Copy
View this email in your browser
CNPEM convida professores e alunos para o ciclo de Diálogos Ilum
O tema desta quinta-feira é: "Pensando Além do Quadrante - Ciência e Inovação Tecnológica"
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. Sem fins lucrativos e com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica. 
Atualmente a Ilum está finalizando a fase de contratação de seus professores, e os próximos passos para sua implantação envolvem a preparação e treinamento de seu corpo docente. Como forma de fundamentar e alimentar este processo de amadurecimento pedagógico, a Ilum passará a promover um ciclo de discussões sobre temas ligados a ensino, ciência, tecnologia e inovação, os “Diálogos Ilum”.

Voltado para educadores, potenciais alunos e demais interessados por ciência e ensino, os diálogos serão realizados online, sempre às quintas-feiras, às 16h. A próxima edição dos “Diálogos Ilum” acontecerá em 29 de julho, com a participação de Patricia Toledo (CNPEM) e terá como tema “Pensando Além do Quadrante - Ciência e Inovação Tecnológica”. O acesso à sala deve ser feito pelo link abaixo:
Clique aqui para entrar na reunião
Resumo da apresentação:

Pensando Além do Quadrante - Ciência e Inovação Tecnológica
Nesse episódio dos Diálogos do Ilum, convidamos a uma reflexão sobre as relações entre a ciência, tecnologia e inovação. Discutiremos o Quadrante de Pasteur, concebido por Donald Stokes, que debate as limitações de uma aparente dicotomia entre a pesquisa básica ou fundamental e a pesquisa aplicada, e da visão linear da inovação. Stokes defende que, embora existam várias pesquisas que possam ser classificadas por seu maior enfoque em uma ou outra categoria, diversos estudos de grande importância mostram que as sucessivas escolhas das pesquisas são influenciadas ao mesmo tempo pelas considerações de entendimento e de uso, como pode ser observado nos estudos de Pasteur na área de microbiologia. Algumas nações ainda usam a dicotomia entre a ciência básica e a aplicada para pautar decisões de investimento em programas e projetos de pesquisa. Outras já buscam analisar o impacto que o investimento pode produzir para o país. O Quadrante discute a necessidade de um sistema de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação que contemple tanto o avanço científico quanto as diferentes formas de impacto esperado. Ressaltaremos, em nosso diálogo, que as trajetórias para a inovação envolvem necessariamente a identificação de novos conhecimentos, mesmo que ainda não seja possível compreender, em curto prazo, sua aplicação prática. Discutiremos alguns exemplos e experiências, como a pandemia da COVID-19, que evidenciam um grande exemplo de interrelação de ciência e inovação tecnológica, além da colaboração entre comunidades científicas e tecnológicas para atender um desafio complexo da sociedade.
Sobre a Ilum

A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.

O curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC, e obteve nota máxima em todos os quesitos. A avaliação considerou aspectos acadêmicos, como a proposta curricular, a infraestrutura e o corpo docente, e ainda o perfil socialmente abrangente dos alunos ingressantes.
Contato Contato
Site CNPEM Site CNPEM
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
Copyright © 2021 Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp