Copy
#204 · 5/8/2022 · cancelar recebimento

Mãe e filho sorrindo de mãos dadas e segurando sacolas de presentes


Por que as crianças não têm ‘bons modos’ à mesa

Por Ivana Moreira · Fundadora da Canguru News
 

A hora do almoço na sua casa mais parece um campo de batalha? Comida espalhada pela mesa, crianças brigando e um levanta-e-senta da cadeira que não termina nunca? Pois saiba que isso pode não ter a ver com inquietude ou birra dos pequenos, mas sim com habilidades físicas que eles ainda não adquiriram. E com o tamanho dos móveis, entre outras coisas mais. A gente fica tão preocupada com que os filhos comam bem, que nem se atenta a esses detalhes. Quem chamou a atenção para o assunto foi a jornalista Melinda Wenner Moyer, colaboradora de jornais como o The New York Times, em sua newsletter semanal. Ela entrevistou especialistas que explicam o tema e dão sugestões de como tornar as refeições um momento agradável de reunião em família. Leia mais num dos destaques desta edição.
 


 

As 5+

Nossa seleção para você

Por que as crianças não têm ‘bons modos’ à mesa

Como são as refeições na sua casa? As crianças saem da mesa a cada 5 minutos, resistem a usar talheres e levantam assim que terminam de comer? Mais que impaciência, birra ou falta de modos, especialistas explicam que há outras questões a considerar para esses comportamentos. 

Lancheira escolar: 4 perfis para seguir nas redes sociais

Com a volta às aulas, conteúdos sobre o preparo de lanches estão em alta nas redes sociais. Selecionamos quatro perfis de mamães influenciadoras e nutricionistas que postam dicas sobre lancheiras, refeições saudáveis e alimentos que devem ser evitados. 
 

TDAH: 3 histórias reais de quem convive com o transtorno

O educador parental Mauricio Maruo traz diferentes visões sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir dos relatos de um pai, um pediatra e uma mulher adulta diagnosticada com a condição.
 

7 mitos e verdades sobre sono e amamentação e sono

Muitas mães ficam exaustas ao acordar de madrugada para dar de mamar ao bebê. Mas nem sempre é fome o motivo do despertar. Especialistas do Instituto do Sono esclarecem as principais dúvidas sobre o aleitamento materno e o sono da criança.
 

Volta às aulas: cuidados para manter em dia a saúde das crianças

As aulas voltaram e com elas a preocupação dos pais para que as crianças não adoeçam. Pediatras orientam quanto aos cuidados a tomar para prevenir doenças respiratórias, e outras, e garantir o bem-estar dos pequenos neste segundo semestre escolar. 


Curadoria Canguru

Para assistir
Dica da Telma Abrahão: Molly Belle Wright, 7 anos, falou em um Ted Talk de poucos minutos o que muitos adultos ainda não sabem sobre a infância! E principalmente sobre a importância da conexão, da comunicação e das relações entre pais e filhos no início da vida para o bom desenvolvimento do cérebro humano. Assistam, curtam e compartilhem para que esse conhecimento tão importante chegue cada vez mais longe! 
 
Para ler
Dica da Verônica Fraidenraich: Janusz Korczak foi um pediatra, pedagogo e escritor polonês, que dedicou a vida à causa das infâncias. Em um orfanato, ele abrigou cerca de 200 crianças judias, e acabou assassinado junto com elas, em 1942, em um campo de extermínio. “O direito da criança ao respeito”, livro que escreveu em 1929, ganha uma nova edição em português, com análises e ensinamentos sobre as crianças que seguem atuais, embora elaborados há 80 anos.  


Canguru Recomenda

A seletividade alimentar é um comportamento comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido aos padrões repetitivos característicos da condição e a maior sensibilidade aos estímulos. Reportagem do Viva Bem/Portal Uol explica as causas dessa seletividade, abordagens que podem aliviá-la e os impactos para além da saúde física. 

A importância do afeto na primeira infância é o foco de matéria do portal bebe.com.br, que mostra como as manifestações de carinho criam um ambiente de segurança para a criança e impactam em seu desenvolvimento, com efeitos que duram para sempre, até as próximas gerações. 

Nesta Semana Mundial de Aleitamento Materno, o jornal espanhol El País publicou uma série de fotografias de mães amamentando seus filhos, para destacar a importância do aleitamento materno, em contextos de violência e insegurança alimentar.  São 10 mulheres que vivem em diferentes situações de vulnerabilidade, em países como Afeganistão, Índia, Iêmen, República Democrática do Congo, Nepal e Ucrânia.
 
Obrigada por seu tempo. Até a próxima semana!

 

Gostou da nossa newsletter?

Compartilhe pelo WhatsApp

Quer sugerir uma pauta?

Fale com a gente
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2022 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos