Copy
#191 · 6/5/2022 · ver no navegador

 

Que filme combina com seu estilo de maternidade?

Por Ivana Moreira · Fundadora da Canguru News · ivana@cangurunews.com.br
 

Mãe e filho sorrindo de mãos dadas e segurando sacolas de presentes


Olá!

Não dá para rotular a maternidade. Cada mãe que nasce é única e vai “maternar” de acordo com seus próprios valores, sua experiência de vida, suas possibilidades. Pensando que somos muitas, e diversas, a Canguru preparou nesta edição especial de Dia das Mães uma lista de filmes que abordam a relação mãe-filho a partir de diferentes perspectivas. As dicas são de colunistas muito especiais e da Equipe Canguru. Também ouvimos relatos comoventes das agruras que muitas mães passaram – e continuam passando – nestes tempos tão conturbados. Feliz Dia das Mães! Relaxem e aproveitem!
 


 

As 5 +

Nossa seleção para você

A maternidade retratada na tela: 11 filmes que falam sobre mães e filhos

Cada mulher vive a maternidade a seu modo, a partir de seus próprios valores e vivências. A Equipe Canguru e algumas de nossas colunistas prepararam uma lista de filmes que abordam a relação mãe e filhos. Para inspirar, neste Dia das Mães!

O que nós, mulheres e mães, sentimos nos últimos 2 anos

Já parou para pensar nos diferentes dilemas que mulheres viveram nos últimos anos? Ouvimos histórias comoventes de mães atípicas, mães que engravidaram na pandemia, mães que perderam renda e tiveram que dobrar as horas de trabalho. Viva as mães!
 

Os efeitos do ensino bilíngue no cérebro da criança

A procura por escolas que ensinam as crianças em dois idiomas simultâneos tem crescido no país, ainda que sejam para um público seleto, por seus altos preços. O que esse tipo de aprendizagem estimula no desenvolvimento cognitivo? Saiba mais.
 

Crianças podem ser hipertensas?

Sabia que a hipertensão arterial infantil já atinge 17% das crianças e jovens no Brasil? A doença é silenciosa, explicam cardiologistas. Medir a pressão arterial da criança é uma medida importante nas visitas ao pediatra. Conheça sintomas e tratamentos da doença.
 

A dificuldade de conseguir apoio a crianças hemofílicas nas escolas

Hemofilia, doença rara que provoca desordem no sistema de coagulação, deve ser diagnosticada o quanto antes na infância e inspira muitos cuidados. Maioria das escolas do país não está preparada para socorrer crianças com o problema.


Curadoria Canguru

Para ler
Dica do Verônica Fraidenraich: “Casa das estrelas –  o universo pelo olhar das crianças” (Editora Planeta, 2018) é fruto de um trabalho de pesquisa do poeta e professor colombiano Javier Naranjo com seus alunos de escrita criativa. Durante mais de dez anos ele reuniu pequenos verbetes escritos por crianças de 5 a 12 anos para explicar conceitos diversos,  como adulto ( “Pessoa que em tudo que fala vem primeiro ela”)  ou a alegria (“A força de ser e sentir”). Algumas definições tocam a alma, outras chocam, ou ainda nos fazem rir. O livro reforça a importância de escutar as crianças para, como diz o autor, “entender seus medos e aliviar suas dores e também para relembrar a beleza, o assombro de estarmos vivos”.

 
Para ouvir
Dica da Malu Delgado: Emocionante e rica essa experiência do ilustrador Angelo Abu, que em 2016 passou um mês em Maputo (Moçambique) ouvindo relatos de histórias populares contadas por crianças. Abu queria entender melhor o país africano para fazer as ilustrações das capas de 15 livros do escritor Mia Couto. Os registros de Abu também viraram livro, um livro de ler e ouvir, À Sombra das Mangueiras. Os relatos das crianças estão disponíveis nesta plataforma e é muito divertido ouvir com os pequenos, para que entendam a complexidade e a riqueza da língua portuguesa.


Canguru Recomenda

A denúncia de que uma menina yanomami de apenas 11 anos foi estuprada e morta é perturbadora. Nesta reportagem da BBC Brasil é possível entender melhor o panorama do caso e como estão as apurações

A revista 451 publicou um conto inédito de Lygia Fagundes Telles, escritora que morreu aos 98 anos, no dia 3 de abril. Ela conta sobre o sonho em que visualizou a própria morte. 

Cirurgias em bebês e crianças (na primeira infância) intersexuais são motivo de enorme sofrimento na vida adulta. A ONU condena esse tipo de cirurgia na infância. Nesta semana, este relato de Rosa (nome fictício), que só aos 33 anos descobriu ter sido vítima de uma cirurgia intersexo aos 7 meses, suscitou novos debates sobre o tema.
Obrigada por seu tempo. Até a próxima semana!

 

Lembrou de alguém que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às sextas, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


Quer sugerir uma pauta? Fale com a Equipe Canguru:

Bruno Penteado
Malu Delgado
Maria Clara Villela
Verônica Fraidenraich

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2022 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos