Copy
View this email in your browser
CNPEM convida professores e alunos para o ciclo de “Diálogos Ilum”
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. Sem fins lucrativos e com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica. 
Atualmente a Ilum está finalizando a fase de contratação de seus professores, e os próximos passos para sua implantação envolvem a preparação e treinamento de seu corpo docente. Como forma de fundamentar e alimentar este processo de amadurecimento pedagógico, a Ilum passará a promover um ciclo de discussões sobre temas ligados a ensino, ciência, tecnologia e inovação, os “Diálogos Ilum”.

Voltado para educadores, potenciais alunos e demais interessados por ciência e ensino, os diálogos serão realizados online, sempre às quintas-feiras, às 16h. A primeira edição dos “Diálogos Ilum” acontecerá em 17 de junho, com a participação do pesquisador da ETH-Zurich, Rafael Libanori, e terá como tema “Materials+: O papel da Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de cursos interdisciplinares”. O acesso à sala deve ser feito pelo link abaixo:
Clique aqui para entrar na reunião
Resumo

Materials+: o papel da aprendizagem baseada em projetos no ensino de cursos interdisciplinares


O curso Materials+ foi elaborado para introduzir o método pedagógico de aprendizagem baseada em projetos no programa de mestrado em Ciências dos Materiais do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich). Além de promover a aprendizagem de conceitos interdisciplinares fundamentais em um contexto aplicado na área de ciências dos materiais e engenharia, esse curso visa também estimular o desenvolvimento de habilidades interpessoais, através de interações sociais resultantes da dinâmica de grupo criada durante o desenvolvimento do projeto. O método pedagógico utilizado para alcançar esses objetivos consiste em apresentar aos estudantes um problema interdisciplinar aplicado, fornecer conhecimento fundamental nos principais elementos que compõem o problema e acompanhar o desenvolvimento e gerenciamento do projeto através de um sistema de coaching. A avaliação dos estudantes é realizada através de testes escritos após as aulas de conhecimento fundamental, apresentação das possíveis estratégias que poderão ser utilizada pelos grupos para a resolução do problema na forma de pôsteres e a submissão de um relatório final, o qual descreve e discute os métodos utilizados pelos grupos no desenvolvimento e gerenciamento do projeto. Ao final do curso, os grupos participam de uma competição na qual as estratégias utilizadas para a resolução do problema são colocadas à prova em situações que simulam cenários reais e aplicados. O método pedagógico utilizado nesse curso mostrou-se eficiente na promoção da autonomia estudantil no processo de aprendizagem e as observações revelam os benefícios da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na estimulação do desenvolvimento de habilidades tanto técnicas quanto sociais.
Sobre a Ilum

A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.

O curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC, e obteve nota máxima em todos os quesitos. A avaliação considerou aspectos acadêmicos, como a proposta curricular, a infraestrutura e o corpo docente, e ainda o perfil socialmente abrangente dos alunos ingressantes.
Contato Contato
Site CNPEM Site CNPEM
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
Copyright © 2021 Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp