Copy
Se não conseguir visualizar esta newsletter, clique aqui

comunicado de imprensa —
Teatro Romano

Antígona no Teatro Romano
de Lisboa em julho 

O Museu de Lisboa - Teatro Romano volta a apresentar teatro clássico no palco mais antigo de Portugal. De 6 a 30 de julho, de terça a sexta, o sítio arqueológico do Teatro Romano recebe a peça Antígona, numa encenação de André Murraças.
 
No dia 2 de julho, às 19 horas, realiza-se o ensaio de imprensa.
(Confirmação de presença ou pedidos de entrevista para marianabotelho@egeac.pt)
 
Antígona, uma das mais antigas peças conservadas do poeta grego Sófocles escrita no longínquo século V a. C., foi a «escolha imediata» do encenador, em resposta ao convite do Museu de Lisboa - Teatro Romano que, desde 2016, aposta na apresentação de peças clássicas num palco inusitado no coração da cidade antiga de Lisboa.
 
«A fascinante protagonista é uma mulher lutadora que quer enterrar o irmão morto na guerra, mas o estado opõe-se por o considerar indigno. As consequências para a família serão, como veremos, imensas», destaca o encenador, lembrando a importância do poeta grego: «Sófocles é dos primeiros autores a dar emoção e vontade própria às suas personagens teatrais. É por isso fundamental para a construção da cidade política que os gregos também inventaram com a democracia».
 
Além da questão fundamental em Antígona – «que leis podem ser feitas de maneira a serem eficazes para todos, preservando a liberdade de cada um» – André Murraças destaca outros temas tratados nesta peça que a tornam ainda tão atual: «Por exemplo, Antígona é uma mulher que se opõe a um sistema feito por homens, um sistema masculino. Faz disso a sua batalha e está disposta a ir onde for preciso».
 
É com este clássico da dramaturgia grega com mais de 2500 anos que o Teatro Romano de Lisboa celebra a sua função original. «Reviver a função para a qual este monumento cénico foi edificado, no longínquo século I da nossa era, é uma das linhas programáticas que o Museu de Lisboa - Teatro Romano mais acarinha», refere Lídia Fernandes, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.
 
Os vestígios do teatro localizam-se entre as atuais ruas de São Mamede e da Saudade. Edificado nos inícios do séc. I d.C. as estruturas arqueológicas permanecem, ainda hoje, sob os nossos pés. A área que hoje se encontra visível abrange cerca de 1000m² e coincide com a parte central do monumento, concretamente com uma das entradas monumentais (aditus maximus); parte da orchestra (área semicircular onde se sentaria a elite citadina); zona inferior ao palco (hyposcaenium) e parte das bancadas (cavea).
 
É com o intuito de divulgar estes patrimónios histórico e arqueológico, único em território nacional, que o Museu de Lisboa - Teatro Romano promove a apresentação de peças de teatro de autores clássicos, gregos e latinos, no interior do antigo monumento cénico.
 
 
Ensaio de imprensa
2 de julho, às 19h – ensaio corrido
 
Mais informações
Mariana Botelho, comunicação do Museu de Lisboa
marianabotelho@egeac.pt | 917 248 803
 
Sessões
Museu de Lisboa - Teatro Romano, sítio arqueológico
6 a 30 de julho
Antígona
De terça a sexta, às 21h
Maiores de 12 anos
Uma coprodução Museu de Lisboa - Teatro Romano e Teatro do Vão d´Escada
 
Bilhetes 6 €: Blueticket.pt ou reservas@museudelisboa.pt | 215 818 530
 
Ficha Técnica
Encenação, dramaturgia, cenografia e figurinos - André Murraças
Com Cláudio de Castro, João Duarte Costa, Leonardo Proganó, Vítor Alves da Silva e Vítor Silva Costa
Costureira - Alda Cabrita
Produtora - Diana Almeida
Produção - Teatro do Vão d´Escada
Um espetáculo Um Marido Ideal
Agradecimentos Miguel Abreu/Cassefaz
 

Imagens para download

MUSEU DE LISBOA - TEATRO ROMANO    RUA DE SÃO MAMEDE, 3 A, 1100-532 LISBOA · T +351 215 818 530 

Website
Email
Facebook
instagram
Twitter
Copyright © 2021 EGEAC, Museu de Lisboa, All rights reserved.


Pode
atualizar as suas preferências desta newsletter ou se desejar parar de receber a mesma clique aqui.

Email Marketing Powered by Mailchimp