Copy
Consulte este email no seu browser

comunicado
de imprensa

O Museu de Lisboa junta-se
às Festas Populares de Lisboa

O muito ansiado regresso das Festas Populares de Lisboa que honram Santo António é celebrado pelo Museu de Lisboa - Santo António com uma programação rica em concertos, percursos, visitas, conversas e outros eventos gratuitos.

A Trezena de Santo António, um dos muitos rituais que precedem as festas da cidade, corresponde aos treze dias de prece que antecedem o dia central deste mês festivo, o dia 13 de junho, em que se assinala a morte de Fernando de Bulhões e o início da sua vida enquanto Santo António.

Este é também o período dos últimos preparativos para as Marchas Populares e para a Procissão de Santo António. Entre o costume social e cultural e a tradição religiosa, este é um período de reunião, cooperação e comemoração bairrista, um mês de vida pública em que as ruas se alegram com enfeites, aromas e pessoas, de refeições, encontros e bailes na rua.

À semelhança do costume de rezar uma oração diferente a cada dia da Trezena, também a programação do Museu de Lisboa - Santo António oferece um evento diferente por dia, para assinalar este período e revisitar todos os rituais a ele associados.

O tradicional painel de flores dedicado a Santo António dá vida ao Largo de Santo António à Sé e marca o início de uma programação que dá os seus primeiros passos com os Fados para o Santos, cantados por Mafalda Vasques (1 de junho) e Marta Alves (9 de junho).

O programa da Trezena de Santo António apela à reflexão sobre o icónico papel de Santo António na identidade da cidade, através de mais uma visita temática do ciclo O Museu e a Cidade, que este mês se debruça sobre as muitas camadas do culto a Santo António em Lisboa, e da leitura de textos e crónicas de autores consagrados, sobre o Santo.

Enquanto que o percurso Lisboa vai na marcha conduz pelo ambiente festivo que se vive na Bica e no Bairro Alto, que nesta época se ocupam com os preparativos para as Marchas Populares, a Banda da Ribaldeira acerta o compasso da marcha e deixa o convite para um arraial.

O programa continua a celebrar os diferentes símbolos e eventos desta época do ano com um percurso pelas igrejas da procissão, através do bairro de Alfama, e com o lançamento da edição portuguesa de um romance de Nicola Vegro sobre a vida de Santo António. Os enfeites para as festas, esses ficam a cargo dos mais novos, que durante a oficina para famílias Há festa em Lisboa irão criar tronos, manjericos e outros adereços.

A Trezena não podia estar concluída sem algumas homenagens a um dos principais símbolos das Festas, os Tronos de Santo António, cuja génese está associada à reconstrução da Igreja de Santo António, na sequência da destruição causada pelo terramoto de 1755. Um percurso pelas imediações do Museu de Lisboa - Santo António revela alguns dos tronos que participam na exposição de rua dos Tronos de Santo António, exibida em inúmeras portas, janelas e montras da cidade. E um ciclo de visitas põe em diálogo as diferentes perspetivas sobre os Tronos, do Museu de São Roque e o Museu de Lisboa - Santo António.

Todas as atividades são gratuitas e desafiam os lisboetas e visitantes a festejar junho e as Festas Populares com o Museu de Lisboa - Santo António!

Imagens promocionais

MARINA MARQUES
marinamarques@egeac.pt
+351 966 780 528

MARTA ALMEIDA SANTOS
martasantos@egeac.pt
+351 910 040 306

SOBRE O MUSEU DE LISBOA

Criado em 2015, o Museu de Lisboa é constituído por cinco lugares onde se descobre Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa. 
As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano.

Website
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Copyright © 2022 EGEAC, Museu de Lisboa, Todos os direitos reservados.


Atualizar as suas preferências
Cancelar a subscrição