Copy
Consulte este email no seu browser

comunicado
de imprensa

Cinco sugestões culturais para ocupar
as férias e os tempos livres em Lisboa

O verão é a altura ideal para sair à rua e (re)descobrir a cidade. O Museu de Lisboa mantém a sua programação durante agosto, oferecendo um olhar curioso sobre as várias dimensões e as diferentes histórias da evolução da cidade, através de visitas, percursos, concertos, palestras, oficinas para famílias e exposições temporárias.

1. O Santo faz anos
O Museu de Lisboa - Santo António celebra a data do nascimento do santo mais popular de Lisboa com um conjunto de atividades gratuitas no fim de semana, 13 e 14, e no dia 15, segunda-feira, data em que estará aberto, com entrada livre, e com novas peças na sua exposição de longa duração. O programa inclui uma oficina para famílias, um novo percurso sobre as antigas procissões de Santo António em Lisboa, uma missa fadista e o concerto da fadista Raquel Maria.

2. Hora de Baco

Na última quinta-feira de cada mês, o Museu de Lisboa - Teatro Romano honra o deus romano Baco com um final de tarde dedicado à música ao vivo, no museu ou no sítio arqueológico, que se faz acompanhar de uma vista privilegiada por Lisboa e uma taça de vinho. Este mês, José Manuel Ésse sobe ao palco romano no dia 25 de agosto, pelas 18H.


3. Exposição Os Loucos Anos 20 em Lisboa
Inaugurada em abril, esta exposição revisita a década de 20 do século XX, uma época de transformações de costumes e de mentalidades, um tempo de cosmopolitismo e de modernidade, de afirmação social e individual. Este mês, o Museu convida para uma visita a dois museus – ao Museu de Lisboa - Palácio Pimenta e ao Museu Nacional do Traje – que se foca nas profundas alterações que este período trouxe ao universo da moda.

4. Exposição Artistas em Cena no Teatro Romano
A nova exposição temporária do Museu de Lisboa - Teatro Romano destaca a riqueza cultural e artística do bairro em que este núcleo museológico se encontra. 
Esta exposição é o resultado de um processo colaborativo com uma comunidade de artistas que vive e trabalha na envolvente do monumento que é o palco mais antigo de Portugal. Apresenta peças de artes plásticas, música, ourivesaria, fotografia, pintura, cerâmica, teatro e literatura.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10H e as 18H.

5. O Museu e a Cidade
Este ano, o Museu de Lisboa inaugurou uma programação específica de visitas temáticas mensais, que se realizam na segunda quarta-feira de cada mês, orientadas pela sua equipa de investigação. Cada visita foca-se numa época e tema específicos da evolução da cidade, colocando em contexto o acervo do Museu de Lisboa. Esta edição do programa, que se realiza no dia 10, pelas 18H, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, é dedicada às fábricas de cerâmica que proliferaram na cidade nos séculos XIX e XX.
Imagens promocionais

MARINA MARQUES
marinamarques@egeac.pt
+351 966 780 528

MARTA ALMEIDA SANTOS
martasantos@egeac.pt
+351 910 040 306

SOBRE O MUSEU DE LISBOA

Criado em 2015, o Museu de Lisboa é constituído por cinco lugares onde se descobre Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa. 
As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano.

Website
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Copyright © 2022 EGEAC, Museu de Lisboa, Todos os direitos reservados.


Atualizar as suas preferências
Cancelar a subscrição