Copy
#143 · 30/6/2021 · ver no navegador

 

Ligar ou não a câmera? As fronteiras da intimidade na pandemia

Ivana Moreira

 Por Ivana Moreira*

 

Bom dia!

 
“Filho, abre a câmera. Ficar de câmera fechada é desrespeito com o professor.” Já perdi as contas de quantas vezes fiz esse pedido ao meu caçula – ontem foi a derradeira tentativa, antes das férias. E ele, mais uma vez, não me ouviu. A resposta é quase sempre a mesma: “Tenho vergonha”. Num dia em que ele estava mais falante, me contou de situações constrangedoras – na visão dele – pelas quais passaram colegas que deixam as câmeras abertas. Eu nunca tinha pensado no assunto para além da ótica dos professores, mas é preciso. E as próprias escolas já entenderam isso. O ensino online escancarou a privacidade doméstica dos alunos e isso trouxe consequências inesperadas.

Questões relacionadas à privacidade, ao respeito e até mesmo ao ciberbullying vieram à tona, desafiando as instituições de ensino. Como lidar com isso? Muitas crianças e adolescentes relutam em ver os amigos “reparando” na casa ao fundo, na roupa que usam, no irmão que não para de fazer barulho ou na mãe que insiste em vigiá-los de tempos em tempos. 

“Uma coisa é você estar na escola, outra coisa é a escola vir até você e adentrar esse espaço que não é um espaço público”, diz Luciene Tognetta, professora do Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na reportagem que destacamos hoje. “Está em jogo uma relação público-privada muito frágil e sofisticada que precisa ser avaliada e estudada.”

Complexo? Sim, como muitos dos novos arranjos que tiveram de ser feitos em consequência da pandemia. E não dá para fugir das situações que passaram a impactar diretamente na dinâmica das famílias. Mas dá para tentar enxergar tudo isso com um pouco de leveza, não? Mãe de quatro filhos, nossa nova colunista Sheila Trindade garante que sim. Outro destaque desta edição é a estreia da cronista em nosso portal. A proposta de Sheila é dar espaço para o humor em seus textos. Afinal, saber rir de si mesmo de vez em quando é um exercício que faz bem para pais e mães – e também para os filhos!

Boa leitura!

 

 

Humor

'Mãe potencialmente louca, fluente no deboche', estreia na Canguru



A escritora Sheila Trindade encara a maternidade com uma ironia peculiar. E é sobre as cenas inusitadas de seu dia a dia, numa puxada rotina com 4 filhos, que ela vai escrever em sua nova coluna na Canguru News

Saiba mais »
 


 

Maternidade

Na era anti-cringe, o que é ser “mãe stalker”?



A nova colunista Sheila Trindade conta detalhes sobre o seu novo hobby: mãe stalker. “Descubro tudo para quê? Para falar mal depois, claro.”

Leia o artigo »
 


 

Comportamento

Ligar ou não a câmera: as fronteiras da intimidade na pandemia



A nova rotina das crianças e dos adultos na pandemia, com ensino remoto e home office, trouxe anseios e dilemas sobre deixar ou não a câmera ligada. O que isso tem a ver com privacidade, respeito e ciberbullying?

Leia a reportagem »
 


 

Saúde

Conheça os 4 distúrbios do sono mais comuns na pandemia



Terror noturno, sonambulismo, pesadelos e despertar confusional: entenda as diferenças entre esses distúrbios do sono e saiba como ajudar seu filho. 

Leia a reportagem »
 


 

Comportamento

Os efeitos da humilhação e da vergonha na educação dos filhos



Infelizmente ainda temos pais que humilham seus filhos em público, com intenção de discipliná-los, aponta a psicóloga Andrea Romão, em sua coluna. Ela explica que efeitos psicológicos essas atitudes podem gerar nas crianças.

Leia o artigo »
   


 

Educação

Já reparou em como seu filho segura o lápis?

Pode parecer banal, mas a “pega do lápis” e as habilidades motoras finas, como pinçar algo ou rasgar um papel com os dedos, são aspectos importantes para a escrita futura do seu filho e não podem ser esquecidos, ensina a colunista e pedagoga Iolene Lima.

Leia o artigo »
 


 

Tecnologia

Que mal fazem o excesso de estímulos e o prazer gerados nas telas?



Um dos maiores problemas da sociedade atual é o excesso de estímulos (consumo e oferta) na internet. Obviamente, isso define como estamos educando as crianças. O psicoterapeuta Iuri Capelatto fala dos malefícios deste excesso de tecnologia na primeira infância.

Leia a reportagem »
   


 

Live Canguru

Não nascemos mães: conversa com a educadora parental Lua Barros

Lua Barros, mãe de 4 filhos e autora do livro “Eu não nasci mãe” foi a convidada de live promovida pela Canguru News. A balança entre maternidade e trabalho, diz ela, “nunca se equilibra”. 

Assista à live »
 


 

Diversão

Teatro de sombras online e gratuito: aproveite a 1ª semana de férias

Entre os dias 2 e 7 de julho será realizado o Festival Internacional de Teatro de Sombras, integralmente online e gratuito neste ano. Confiram a programação, peças e oficinas e curtam a primeira semana das férias.

Veja a programação »

Obrigada por seu tempo. Até sábado!

*Com Amanda Nunes Moraes, Malu Delgado e Verônica Fraidenraich.


Lembrou de alguém que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!
 

Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


 

Quer sugerir uma pauta?

Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2021 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos