialista em Radiologia.

Sempre adorei futebol. Só deixei de jogar por causa das lesões. Faço corridas, participo em várias provas, às vezes em meias-maratonas. No verão, faço canoagem, rafting e canyoning. Gosto de fazer atividade física e de estar em contacto com a natureza.




 
 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: A 7.ª edição da International Conference on Ethics Education irá decorrer entre os próximos dias 22 e 24 de julho, na ESEP - Escola Superior de Enfermagem do Porto, com o apoio do CINTESIS. Em debate estarão temas como a diversidade cultural e a Educação, o caminho entre Ciência e Ética, os desafios e responsabilidades éticas do uso das novas tecnologias, a Biotecnologia e a Ética, o respeito pela biodiversidade e conservação para um desenvolvimento sustentável, os desafios legais e éticos da robótica e a dignidade humana na era da globalização. Ler mais »

EVENTO: Estão abertas as inscrições para o SensUs - um programa de formação com base competitiva na área dos sensores para a saúde. O evento destina-se a estudantes de primeiro ciclo, mestrado e doutoramento, investigadores, empreendedores e inovadores, gestores, start-ups, entre outros, e decorre a 30 de agosto em Eindhoven (Holanda).  Ler mais »
 
BOLSA:  A Bolsa Pedro Maria José de Mello Costa Duarte, estimada em 25 mil euros, dirige-se a investigadores, médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais de saúde e estudantes, individualmente ou integrados em equipa, que pretendam iniciar e/ou desenvolver projetos na área do Síndrome de Angelman. As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 30 de outubro de 2019. Ler mais »

FORMAÇÃO:  Estão abertas as inscrições para a Escola de Verão 2019. Promovida pelo Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da U.Porto, com o apoio do CINTESIS, a Escola de Verão oferece um conjunto de cursos, workshops e seminários, nas áreas da Metodologia de Investigação, Data Science e Bioestatística, Medicina Geral e Familiar, Bioética, Gestão em Saúde e História da Medicina. Candidaturas até 19 de julho. Ler mais »

FORMAÇÃO:  Estão abertas até dia 12 de julho as inscrições para a Digital Health Companions for Chronic Diseases Summer School. Destinada a estudantes de mestrado, candidatos a doutoramento e profissionais da área, esta escola pretende demonstrar como preencher a lacuna entre grandes conjuntos de dados disponíveis na área da saúde e assistentes digitais, com o objetivo de melhorar os resultados médicos em doenças crónicas. Mais informações e inscrições »

INOVAÇÃO:  Estão abertas as candidaturas para o BIP PROOF, programa que vai atribuir apoios para provas de conceito dentro da Universidade do Porto. Com o apoio da Fundação Amadeu Dias quatro projetos de investigação vão receber até 10 mil euros para financiar provas de conceito. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 31 de julho. Ler mais »

INOVAÇÃO:  No âmbito do primeiro Food4Health Workshop, os parceiros EIT Food e EIT Health identificaram as principais áreas de investigação a explorar em futuros projetos. Entre as áreas indicadas constam Nutrição para a prevenção ou tratamento de doenças; interações alimento-medicamento; microbiota intestinal; e design de alimentos saudáveis. Ler mais »

INOVAÇÃO:  O AAL Programme – Ageing Well in the Digital World publicou o seu mais recente relatório. O documento dá conta das atividades que Associação AAL realizou durante o ano de 2018, podendo ser descarregado aqui »

 
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2019 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores: © 2019 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp