Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

notícias do ICOM << 


Conferência Geral: confira os palestrantes confirmados


O International Council of Museums divulgou os nomes e perfis dos palestrantes confirmados para a Conferência Geral da entidade, que acontece de 20 a 28 de agosto em Praga, na República Tcheca, com transmissão on-line. Confira: 

➡️ Margarita Reyes Suarez, antropóloga e museóloga, pesquisadora do Instituto Colombiano de Antropologia e História, falará sobre o tema Propósitos: Museus e sociedade civil. 

➡️ Hilda Flavia Nakabuye, ativista do clima e do meio ambiente, fundadora do movimento Friday for Future em Uganda. Falará sobre Sustentabilidade: Museus e Resiliência.

➡️ Lonnie G. Bunch, secretário do Smithsonian, e Hilary Carty, diretora executiva do Clore Leadership, no Reino Unido. Estarão juntos na mesa Visão: Museus e Liderança.

➡️ Seb Chan é o executivo responsável pela divisão de Experiências e Engajamento do ACMI, em Melbourne, na Austrália. Sua fala será sobre Museus e novas tecnologias.
 
Confira a programação completa no site do evento (em inglês). Ainda dá tempo de se inscrever, tanto para participação presencial quanto on-line. 

 

Red List Brasil a todo o vapor


O grupo de especialistas responsável pela elaboração da Red List Brasil já definiu as categorias e a lista de objetos que vão constar do documento, uma importante ferramenta no combate ao tráfico internacional de bens culturais brasileiros. A publicação segue agora para a etapa de diagramação na Europa. O lançamento e a distribuição estão previstos para o mês de novembro. 

Já viu como é uma Red List? Confira as que já existem no repositório do ICOM.  


Ucrânia terá Red List emergencial


Por conta da invasão russa na Ucrânia, o ICOM anunciou que irá elaborar uma Red List emergencial para tentar proteger os bens culturais do país do tráfico ilícito. No mundo, guerras e conflitos são um dos motivos que elevam repentinamente o risco de pilhagem e venda ilegal de acervos e objetos. "Mesmo que museus mantenham inventários atualizados regularmente, uma situação de conflito aumenta a ameaça ao patrimônio cultural e mina as medidas preventivas contra roubo e tráfico", diz o comunicado. A Red List está sendo composta com a colaboração do ICOM Ucrânia e de países vizinhos.  
 

VOCÊ SABE O QUE É UMA RED LIST? 

Uma Red List não é uma lista de bens roubados, mas um catálogo que exemplifica tipologias de objetos culturais sujeitos ao risco de tráfico, com informações concisas e imagens. O documento ajuda autoridades locais e internacionais a identificar objetos que podem estar sendo retirados ilegalmente de seu país de origem. O ICOM tem, atualmente, 18 Red Lists dedicadas a países específicos ou regiões.
 

Quarta rodada da pesquisa sobre impactos da Covid-19 nos museus


O formulário fica aberto só até o dia 3 de julho, este domingo. Responda e ajude o ICOM a avaliar como vem evoluindo o impacto da pandemia nas atividades dos museus de todo o mundo. O formulário está em inglês, espanhol e francês

 

temas do momento<< 


Novos museus em São Paulo 


Instalado ao lado do Parque da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas foi inaugurado na última quarta-feira (29/6) com três exposições temporárias e o objetivo de "fortalecer o protagonismo indígena". Ainda este semestre, será inaugurado também o Museu das Favelas, no Palácio dos Campos Elíseos, no Centro. Enquanto a abertura não chega, a instituição já vem realizando eventos on-line pelo YouTube. Ambos os museus foram criados na estrutura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Já o Museu da Imigração Japonesa, localizado no bairro da Liberdade, abriu um novo andar do edifício que ocupa, com a continuidade da linha do tempo de sua exposição de longa duração. O espaço apresenta acervo inédito de diferentes épocas do Japão - de espadas a objetos da cultura pop, incluindo a armadura do personagem Jaspion


MP opina pela reabertura do Museu da Diversidade


O Ministério Público de São Paulo emitiu posicionamento favorável à reabertura do Museu da Diversidade Sexual, que fica na estação República do metrô paulistano, segundo a revista Veja. O parecer do MP passa a fazer parte do processo e será analisado pela Justiça. Por enquanto, o museu continua fechado. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa disse na mesma matéria, por meio de nota, que procura alternativas para reabrir a instituição. Uma nova petição pela reabertura do MDS está em andamento agora.

Para quem não acompanhou, o Museu da Diversidade Sexual foi fechado por força de uma liminar em ação aberta pelo deputado estadual Gil Diniz (PL) que questionou a seleção da organização social Instituto Odeon para gerenciá-lo. Em abril, o ICOM Brasil emitiu nota de posicionamento sobre a questão.


FBI apreende obras em museu de arte na Flórida 

Do site do The Art Newspaper: o FBI deu uma batida no Orlando Museum of Art na sexta-feira passada (24/6) e apreendeu todas as 25 obras que estavam sendo exibidas em exposição dedicada ao artista Jean-Michel Basquiat. A autoria dos trabalhos é alvo de questionamento. Segundo a matéria, o museu diz que as obras pintadas em papelão foram produzidas por Basquiat em 1982. Mas pequenos detalhes levantaram suspeita - como um dos trabalhos pintados sobre o papelão de uma caixa da FedEx que tem uma frase impressa em tipografia que a empresa só começou a usar em 1994, seis anos após a morte do artista. As obras de Basquiat estão entre as mais caras do mundo da arte. 
 

para ficar de olho << 

 

>> O ICOFOM-LAC está com chamada aberta para submissão de resumos expandidos para seu 30º encontro, com o tema "Museologia multivocal na América Latina e Caribe desde a Mesa Redonda de Santiago 1972". O prazo final é 30 de julho. Mais informações.

>> Os Anais MHN, do Museu Histórico Nacional, estão com chamadas abertas até o dia 2 de setembro para submissão de artigos a dois dossiês temáticos: "Mulheres e museus” e “Educação museal e os projetos de Brasis no ano do bicentenário”. 

>> Estão abertas para todo o Brasil as inscrições para o edital de profissionais pareceristas que irão analisar e avaliar projetos culturais destinados à Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).



 

vagas << 

 

Museu da Língua Portuguesa (SP) - Orientadores de público (candidaturas até 4/7).

Instituto Moreira Salles (SP) - Estágio em fotografia contemporâea (candidaturas até 8/7).

MAM (SP) - Estágio em Análise Financeira - BI (candidaturas até  4/7). 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2022 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp