Copy
#147 · 14/7/2021 · ver no navegador

 

Por que a puberdade está chegando cada vez mais cedo?

Ivana Moreira

 Por Ivana Moreira*

Por que a puberdade está chegando cada vez mais cedo?

 

Bom dia!

De repente, meu filho apareceu com pelos pubianos e nas axilas. Percebi que a infância estava ficando para trás e ele entrava na adolescência. Me pareceu cedo demais. No caso dele, nem era. Mas a verdade é que a puberdade está sim chegando mais cedo para muitos meninos e meninas. 

E quem confirma isso são os médicos, que recebem nos consultórios, com cada vez mais frequência, casos de puberdade precoce. Num dos destaques desta edição, a repórter Norah Lapertosa explica os fatores que podem estar levando a esse fenômeno. E as consequências físicas e psicológicas que ele pode causar.

Consequências físicas e psicológicas – mas da pandemia – têm preocupado especialistas ligados a duas respeitadas organizações internacionais: a Unicef e a Unesco. Mais uma vez, elas vieram a público, juntas, clamar pela reabertura imediata das escolas ao redor do mundo. Segundo a diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore, é urgente que isso aconteça. Mostramos os argumentos dessas instituições para pedir a retomada das aulas presenciais.

A volta não será perfeita, todos sabem. Não existe risco zero. Mas talvez o que lideranças como Henrietta Fore queiram mostrar é que será "suficientemente boa”, na medida das necessidades das crianças neste momento.  Ser “suficientemente boa” é justamente o conceito abordado pela antropóloga Renata Pereira Lima, em artigo para a Canguru News. 

Conceito criado pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, ele se refere à mãe que atende às necessidades básicas do bebê. Em seu texto desta semana, nossa colunista propõe outra reflexão: e as crianças maiores? O que esperam de suas mães? 

Que elas sejam capazes de falar também de seus fracassos diria, talvez, nosso colunista Fernando Dolabela. O idealizador da pedagogia empreendedora escreve, em outro destaque de hoje, sobre o que as crianças podem aprender com histórias de erros e fracassos.  Afinal, nenhuma mãe (ou pai) consegue acertar o tempo todo. E, de verdade, está tudo bem com isso.

Boa leitura!

 

 

Maternidade

Já ouviu falar da 'mãe suficientemente boa'?



A “mãe suficientemente boa” é um conceito criado pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, que se refere à mãe que atende às necessidades básicas do bebê. E em crianças maiores, o que esperar dessa mãe? Veja o que diz a antropóloga e pesquisadora Renata Pereira Lima.

Confira o artigo »
 


 

Saúde

Os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados por crianças



Estudo feito na USP, em parceria com o Imperial College London, no Reino Unido, avaliou o risco de obesidade em crianças que consomem  alimentos ultraprocessados, como balas, refrigerantes e biscoitos. Foram analisadas 9 mil crianças, desde que elas tinham 7 até completarem 24 anos de idade. 

Entenda a pesquisa »
 


 

Saúde

Por que a puberdade está chegando cada vez mais cedo?



A menstruação, por volta dos 10 anos de idade, nas meninas, e o aumento do órgão sexual, nos meninos, em torno dos 9 anos, são sinais de puberdade precoce, que tem preocupado pais e médicos. Especialistas explicam os fatores que podem levar a isso e as consequências físicas e psicológicas desse fenômeno.

Leia a reportagem »
 


 

Empreendedorismo

Histórias de fracasso ensinam muito às crianças



Conhecer empreendedores, seus erros e suas histórias de fracasso é um grande aprendizado para as crianças. “Os alunos que não estão habituados a ter acesso a esse tipo de experiência na escola, ficam hipnotizados”, diz o escritor e criador da “pedagogia empreendedora” Fernando Dolabela.

Leia o artigo »
 


 

Educação

Reabertura de escolas não pode esperar, diz Unicef



A diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore, e a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, ressaltam a urgência da reabertura das escolas. “Há evidências claras de que as escolas primárias e secundárias não estão entre as principais fontes de transmissão”, dizem as líderes em nota conjunta.

Leia a matéria »
   


 

Filmes

'Encanto': saiba mais sobre a nova animação da Disney

O estúdio de cinema americano divulgou o primeiro trailer de “Encanto”. A animação conta a história de uma família extraordinária, que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica.

Assista ao trailer »

Obrigada por seu tempo. Até sábado!

*Com Amanda Nunes Moraes, Norah Lapertosa, Malu Delgado e Verônica Fraidenraich.


Lembrou de alguém que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!
 

Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


 

Quer sugerir uma pauta?

Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2021 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos