Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

notícias do ICOM << 

 

#MuseusPelaVida chega a mais de 1,5 milhão de pessoas 


Em um mês e meio de existência, a campanha #MuseusPelaVida já atingiu mais de 1,5 milhão de usuários da internet. Este é o número estimado de pessoas que visualizaram os posts feitos com hashtag desde o dia 10 de maio, quando a mobilização teve início. Durante esse período, museus de todo o Brasil usaram a criatividade para transmitir ao público mensagens de estímulo à vacinação e às medidas de prevenção à Covid-19 a partir de um olhar sobre o próprio acervo, como neste post, do Museu Afro da UFBA. 





















REUNIÃO
Os resultados da campanha até agora e definir próximos passos serão tema da reunião aberta que acontece no dia 1º de julho, às 9h30. Desta vez, não será necessária inscrição prévia. A reunião será transmitida pelo YouTube do ICOM Brasil e as interações feitas pelo chat. Nesse formato, será possível a participação de um número maior de pessoas, sem as limitações das salas de reunião virtuais (aprendemos!).  

COMO PARTICIPAR?
Acesse o media kit preparado pelo ICOM Brasil com sugestões de temas e a marca da campanha, que pode ser usada livremente (acesse aqui). A página também disponibiliza uma lista de conteúdos selecionados por museus de ciência.

São nossos parceiros nesta ação: Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.


Sobre o Museu da Casa Brasileira

 

O setor museal paulista foi pego de surpresa pelo anúncio de que o Museu da Casa Brasileira (MCB) deixará de ser administrado por uma organização social de cultura após o encerramento do atual contrato vigente com a organização A CASA, em dezembro. Segundo a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a gestão passará a ser realizada pela Fundação Padre Anchieta, que gerencia a TV Cultura, por meio de um convênio. A FPA é proprietária do imóvel ocupado pelo MCB, cuja cessão em regime de comodato se encerrou, sem renovação, no ano passado. 

O ICOM Brasil expressa preocupação com a continuidade do projeto institucional do MCB, na perspectiva de que museus são instituições permanentes e cuja função de preservação do patrimônio se desenvolve no longo prazo. O Museu da Casa Brasileira completou 50 anos recentemente e é o único no País especializado em design e arquitetura. A gestão por organizações sociais da área de museus nas últimas quase duas décadas forneceu a especialização e a estabilidade necessárias para uma instituição dessa natureza, e com qualidade. 

Veja a repercussão do caso:
>> Matéria da Folha de S. Paulo 
>> Nota da Associação Brasileira das Empresas de Design
>> Artigo de Claudinéli Ramos no Cultura e Mercado

Quer fazer parte do ICOM? 
Conheça as vantagens de associar e fale com a gente por email (icom.bra@gmail.com) ou por WhatsApp (11 97380-5381).  

Relatório anual do ICOM 


"Um ano de desafios e resiliência" é o título do Relatório Anual do ICOM 2020, lançado em formato multimídia. A publicação destaca as iniciativas institucionais de mobilização da rede durante a crise, digitalização de ações, adaptação e futuro, além de equidade, diversidade e inclusão. Está disponível em inglês, francês e espanhol. 


temas do momento << 


MAM-SP no Minecraft

O Museu da Arte Moderna de São Paulo agora tem sua própria versão em pixels no Minecraft - o jogo digital online em que é possível construir praticamente qualquer coisa com blocos virtuais. O MAM-SP usa a versão educativa do Minecraft, em que é possível fazer visitas pelas áreas internas e externas do museu, construir ou reconstruir obras de arte do acervo. Veja como funciona.
 

 

Museus no TikTok

Utilizado principalmente pelos jovens, o TikTok continua sendo um campo inexplorado pela maior parte dos museus brasileiros. Mas a rede social que se popularizou pela reprodução de vídeos curtos de dancinhas da moda tem ajudado pequenas instituições a chegar a novos públicos - principalmente quando usada com criatividade. Esta matéria do Hyperallergic (em inglês) mostra casos de museus de pequeno porte que encontraram no TikTok uma excelente ferramenta de conexão - e cita o Museu dos Brinquedos, de Belo Horizonte.   
 

Museus e universidades: futuros imaginados

Em artigo publicado no site do ICOM, Luciana Pasqualucc analisa os museus sob a perspectiva da institucionalização da cultura através do diálogo com o mundo acadêmico. No artigo, ela cita o Brasil, como país em que os efeitos da desinstitucionalização são visíveis, com redução de verbas, maior polarização e menos preocupação com a coletividade. "Neste futuro imaginado, museus e universidades atuam independentemente empregando suas próprias narrativas. Mas estabelecem diálogos, encontros, ações conceituais e físicas que promovem a desterritorialização dos espaços e os debates interculturais que reclamam a interseção". Disponível em inglês, francês e espanhol

 

"Porque deveríamos abolir os museus" 


"Alguns alegam que o museu está doente, que é um corpo que precisa de cura e cuidado para cumprir sua função, e que a violência de que somos testemunhas são sintomas dessa doença. Mas o museu não está doente. É um corpo saudável perseguindo um objetivo doentio, um objetivo de supremacia branca e heteropatriarcal. O novo museu requer uma reorientação ética dos velhos modos de pensar, um afastamento da ideologia conservacionista e capitalista, e a centralidade de vozes antes silenciadas pelo projeto colonial. As pessoas e a arte merecem uma forma melhor de gestão."

Leia o artigo completo de Hannah Baker no Hyperallergic (em inglês).

para ficar de olho << 


 

>> O ICOFOM LAC está com chamada aberta para apresentação de trabalhos no seu XXIX Encontro Anual, que acontece de 9 a 12 de novembro de 2021. Os resumos devem ser enviados até 10 de julho. Saiba mais

publicações << 

 

Museu Histórico Nacional - Educação Museal: Conceitos, Histórias e Políticas


 

vagas << 

 

MASP (SP) - Analista de Relações Institucionais - Pessoa Física e Analista de Relações Institucionais - Pessoa Jurídica. Candidaturas até 25/6.

Museu do Café (Santos-SP) - Assistente de Infraestrutura. Candidaturas até 25/6.


 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2021 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp