Copy
View this email in your browser
APERGS retoma campanha para regulamentar o teletrabalho para Procuradores(as)
A APERGS iniciará, nos próximos dias, uma nova fase da campanha na defesa da realização das funções profissionais dos(as) Procuradores(as) no formato de teletrabalho.

"O teletrabalho permite conciliar as funções profissionais com circunstâncias pessoais do(a) Procurador(a) do Estado que se habilitar a exercer este tipo de atividade. Claro que a execução do serviço de forma adequada jamais pode ser negligenciada. Mas, podendo realizar o trabalho de forma remota, por que não permitir que esse(a) Procurador(a) do Estado possa morar em outro local que não aquele em que ele exerce a atividade? A felicidade de seus integrantes também deve ser uma prioridade, em qualquer instituição", destaca a Procuradora Elisa Berton Eidt, coordenadora do Departamento de Teletrabalho da APERGS.

Em junho, o governo do Estado do Rio Grande do Sul regulamentou o teletrabalho para o funcionalismo público. No entanto, o formato das medidas não atende plenamente às especificidades dos(as) Procuradores(as) que pretendem exercer suas funções à distância.

"A principal mudança que se busca é poder ter domicílio em outra cidade/estado/país e continuar trabalhando para a PGE. Atualmente, temos de morar na cidade em que estamos lotados. Não precisamos bater ponto, mas precisamos fazer plantões e comparecer pessoalmente ao local de trabalho em determinadas situações. Alguns colegas, por exemplo, tiveram de pedir licença para acompanhar o cônjuge porque o marido ou a esposa foram trabalhar em outra cidade/estado/país. Essa licença, no entanto, vem em prejuízo ao trabalho e não é remunerada. O projeto-piloto de teletrabalho em curso na PGE-RS deu prioridade justamente a quem estava em licença para acompanhar o cônjuge ou quem tinha determinados requisitos preenchidos. De fato, com toda a tecnologia atual, seria um desperdício para a Administração Pública não possibilitar que esses colegas ficassem em teletrabalho", explica Pedro Campos Marques, Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos da APERGS.

"O Departamento de Teletrabalho da APERGS vem coordenando diversas atividades para maior sensibilização e esclarecimento quanto ao tema, com ênfase na importância da regulamentação e ampliação do teletrabalho. O formato atual na PGE/RS ainda é bastante tímido. A campanha da APERGS mostra-se fundamental para que a pauta avance", complementa Elisa Eidt.

"A pandemia acelerou o desenvolvimento do teletrabalho. Vários recursos que não eram conhecidos e utilizados passaram a ser, como as audiências e reuniões virtuais, virtualização dos processos, programas de trabalho em grupo", observa Pedro Marques.

Um exemplo do avanço do teletrabalho é a adoção do modelo por magistrados federais do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Tribunal de Justiça pauta ADI do Partido Novo para 20 de junho
O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 70085174480, proposta pelo Partido Novo, foi pautada para o dia 20 de junho. A ação tem como objeto os honorários de sucumbência para Procuradores(as) do Estado do Rio Grande do Sul e havia sido pautada inicialmente para o dia 30 de maio, no período de férias do advogado da APERGS, Rafael Maffini, o que justificou o adiamento.

"Estamos atentos e articulados com o gabinete da PGE, acompanhando essa e todas as demais ações judiciais que envolvem os honorários de sucumbência", explicou o presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper. "A luta é árdua, mas estamos unidos. Com o apoio da classe venceremos todos os obstáculos".
Coordenação do Núcleo dos(as) Aposentados(as) debate apresentação do Projeto Preparação Aposentadoria
A coordenação do Núcleo dos(as) Aposentados(as) se reuniu na segunda-feira (06) de forma virtual para avaliação da elaboração do Projeto Preparação Aposentadoria (PPA), realizado em parceria com a PGE, que já está em fase final para a apresentação.

A coordenadora Sali Antoniazzi conversou com a Procuradora do Estado Cristine Madeira Mariano Leão e com a Assistente Social contratada pela APERGS, Joice Liz.

Também foram debatidas as próximas atividades promovidas pelo Núcleo, como as edições do Trocando Vivências e a Oficina sobre Uso do Celular, que será no dia 29 de junho e já teve todas as vagas preenchidas, além da atuação de Joice Liz junto aos(às) associados(as).
Contribua com a Campanha do Agasalho da APERGS
Lançamento do 3º Volume do Caderno Memórias
06/06: Na segunda-feira, o presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper, representou a entidade na reunião semanal da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. Estiveram em pauta debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o IPE Saúde.
07/06: Na terça-feira, houve a Reunião Semanal da Diretoria Executiva da APERGS.
07/06: Também na terça, reuniu-se pela primeira vez o Departamento de Convênios da APERGS.
10/06: Na sexta-feira, a reunião do Núcleo dos(as) Aposentados(as) serviu para deliberações acerca das próximas atividades do grupo.
Nossa colega aposentada Rosa MP Bastos irá lançar dois livros de fotografias na próxima quarta-feira (15). O evento será no Instituto Ling, das 17h às 21h. Convidamos todos para prestigiar!
Governo Digital e Proteção de Dados em debate no CNPE
A organização do XLVIII Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal anuncia mais dois palestrantes.

Gustavo Binenbojm é advogado nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo e regulação econômica, Procurador do Estado do Rio de Janeiro, além de professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele fará parte do painel "Governo digital e administração pública".

Ingo Sarlet é professor de Direito Constitucional na PUCRS. Já foi Desembargador do TJRS e Juiz do TRE-RS. Ele participará do painel "Direito Fundamental à Proteção de Dados".

O Congresso ocorrerá em Gramado entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro. Mais informações e a programação completa neste link
Confira os convênios do programa ANAPE Mais
A ANAPE disponibiliza uma série de convênios para os seus associados no programa ANAPE Mais. Dentre as opções estão o Tem Mais Saúde, Turismo, Educação, Conforto, Tecnologia e Idiomas. Para conferir mais detalhes, clique aqui e acesse o site.
Igualdade de gênero na advocacia pública
Os Procuradores Jasson Hibner Amaral (Procurador-Geral do Estado do Espírito Santo), Iuri Carlyle do Amaral Madruga (Subprocurador-Geral do Estado para Assuntos Administrativos do Estado do Espírito Santo) e Horácio Augusto Mendes de Sousa (Procurador do Estado do Espírito Santo) publicaram artigo no portal Migalhas sobre a Igualdade de gênero na Advocacia Pública.

Para conferir o texto na íntegra, clique aqui.
Twitter
Facebook
Instagram
Website
APERGS - Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 2500/1708 | Praia de Belas | Porto Alegre/RS
E-mail: apergs@apergs.org.br | Telefone: (51) 3228.3724 | WhatsApp: (51) 99154.9511

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APERGS - Associação dos Procuradores do Estado do RS · Av. Borges de Medeiros, 2500/1708 · Porto Alegre, Rs 90110-150 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp