Copy
8 | JULHO | 2022

O paradoxo de Gibson é a pedra fundamental do investidor americano. Não se preocupe se você nunca ouviu falar nele, pois apesar de conhecermos o conceito, só ficamos sabendo que ele tem esse nome no início dessa semana, em um dos relatórios de uma consultoria de investimento que a Vita contratou.

O paradoxo diz que há uma correlação positiva, no longo prazo, entre o rendimento da renda fixa e preços de ativos. O relatório observa que nas últimas semanas as ações caíram, enquanto os juros ficaram parados. Isso pode indicar que o mercado espera que daqui para a frente a inflação seja controlada e os rendimentos oferecidos pela renda fixa sejam positivos.

Essa relação, que governou o mercado americano por mais de vinte anos, deixou de ser observada no primeiro semestre de 2022. Isso causou prejuízos para o portfólio tradicional do investidor americano, que costuma investir 60% de seus ativos em ações e 40% em renda fixa.

Se a consultoria Alpine, que assina o relatório, estiver correta, será uma boa notícia para os portfólios internacionais, pois migramos para a renda fixa parte dos recursos parados em caixa.

A última semana no Brasil não foi marcada por um paradoxo e sim por uma síndrome. Não gostamos de concentrar os portfólios em ativos brasileiros. Passamos o ano de 2021 quase sem alocação na bolsa local. E começamos a comprar títulos de mais longo prazo apenas no segundo semestre de 2021. O motivo pode ser resumido pelo nome da PEC que foi aprovada por quase unanimidade no Senado, e enquanto essas linhas são escritas, tem sua votação acelerada na câmara. A PEC Kamikaze é uma solução equivocada e que contribui para o aumento da incerteza na gestão das contas públicas. O resultado são juros, dólar e prêmio de risco mais altos, este último responsável pela queda das ações brasileiras.

Na atual conjuntura, não alocar em ativos no exterior, ainda que a performance dos últimos meses seja sofrível, é ser acometido por uma síndrome de Estocolmo.

🙋‍♀️ 🙋🏾 Você ficou com alguma dúvida? Faça uma pergunta!

NÚMEROS & FECHAMENTO DA SEMANA

 IBOVESPA: +1.36%
 Dólar: +0.25%
 NASDAQ: +4.46%
 FTSE 100: +0.38%
 GOLD: -3.62%
 S&P 500: +1.92%
 Treasury Yield 10Y: +7.08%
 USS AGGregate Bonds: -1.07%

Quantos filhos Elon Musk tem? Nove (9) é... muito. Ele é fã de famílias grandes? – NYT
 

ICYMI

  • ‘Not Giving Up’: Job Data Show Just How Tight US Labor Really Is – Bloomberg

NO RADAR

O que os investidores inteligentes fazem nos mercados em baixa? Como você não pode prever o imprevisível, você deve controlar o controlável. WSJ
Ilustração: Alex Nabaum

Uma conversa com Ray Dalio: um papo com um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo sobre inflação, crise da dívida e declínio do império americano. The Hustle
Imagem: The Hustle

Um historiador de crise tem más notícias para nós: Adam Tooze, um historiador do desastre econômico – autor de "Crashed: How a Decade of Financial Crises Changed the World" – vê uma combinação de sinais preocupantes. Será? The Atlantic
Imagem: Brian Finke

As ambições da Meta de construir um 'tradutor universal' continuam: a ferramenta de tradução de IA de código aberto em estágio inicial que funciona em 200 idiomas. The Verge
Ilustração: Alex Castro/The Verge

Claudia Andujar no cinema: A pandemia adiou em quase dois anos lançamento de documentário sobre os yanomami. Piauí
Imagem: Divulgação

O QUE ESTAMOS LENDO

Livro: Lacan ainda - testemunho de uma análise
Autora: Betty Milan

Editoria: Zahar

Neste livro, a escritora e psicanalista Betty Milan focaliza a forma revolucionária de Jacques Lacan trabalhar –que subverteu a psicanálise, devolvendo a ela a virulência de seus primórdios – e oferece um testemunho íntimo e raro da análise que fez com o Doutor, entre os anos de 1973 e 1978.

Em seu relato, ela nos conta sua saga de analisanda, do início ao fim do processo: a partida para a França, o primeiro encontro no número 5 da Rue de Lille, até o aval para retornar ao Brasil e recomeçar a vida. Na singular travessia analítica de Lacan ainda, o leitor é levado a frequentar uma temporalidade inédita que condensa vivência e fantasia, infância e idade adulta – da megalópole paulista e do "ar de Paris" à aldeia libanesa e ao carnaval carioca.

Exercendo plenamente seu famoso diktat de que a psicanálise deve ser reinventada por cada analista, somos surpreendidos pelo extremo tato de Lacan ao conduzir suas sessões com intervenções minimalistas, que preenchem silêncios e sustentam perguntas. Grupo Companhia das Letras

Leia um trecho aqui!

ANTES DE VOCÊ IR

PARA RELAXAR: uma relaxante e musical simulação do sistema de metrô de Nova York. Em www.mta.me, Conductor transforma o sistema de metrô de Nova York em um instrumento de cordas interativo. Usando a programação real do metrô do MTA, a peça começa em tempo real gerando trens que partiram no último minuto e continua acelerando por um loop de 24 horas. Os visuais são baseados no diagrama de 1972 de Massimo Vignelli. Amostras de som por Tim Kahn (Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported). O trabalho de Alexander Chen combina música, design e codificação. Seus projetos pessoais incluem visualizações da música de Bach, Beach Boys e Steve Reich. MTA.ME

QUOTE DA SEMANA

"To imagine the unimaginable is the highest use of the imagination." 
 
– Cynthia Ozick
(Contista, romancista e ensaísta americana)

Obrigada pela leitura!

Um ótimo final de semana e Stay Invested


#VitaInvestimentos
#ValorizeSeuPatrimônio
#StayInvested 


Copyright © 2022 Vita Investimentos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

A Vita Investimentos se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Ao fornecer seus dados você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 
☕ Siga nossas redes e fique por dentro das novidades da Vita Investimentos :)
LinkedIn
Twitter
Link
Website

Este material é apenas para informação geral e não se destina a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Não há garantia de que as visões ou estratégias discutidas sejam adequadas para todos os investidores ou que produzam resultados positivos. Investir envolve riscos, incluindo a possível perda de capital. Quaisquer previsões econômicas estabelecidas podem não se desenvolver conforme o previsto e estão sujeitas a alterações. As referências a mercados, classes de ativos e setores geralmente referem-se ao índice de mercado correspondente. Os índices são compostos estatísticos não gerenciados e não podem ser investidos diretamente. O desempenho do índice não é indicativo do desempenho de qualquer investimento e não reflete taxas, despesas ou encargos de vendas. Todo o desempenho referenciado é histórico e não garante resultados futuros. Os nomes de empresas aqui mencionados são apenas para fins educacionais e não são uma indicação de intenção comercial ou uma solicitação de seus produtos ou serviços. Não fornecemos pesquisas sobre ações individuais. Acredita-se que todas as informações sejam provenientes de fontes confiáveis ​​na data da publicação; no entanto, não fazemos representação quanto à sua integridade ou precisão.