Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

 

Olá! A partir desta edição, a newsletter do ICOM Brasil será enviada sempre na primeira sexta-feira de cada mês, e não mais na última. Um pequeno ajuste para entregarmos um conteúdo com mais qualidade a cada envio. 
 

notícias do ICOM << 

 

Nova Definição de Museu entra avança mais uma fase 

O ICOM Define, comitê especial formado para coordenar os trabalhos da Nova Definição de Museu, acaba de divulgar o Relatório da Consulta 2 (em inglês), com a análise das contribuições enviadas por comitês nacionais de todo o mundo. Nesta fase, a comunidade museal internacional indicou as palavras-chave e conceitos que deveriam constar na Nova Definição. 

A consulta teve a participação de 97 comitês nacionais, alianças regionais e correlatos, que indicaram 1.659 termos e conceitos. O relatório, bastante completo, agrupou-os em seis dimensões: entidade, objeto, ação, experiência, valor social e público-alvo. Entre os 20 termos mais citados pela comunidade internacional, nove não constam da atual definição de museu (entre parênteses, o percentual de comitês nacionais que mencionaram o conceito): 

▶️ Inclusivo (66%)
▶️ Coleção (60%)
▶️ Comunidade/sociedade (51%)
▶️ Sustentabilidade (47%)
▶️ Cultura/cultural (43%)
▶️ Acessibilidade (45%)
▶️ Diversidade (41%)
▶️ Conhecimento (31%) 
▶️ Diálogo (31%)

PRÓXIMOS PASSOS
Os resultados do relatório serão agora submetidos a uma nova consulta pública global. Na próxima semana, o ICOM Brasil reunirá o GT nacional da Nova Definição de Museu para definir a metodologia e o formato para reativar o debate com a comunidade brasileira. A melhor forma de se informar sobre o processo é ficar atento às nossas redes sociais.


ICOM participa da reunião do G20

 

O International Council of Museums foi uma das duas organizações não-governamentais convidadas a fazer parte da reunião do G20, fórum que reúne os 19 países de maior economia no mundo, mais a União Europeia. Ao fim do encontro, o G20 reconheceu o papel-chave dos museus na promoção da sustentabilidade e na luta contra as mudanças climáticas, por sua atuação em frentes como a educação do público e a proteção do patrimônio ante a catástrofes causadas pelo clima. Segundo a avaliação do ICOM, a declaração representa o comprometimento do fórum com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e o reconhecimento do papel que a cultura pode desempenhar em seu atingimento. 

A Declaração de Roma dos ministros da Cultura do G20 será submetida aos líderes do bloco em 30 e 31 de outubro.


Resultados da 3ª pesquisa sobre impactos da Covid-19

 

O ICOM também divulgou recentemente os resultados da terceira pesquisa realizada junto a museus de todo o mundo para avaliar a evolução dos impactos da Covid-19 sobre as instituições museais. Confira alguns dos resultados: 

📉 27% dos museus continuam fechados
📉 44% perderam mais da metade do orçamento anual
📈 4,1% ainda temem ter de fechar permanentemente (o percentual caiu desde a pesquisa passada, de outubro, quando 12,9% estavam sob risco)
📈 57,2% aumentaram a atividade nas redes sociais
📈 30% ampliaram o acesso digital a coleções, eventos e programas

O relatório completo está disponível no site do ICOM, em inglês, francês e espanhol.


Sobre reservas técnicas e Boletim ICOM Portugal

 

A nova edição da revista do ICOM é dedicada especialmente a debater as reservas técnicas de museus, tema central no contexto de coleções sempre crescentes e em maior circulação. Os artigos discutem como este universo vem mudando com a adoção de práticas sustentáveis e a abertura das reservas ao público. A Museum International é uma publicação exclusiva para os membros do ICOM, que podem acessá-la na área restrita do site.

Já o ICOM Portugal lançou o seu novo Boletim, intitulado O Futuro dos museus: recuperar e imaginar, com artigos que refletem sobre o futuro dos museus no mundo em transformação. O ICOM Brasil está representando com o artigo Integração comunitária e o futuro dos museus, da presidente, Renata Motta.  

 

SEJA MEMBRO DO ICOM BRASIL
Além do acesso à Museum International, membros do ICOM têm direito a outros benefícios, como entrada gratuita em museus de todo o mundo, descontos exclusivos em cursos e a oportunidade de fazer parte de uma rede global de profissionais de museus - um ambiente excelente para networking. Saiba como se associar.

Se preferir, fale com a gente:
✉️icom.bra@gmail.com 
📱 (11) 97380-5381 - WhatsApp



NOVOS CURSOS COM DESCONTOS
Um dos nossos parceiros, o Instituto de Conservação e Restauro Pachahama, está com inscrições abertas para novos cursos que ocorrerão até outubro. Membros do ICOM Brasil têm 30% de desconto. Confira a agenda


temas do momento << 


Mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura


Decreto publicado em 27/7 pelo Governo Federal promoveu mudanças importantes na Lei Federal de Incentivo à Cultura - anteriormente conhecida como Lei Rouanet. A principal delas é a possibilidade de o presidente da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) tomar decisões autocráticas, sem consultar os demais membros. O decreto também dá ênfase a projetos relacionados a belas artes e às artes sacras. 

Os Planos Anuais passam a ser facultados apenas para museus públicos, patrimônio material e imaterial, ações formativas e as consideradas relevantes para a Secretaria Especial de Cultura. Os projetos em andamento seguem com as regras anteriores apenas até final de 2021. Ao final desse prazo, deverá ser efetuada a prestação de contas ou a adequação ao novo decreto.

Profissionais de diversos setores da cultura têm manifestado preocupação com as mudanças. A Folha de S. Paulo ouviu José do Nascimento Júnior, ex-presidente do IBRAM, e a museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, ex-presidente do ICOM Brasil. Já o Estadão noticiou que pelo menos três deputados federais estão tentando derrubar as mudanças por meio de projetos de decreto legislativo. Os parlamentares criticam a centralização do poder decisório e o risco de cerceamento da liberdade de expressão

 

Museu da Língua Portuguesa reabre em São Paulo  
 

O mês terminou com uma ótima notícia: após cinco anos em obras, o Museu da Língua Portuguesa foi reaberto em São Paulo com a presença dos presidentes de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além do governador de São Paulo, João Doria, e outras autoridades de países lusófonos. O Museu manteve o uso intenso de tecnologia e instalações audiovisuais interativas, mas atualizou grande parte do conteúdo - com destaque para o grande telão de 105 metros de comprimento que atravessa todo o prédio e que agora recebe intervenções artísticas audiovisuais. Até outubro, estará em cartaz também a exposição temporária Língua Solta, de arte contemporânea e popular. Veja como visitar.  
 

Sítio Roberto Burle Marx é Patrimônio Mundial da Humanidade 
 

Outra boa notícia: localizado em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, o espaço com mais de 400 mil metros quadrados que o paisagista e artista Roberto Burle Marx utilizou como residência e como espaço para experimentação botânica com plantas de todo o mundo foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O Sítio, administrado pelo IPHAN, acabou de passar por um projeto completo de revitalização, incluindo requalificação museológica. Foi o 23º patrimônio brasileiro reconhecido com este título.   
 

 

Incêndio na Cinemateca novamente expõe fragilidades da cultura no Brasil
 

O incêndio em um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, expôs novamente as fragilidades do setor cultural no Brasil e se consolida como caso emblemático. A perda do patrimônio é incalculável. Para entender a história recente dos desafios da Cinemateca, leia a matéria da CNN.  

para ficar de olho << 

 

>> O Comitê Internacional para Documentação (CIDOC) do ICOM está com pesquisa em andamento sobre documentação de coleções em museus latino-americanos. Participe.  

>> O Instituto Cultural Vale está com chamada aberta para selecionar projetos culturais que vão receber aportes financeiros ainda em 2021, com execução em 2022. As inscrições devem ser feitas até o dia 13/8

>> Em parceria com a Ambev, EDP, Instituto Cultural Vale, Instituto Neoenergia e MRS, o BNDES também está com edital aberto. Com o nome de Resgatando a História, o programa visa apoiar especialmente a preservação do patrimônio material e imaterial. Os projetos aprovados receberão entre R$ 5 milhões e R$ 50 milhões. Veja detalhes.

 

vagas << 

 

MASP (SP) - Gerente de Facilities e TI - Candidaturas até 13/8.

Instituto Moreira Salles (SP) - Orientadores de Público (4 vagas). Candidaturas até 9/8.

 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2021 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp