Copy
Consulte este email no seu browser

comunicado
de imprensa

Museu de Lisboa celebra os artistas em duas novas exposições temporárias

Do Altar para a rua. Santo António na cerâmica de Delfim Manuel inaugura a 18 de junho no Museu de Lisboa - Santo António e Artistas em cena no Teatro Romano abre portas a 29 de junho no Museu de Lisboa - Teatro Romano.

O Museu de Lisboa inaugura em junho duas exposições temporárias que celebram o génio criativo dos artistas. Enquanto que Delfim Manuel é o nome em destaque no Museu de Lisboa - Santo António, com a apresentação de trabalhos inéditos a par de uma retrospetiva da sua carreira, o Museu de Lisboa - Teatro Romano é palco para a produção criativa de 36 artistas que habitam, nasceram ou trabalham no território envolvente deste núcleo do Museu.
 

Do altar para a rua
Santo António na cerâmica de Delfim Manuel

O ceramista Delfim Manuel criou 13 peças dedicadas a Santo António exclusivamente para a exposição Do altar para a rua. Santo António na cerâmica de Delfim Manuel, que abre a 18 de junho no Museu de Lisboa - Santo António.

Para além destes trabalhos inéditos do artista de Rebordões (Santo Tirso), esta será também uma oportunidade para revisitar os quase 30 anos de carreira deste ceramista que nos últimos 25 anos criou, anualmente, uma imagem única de Santo António que produz em pequenas séries numeradas.
 

Artistas em cena no Teatro Romano

Celebrando o património humano do território em que o teatro romano se encontra, a nova exposição temporária do Museu de Lisboa - Teatro Romano apresenta, a partir de dia 29 de junho, obras de 36 artistas que aqui trabalham, habitam, habitaram ou nasceram.

Resultado de um processo colaborativo com uma comunidade de artistas, Artistas em cena no Teatro Romano reúne obras de artes plásticas, música, ourivesaria, fotografia, pintura, cerâmica, ilustração, teatro, prosa e poesia, resgatando o génio criativo deste lugar ancestral, o palco mais antigo de Portugal.

Mais do que a riqueza arqueológica e patrimonial deste espaço onde se encontra alicerçado o monumento, a exposição destaca o valor humano dos vivem (ou viveram) e animam (ou animaram) a zona compreendida entre a Rua de São Julião e a Rua da Saudade.
 
Artistas representados nesta exposição: Alexandre O'Neill, Alexandre Delgado O'Neill, António Jorge Gonçalves, António Gedeão, Ary dos Santos, Augusto Rosa, Cátia Pessoa, Cláudia Chaves, Constança Pinto Gonçalves, Fernanda Fragateiro, Fernando Calhau, Henrique Pavão, Inês Simões, João Cristino da Silva, João Pimentel, Joana Passos, José Faria, Marco Guimarães, Marta Araújo, Marta Mateus, Menez, Nininha Guimarães, Nuno Cera, Nuno Saraiva, Paula Delaclave, Pedro de Castro, Pedro Reis Gomes, Pierre Pratt, Ronaldo Bonachi, Rui Moreira, Rui Sanches, Rute Reimão, Sara Domingos, Teresa Pavão, Tomaz Hipólito.
Imagens promocionais

MARINA MARQUES
marinamarques@egeac.pt
+351 966 780 528

MARTA ALMEIDA SANTOS
martasantos@egeac.pt
+351 910 040 306

TER-DOM: 10H-18H
BILHETES 3€ (inclui visita ao Museu)
INAUGURAÇÃO Entrada livre

SOBRE O MUSEU DE LISBOA

Criado em 2015, o Museu de Lisboa é constituído por cinco lugares onde se descobre Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa. 
As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano.

Website
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Copyright © 2022 EGEAC, Museu de Lisboa, Todos os direitos reservados.


Atualizar as suas preferências
Cancelar a subscrição