Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

notícias do ICOM << 


ICOM Brasil lança carta de defesa dos museus para candidatos


Com a proximidade das Eleições 2022, o ICOM Brasil lançou uma carta endereçada às candidatas e a candidatos aos cargos executivos e legislativos de todo o País, apresentando o cenário, as demandas e as propostas do setor para a política cultural brasileira. A carta está publicada no hotsite da campanha, que disponibiliza um formulário eletrônico onde qualquer pessoa pode indicar candidatas e candidatos para receber oficialmente o documento. O hotsite também apresenta dados sobre museus brasileiros como forma de ilustrar a importância social, cultural e econômica do setor.

Confira trechos da Carta: 

"A comunidade museal brasileira convida candidatas e candidatos à Presidência da República, Governo dos estados, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, a conhecer as necessidades, agendas e, igualmente, as soluções que vêm sendo amplamente debatidas na área da cultura e dos museus. (...) 

É necessário estancar o desmonte, abrir o diálogo, garantir as condições para que os museus cumpram sua função social e continuem sendo relevantes prestadores de serviço às comunidades. É imperativo garantir a sua existência, renovação e sustentabilidade para que gerem impactos positivos na sociedade e, junto com esta, inspirar e cocriar novos futuros sustentáveis, em consonância com a Agenda 2030.


É preciso recriar o Ministério da Cultura, fortalecer o Ibram, o Iphan e as instâncias estaduais e municipais dedicadas aos museus".   

Leia na íntegra

Conselheiros assinam manifesto pela Democracia


Em outra ação relacionada às Eleições 2022, membros do Conselho do ICOM Brasil estão assinando o manifesto Estado de Direito Sempre, lançado por juristas ligados à Faculdade de Direito da USP. A carta ganhou adesão rapidamente e, no momento de fechamento desta newsletter, já contava com mais de 730 mil assinaturas. "Independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos às brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições. No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários", diz o documento.

A carta em defesa da democracia e o respeito aos resultados das Eleições 2022 será lida publicamente no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP.  O ICOM Brasil estimula seus membros a assinarem o manifesto e a se identificarem como profissionais de museus. 

Assine o manifesto


Brasil na Conferência Geral de Praga


A participação Brasileira está garantida na Conferência Geral do ICOM em Praga, que acontece de 20 a 28 de agosto na capital da República Tcheca. Além da comitiva com diversos profissionais brasileiros, incluindo a presidência e diretoria do ICOM Brasil, o país tem presença marcante no encontro do MPR - o Comitê Internacional para Marketing e Relações Públicas. 

Na mesa de abertura, no dia 22 de agosto, com o título "O poder de inspirar esperança", Rosângela Nuto apresenta trabalho sobre os 20 anos da Semana Nacional de Museus. Marília Bonas, diretora do ICOM Brasil, apresenta a conferência "Ação no mundo pós-pandêmico: vozes do Sul Global", mediada por Luciamara Letelier, integrante do MPR. No painel a seguir, compõe a mesa também Renata Motta, presidente do ICOM Brasil.

No mesmo dia, apresentam trabalhos Daniel Morena, sobre NFTs, e Luis Marcelo Mendes, sobre a aderência dos museus à proposta da Nova Definição de Museu, com resultados da pesquisa apoiada recentemente pelo ICOM Brasil (veja a programação completa do MPR). 

Acompanhe a conferência on-line


É possível participar da Conferência Geral do ICOM em Praga à distância. As inscrições para esta modalidade de acompanhamento continuam abertas e devem ser feitas diretamente no site do evento, onde está publicada a programação completa. Lembre-se que o fuso de Praga é +5 horas com relação a Brasília. Prepare o despertador e o café. 
 

Finalmente, a Nova Definição de Museu


Depois de um longo processo de quase dois anos, em uma metodologia de 11 etapas, a Nova Definição de Museu será colocada em votação no dia 24 de agosto, durante a Assembleia Geral Extraordinária convocada para esta finalidade. Será submetida ao voto apenas uma proposta - elaborada a partir do processo de escuta e participação realizada em todo o mundo -  em uma eleição de sim ou não. Confira abaixo a tradução preliminar para o português do texto que irá a plenário: 

"Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Os museus funcionam e comunicam ética e profissionalmente e com a participação das comunidades, proporcionando experiências variadas para educação, fruição, reflexão e compartilhamento de conhecimentos".

(tradução preliminar para o português)

temas do momento<< 


Ubirajara jubatus voltará para o Brasil 


Depois da mobilização intensa da comunidade científica brasileira, o Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, terá que devolver ao Brasil o fóssil Ubirajara jubatus, retirado do País em circunstâncias controversas nos anos 1990. Protagonista de um artigo científico recente que acabou tendo sua publicação suspensa por causa dos protestos brasileiros - até então, ninguém estava ciente da existência do fóssil - o Ubirajara seria o dinossauro mais antigo do supercontinente Gondwana encontrado com a pele preservada.

O barulho fez efeito e a decisão de devolver o fóssil ao Brasil veio do Conselho de Ministros da região de Baden-Württemberg, acatando pedido feito pela ministra da Ciência, Theresia Bauer. A avaliação é de que o caso arranhou a imagem da Alemanha ante à comunidade científica internacional, segundo matéria da Folha de S. Paulo. Até o Ubirajara de fato ser trazido ao Brasil, no entanto, pode demorar muito tempo. Por enquanto, o destino final do fóssil continua em aberto, mas há interesse do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (CE) e do Museu Nacional (RJ). 

O caso ilustra os prejuízos potenciais do tráfico de bens culturais brasileiros. Para ajudar a coibir este crime, está em elaboração pelo ICOM a Red List Brasil - um documento contendo informações sobre tipos de bens culturais mais sujeitos à extração ilegal, visando ajudar autoridades a identificar quando algo pode estar sendo retirado de forma irregular do Brasil. 

 

Chamamento de emergência para operação do Museu da Diversidade Sexual


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo abriu um chamamento público emergencial para retomada das atividades do Museu da Diversidade Sexual, fechado desde abril por decisão judicial em ação do deputado Gil Diniz (PL) que questionou o contrato assinado pela Pasta junto ao Instituto Odeon para gerenciar o equipamento. Organizações sociais de cultura já credenciadas junto à Secretaria têm até o dia 8/8 para apresentar suas propostas. O órgão afirma que a escolha será feita em no máximo 15 dias.

A matéria da TV Globo explica o caso e entrevista o fotógrafo Paulo Vitale. Sua exposição Duo Drag seria aberta no dia seguinte à decisão da Justiça, e está até agora fechada para o público, que só pode observar parte do trabalho estampada na fachada do Museu, localizado na Estação República do Metrô.  

 

Ladrões furtam sinos de bronze do Museu do Trem, no Rio


Dezesseis sinos de bronze foram furtados do Museu do Trem localizado no bairro de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Segundo o site Farofafá, uma das peças levadas é um sino com mais de 200 quilos da Estrada de Ferro D. Pedro II. O site detalha a situação precária da instituição e questiona como um objeto tão pesado pode ter sido levado sem chamar a atenção.
 

para ficar de olho << 

 

>> O 5º Seminário Brasileiro de Museologia (SEBRAMUS) acontece este ano presencialmente em Porto Alegre, de 7 a 10 de dezembro, com o tema "Museologia em movimento: lutas e resistências". Os GTs temáticos já foram divulgados e as inscrições de resumos expandidos seguem até 19 de agosto. Saiba mais.

>> O Instituto de Conservação e Restauro Pachamama divulgou a agenda de cursos para agosto. Há formações relacionadas à fotografia, renda, ornamentação, material arqueológico, dentre outras. Membros do ICOM Brasil têm direito a 30% de desconto.


 

vagas << 

 

Itaú Cultural (SP) - Analista de Tecnologia Sênior (candidaturas até 12/8).

Museu da Língua Portuguesa (SP) - Assistente de Coordenação do Educativo (candidaturas até 7/8). 

MASP (SP) - Supervisor/a de conservação, Assistente de Reserva Técnica, Auxiliar Contábil, Atendente de Loja, Estágio em relações institucionais (candidaturas até 12/8).

Museu Afro Brasil (SP) - Assistente de Pesquisa, Estágio no Núcleo de Educação, Educador/a (candidaturas até 5/8).

 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2022 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp