Copy
9 | SETEMBRO | 2022

Na edição de 25 de fevereiro do “Que Semana é Essa?”, usamos a teoria dos jogos ao comentar a invasão russa na Ucrânia. Dias depois, os países do Ocidente impuseram à Russia uma série de sanções econômicas.

Ao cortar o fornecimento de gás para a Europa e condicionar a regularização do fluxo à retirada dessas sanções, o embate entre Vladmir Putin e o Ocidente segue para o equilíbrio de Nash – situação batizada em homenagem ao matemático John Nash, que propôs a solução de um jogo não cooperativo que envolve dois ou mais oponentes.

A genialidade de Nash, que lhe valeu um prêmio Nobel de Economia, foi perceber que há situações em que os resultados não são de “soma zero”. Há equilíbrios onde todos os jogadores ganham e há equilíbrios onde todos perdem. A desvalorização do euro, o preço do gás e a recessão na Europa e Rússia mostram que o Nobel foi merecido.

No Brasil, o embate se afunila. Ainda que o presidente Jair Bolsonaro não tenha obtido uma vitória definitiva no 7 de Setembro (“Independência ou morte”, como disse d. Pedro I), tampouco foi derrotado como seus oponentes gostariam. (traduzido pelo grito vencido de  Ricardo III na peça de Shakespeare: “Meu reino por um cavalo”). 

As manifestações foram uma demonstração inequívoca de força e a vantagem que o ex-presidente Lula teria segundo as pesquisas vêm diminuindo. Eleições são um bom exemplo de aplicação da teoria dos jogos: o ganho ou perda de um participante é exatamente o inverso de seu oponente. Em linguagem cotidiana: só pode existir um vencedor, o que é a definição de um jogo de “soma zero”. Nessas situações, não há incentivo algum para cooperação.

A teoria dos jogos também serve para prever como serão as próximas semanas no cenário político brasileiro.

🙋‍♀️ 🙋🏾 Você ficou com alguma dúvida? Faça uma pergunta!

NÚMEROS & FECHAMENTO DA SEMANA

 IBOVESPA: +1.70%
 Dólar: -1.74%
 NASDAQ: +1.78%
 FTSE 100: +2.79%
 GOLD: +0.29%
 S&P 500: +1.80%
 Treasury Yield 10Y: +1.92%
 USS AGGregate Bonds: -0.59%
 
US$ 1,2 bilhão: o valor que o Google prometeu investir na América Latina até 2027. O Google se comprometeu a investir a quantia em transformação digital na América Latina, enquanto a gigante da tecnologia procura acelerar o crescimento de seus serviços digitais na região. O dinheiro será gasto na contratação de engenheiros, no lançamento de carteiras digitais no Brasil e no Chile e na instalação de cabos submarinos de internet. Bloomberg

ICYMI

  • Europe can — and must — win the energy war – FT
  • Chess Is in Chaos Over Suspicion That a Player Cheated Against Magnus Carlsen – WSJ

NO RADAR

Você conhece os benefícios do xadrez para a sua saúde mental? Os benefícios são tão grandes que, em março, houve em Paris um encontro chamado Chess for Mental Health, ou Xadrez para a Saúde Mental. Forbes
(Imagem: Getty Images)

Falando sobre estratégia….Já ouviu falar sobre o último grande M.B.A. Networking Event? Uma festa de iate na Croácia: Centenas de estudantes de Harvard e outras escolas de negócios de elite gostam de se conectar na Yacht Week, um festival flutuante no Mar Adriático. 'As amigas com quem fui na viagem, talvez nos tornemos co-fundadoras um dia.’ – WSJ
(Imagem: Sean Househam)

No jogo de disputa por audiência: O que o Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder significa para as ambições de streaming da Amazon? Variety
(Imagem: Cheyne Gateley/VIP+)

O QUE ESTAMOS LENDO

Livro: Meu reino por um cavalo
Autora: Ana Maria Machado

Editora: Global

Meu reino por um cavalo, título que nos remete à conhecida frase da obra Ricardo III de Shakespeare – Um cavalo! Um cavalo! Meu reino por um cavalo!, Ana Maria Machado resgata a forma tradicional das narrativas infantis: Há muitos e muitos anos, num país muito longe daqui havia um castelo. A mãe era rainha. O pai era rei. O filho era um principezinho, é claro. O príncipe Ricardo. O sonho do menino era crescer logo e ter um cavalo bonito, de verdade, como os dos cavaleiros do reino. Porém, contentava-se brincando de galopar montado em um cabo de vassoura. Um dia, um fato o transforma em herói e seu desejo realiza-se. Esse tipo de narrativa estimula a sensibilidade da criança que, aos poucos, se torna capaz de criar suas próprias histórias, seu próprio discurso, sua identidade pessoal e coletiva. Amazon

Sobre a Autora: Ana Maria Machado - Com mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de dezessete países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos, Ana Maria Machado iniciou sua carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e participou de exposições individuais e coletivas. Estudou Letras, foi professora em colégios e faculdades, trabalhou em jornais e revistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. No fim de 1969, durante a ditadura, deixou o Brasil e partiu para o exílio. Na Europa, trabalhou como jornalista na revista Elle, em Paris, e na BBC, de Londres, além de se tornar professora na Sorbonne, onde também foi aluna de Roland Barthes e terminou a tese de doutorado em Linguística e Semiologia sob sua orientação. Machado é a sexta ocupante da Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras.

P.S.: “Meu reino por um cavalo!” Inspirados pelos livros, dos mais clássicos aos contemporâneos, que tratam de tiranos maquiavélicos, o Teat(r)o de Encruzilhada fará uma série de leituras dramáticas na Megafauna. A primeira, (a partir) da peça “Ricardo III”, de Shakespeare, acontece neste sábado, às 15h30. Imperdível! 

Megafauna: Edíficio Copan - Av. Ipiranga, 200 - Loja 53

ANTES DE VOCÊ IR

PARA INTERAGIR COM O RANKING: A cada ano, uma série de fatores – a economia global, políticas comerciais, fusões e aquisições e convulsões corporativas entre eles – empurram e puxam o ranking Global 500. Para ajudá-lo a ver rapidamente como cada país está representado na lista, a Fortune colocou o Global 500 em um mapa-múndi. Agora você pode ver rapidamente a localização, a receita e o lucro de cada empresa. Também convidamos você a dar uma olhada em como cada empresa do Global 500 se moveu nas classificações nas últimas duas décadas. Para quem não está familiarizado, o Global 500 é um ranking anual das 500 maiores corporações do mundo, medido pela receita e publicado anualmente pela revista Fortune. Um spoiler...mais de 60% das maiores empresas do mundo estão concentradas em apenas 3 países. Fortune

QUOTE DA SEMANA

"Victory goes to the player who makes the next-to-last mistake."

– Savielly Grigorievitch Tartakower
(Enxadrista polonês francês)

 

Obrigada pela leitura!

Um ótimo final de semana e Stay Invested


#VitaInvestimentos
#ValorizeSeuPatrimônio
#StayInvested 


Copyright © 2022 Vita Investimentos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

A Vita Investimentos se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Ao fornecer seus dados você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 
☕ Siga nossas redes e fique por dentro das novidades da Vita Investimentos :)
LinkedIn
Twitter
Link
Website

Este material é apenas para informação geral e não se destina a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Não há garantia de que as visões ou estratégias discutidas sejam adequadas para todos os investidores ou que produzam resultados positivos. Investir envolve riscos, incluindo a possível perda de capital. Quaisquer previsões econômicas estabelecidas podem não se desenvolver conforme o previsto e estão sujeitas a alterações. As referências a mercados, classes de ativos e setores geralmente referem-se ao índice de mercado correspondente. Os índices são compostos estatísticos não gerenciados e não podem ser investidos diretamente. O desempenho do índice não é indicativo do desempenho de qualquer investimento e não reflete taxas, despesas ou encargos de vendas. Todo o desempenho referenciado é histórico e não garante resultados futuros. Os nomes de empresas aqui mencionados são apenas para fins educacionais e não são uma indicação de intenção comercial ou uma solicitação de seus produtos ou serviços. Não fornecemos pesquisas sobre ações individuais. Acredita-se que todas as informações sejam provenientes de fontes confiáveis ​​na data da publicação; no entanto, não fazemos representação quanto à sua integridade ou precisão.