Copy
#205 · 12/8/2022 · cancelar recebimento

Mãe e filho sorrindo de mãos dadas e segurando sacolas de presentes


Paternidade dá medo e também propósito, diz Lázaro Ramos

Por Ivana Moreira · Fundadora da Canguru News
 

Olá!

Marcos Piangers é certamente um dos pais mais populares da internet. Compartilhando suas experiências como filho de pai ausente e pai muito presente de duas meninas, o autor do best seller “Papai é Pop" ganhou muitos milhares de seguidores nas redes sociais. Agora, sua história foi parar na telona, protagonizada pelo ator Lázaro Ramos, como contamos em um dos destaques desta edição. Com trajetórias de vida muitíssimo diferentes, Piangers e Lázaro têm em comum a defesa da paternidade ativa – e o forte desejo de inspirar outros homens. Não basta ser pai… já dizia um velho comercial de anestésico. A discussão, porém, continua atual. “Há alguns anos não estaríamos falando sobre (o tema do filme)”, diz o ator. Que o Dia dos Pais seja um dia muito ativo e feliz aí na sua casa.
 


 

As 5+

Nossa seleção para você

Paternidade dá medo e também propósito, diz Lázaro Ramos

Em par romântico com Paolla Oliveira, o ator faz o papel de pai de primeira viagem que tem de se adaptar à nova rotina após o nascimento da filha. O filme estreou na quinta-feira (11) nos cinemas e é inspirado no livro homônimo de Marcos Piangers.

Pandemia muda os medos no imaginário infantil

A Covid-19 tomou o lugar de bicho-papão para as crianças e fez com que medos fantasiosos, como de monstros e bruxas, dessem lugar a temores reais, como o de ficar doente e de perder alguém da família. A constatação é de uma pesquisa da USP, em Ribeirão Preto, que buscou conhecer os medos infantis.
 

Pais brasileiros temem que filhos pratiquem cyberbullying, diz estudo

Pesquisa ouviu mais de 11 mil famílias, em dez países, e mostrou que os pais buscam se informar e conversar sobre o tema com os filhos. Boa parte das crianças, porém, prefere falar sobre o assunto com os amigos ao invés dos pais.
 

Doença ‘mão-pé-boca’: laser alivia sofrimento da criança

Pediatra Daniel Becker diz que aplicação de laser de baixa intensidade melhora rapidamente a dor e permite que a criança volte a se alimentar e a sorrir. Mães relatam ter pego dos filhos a doença, que pode provocar queda de unhas e da pele.
 

Como falar sobre política com as crianças

Aproveitar situações do dia a dia pode ser uma boa forma de iniciar conversas sobre o tema em casa com os pequenos e assim ajudá-los a entender o mundo, elaborar suas opiniões e aprender a ouvir e respeitar diferentes pontos de vista.


Curadoria Canguru

Para assistir
Dica da Priscila Boy: "Gênio indomável" conta a história de um jovem órfão e arrogante que tem um grande potencial intelectual. Trabalhando como faxineiro no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é casualmente descoberto por um docente ao resolver uma complexa equação lançada como desafio aos alunos. O contato com o professor e, posteriormente, a amizade com seu terapeuta, ajudam o rapaz a se reestruturar e finalmente desenvolver suas capacidades. O filme mostra a importância das competências socioemocionais na construção do indivíduo.

 
Para assistir
Dica da Iolene Lima: O curta “Float” (“Flutuar”) conta a história de um pai que tenta proteger o filho de julgamentos e frustrações, escondendo sua condição, mas acaba percebendo a mágica da diversidade. Apesar de não tratar diretamente do autismo, a história é inspirada na experiência pessoal do diretor filipino Bobby Rubio com seu filho Alex, diagnosticado dentro do espectro autista.


Canguru Recomenda

O bar e restaurante La Borratxeria, na zona oeste de São Paulo, recebeu críticas nas redes sociais por instalar uma placa dizendo: "Não odiamos crianças, é só a sua mesmo". O estabelecimento se defendeu dizendo que a placa em questão é uma "piada". A presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP comentou o assunto em matéria do portal Uol.

Em homenagem ao Dia dos Pais nos Estados Unidos, em 18 de junho, o artista sueco Brian Rea fez uma série de ilustrações divertidas para o NYT Parenting, que retratam diferentes “shapes” de pais. Entre eles, o “papai torre”, que gosta de jogar o filho para o alto, o “papai estrela”, que tenta acudir os dois filhos ao mesmo tempo, e o “papai panqueca”, que vive deitado no sofá. 

Propostas de candidatos sem plano a longo prazo para a criança e o adolescente não passam de conto da carochinha, diz Marcia Castro, professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard. Em artigo para a Folha de S. Paulo, ela fala sobre a necessidade de a “Agenda 227” estar na pauta de qualquer discussão sobre desenvolvimento econômico. 
 
Obrigada por seu tempo. Até a próxima semana!

 

Gostou da nossa newsletter?

Compartilhe pelo WhatsApp

Quer sugerir uma pauta?

Fale com a gente
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2022 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos