Copy
#196 · 10/6/2022 · ver no navegador

Mãe e filho sorrindo de mãos dadas e segurando sacolas de presentes


Por que o mau comportamento do seu filho pode ser um bom sinal    

Por Ivana Moreira · Fundadora da Canguru News

Seu filho quer sempre se expressar e desafia as regras? Se sim, é possível que ele já tenha sido definido (até na sua cabeça) como uma criança de mau comportamento. Mas não é bem assim. Ouvidos pelo jornal The New York Times, especialistas explicam o que está por trás do suposto "mau comportamento" e por que isso pode ser um bom sinal – e não o contrário. Em um dos destaques de hoje, a gente conta o que a reportagem do jornal americano traz de novo sobre o tema.
 


 

As 5+

Nossa seleção para você

Por que o mau comportamento do seu filho pode ser um bom sinal   

Desafiar regras e se expressar é bom para o desenvolvimento das crianças, dizem especialistas ouvidos pelo jornal americano The New York Times. Eles explicam o que está por trás desse comportamento e falam sobre pais rígidos, pais permissivos e questões culturais que pesam sobre pais negros.

Casos de infecções de repetição aumentam muito entre crianças

Um dos pediatras mais conhecidos do país, Daniel Becker fala sobre crianças que adoecem, melhoram e depois voltam a ficar doentes. "Em mais de três décadas de pediatria (quase quatro, na verdade), eu nunca vivi um outono/inverno como esse", alerta ele. 
 

‘A criança é do tamanho da esperança que o professor deposita nela’

A pedagoga Iolene Lima destaca a relação entre educação e parentalidade e lembra que ambos os temas estão relacionados ao sujeito – a pessoa – e não ao conteúdo. Assista à entrevista em vídeo, parte da série Conversas sobre educação parental.
 

“Não deixem os filhos na escola esperando muito tempo”

Em visita a escolas, no horário de saída, a consultora educacional Rosely Sayão ficou surpresa com o número de crianças que aguardavam os pais. E fez um apelo para que os pais não demorem. Em um artigo para o jornal Estadão, ela diz que a espera “não faz bem” para as crianças.
 

Seu filho tem RG?

Os dados coletados no documento de identidade podem ajudar na investigação de crianças desaparecidas. Sociedade Brasileira de Pediatria faz 10 recomendações às famílias.


Curadoria Canguru

Para ler
Dica da Iara Mastine: Vale muito a pena conhecer esse livro best-seller mundial que acabou de chegar no Brasil: O fio invisível, de Patrice Karst. É um livro lindo, que encoraja e acolhe os corações, e pode ser usado de forma terapêutica em vários contextos com crianças, adolescentes e adultos. O livro passa uma mensagem especialmente comovente: mesmo se estivermos separados de quem amamos, o amor é a ligação infinita que nos conecta a todos. Ele pode até ser presente do Dia dos Namorados – em vez de fazer um cartão você pode utilizar esse livro e fortalecer o laço de amor.

 
Para ver
Dica do Wimer Bottura Jr.: O filme Um lindo dia na vizinhança conta a história de um apresentador de TV norte-americano, que também era um pastor anglicano, muito respeitado, e traz a reflexão sobre a capacidade do homem, através de suas ações e palavras, de transformar positivamente a vida de uma pessoa amarga, que vivia uma relação muito ruim consigo mesma. O longa traz ainda uma reflexão importante sobre as relações familiares, ao mostrar que o perdão e a compreensão nos desprendem de sofrimentos. 
Nota da redação: Nesta sexta (10), o psiquiatra coordenará um debate online sobre o filme junto com Ivana Moreira e a psicopedagoga Isa Minatel. 


Canguru Recomenda

Está dando o que falar a aprovação pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) do chamado rol taxativo da lista de tratamentos cobertos por planos de saúde — agora elas só são obrigadas a cobrir procedimentos incluídos na relação aprovada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Saiba quais são as exceções previstas no julgamento do STJ em matéria do Jota.

Luciane tinha 9 anos quando saiu para comprar pão, em uma padaria do lado de sua casa, em Nova Iguaçu (RJ) e nunca mais voltou. Já faz treze anos que sua mãe, Luciene Torres, procura por notícias da filha, sem sucesso. Em depoimento para a revista piauí, ela fala da angústia e sensação de impotência por não ter pistas sobre o desaparecimento da filha, e conta da criação da ONG Mães Virtuosas, que ajuda famílias em situação igual à sua.  

As diferenças entre a “adoção à brasileira”, a adoção direta e a guarda provisória são o alvo de matéria do Nexo Jornal. O texto analisa o caso da atriz Carol Nakamura, criticada por expor em rede social o menino de 12 anos – que estava sob seus cuidados, em situação de guarda provisória – depois que ele disse querer voltar para a casa da mãe biológica . A matéria explica quais são os requisitos legais para adoção no Brasil e os problemas envolvidos em arranjos informais.
Obrigada por seu tempo. Até a próxima semana!

 

Gostou da nossa newsletter?

Compartilhe pelo WhatsApp

Quer sugerir uma pauta?

Fale com a gente
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2022 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos