Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 25ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
Jornal O Cidadão registra vacinação em massa

O Jornal O Cidadão fez a cobertura do primeiro dia de vacinação em massa da Maré, contra a Covid-19, que ocorreu entre 29 de julho e 04 de agosto. Na matéria, registra-se que foram mais de 36 mil pessoas vacinadas em 145 pontos de vacinação. Jovens entrevistados falam sobre o benefício de adiantar o calendário e poder contribuir para a imunização generalizada. A reportagem também explica a pesquisa que agora se inicia, acompanhando o efeito da vacinação em massa pelo monitoramento da saúde de cerca de 8 mil pessoas. Pode ser acessada pelo Instagram do jornal.  

Museu da Maré em debate sobre memória


 
O Museu da Maré foi representado esta semana por Adrielly Ribas numa roda de conversa sobre museus de favela. A 50ª Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe teve como tema, na sexta-feira (06), “Museus de Favela: A memória sobe o morro, a história não se remove". O debate também contou com Sandra Maria Teixeira (Museu das Remoções), Dinah Guimarães (MACquinho), Fernando Emiro (Museu Sankofa Memória e História da Rocinha) e Aline Rangel (Museu de Favela – MUF). Com curadoria de Dinah Guimarães, Raphael Vermil e Escola em Transe, o evento foi realizado na plataforma Google Meet.
Agosto negro e o hip hop

Durante o mês de agosto, o Pré-vestibular (CPV) apresenta em suas redes sociais referências do movimento hip hop, caracterizado como "uma forma de protesto, construção coletiva e afirmação de identidades", que não se limita ao ritmo musical nascido nos anos 2000, mas vem de muito antes. A primeira personalidade apresentada foi Afrika Bambaataa, cantor, compositor, DJ e produtor negro estadunidense. Foi o primeiro a utilizar o termo "hip hop" e criou as bases técnicas e artísticas de gêneros musicais como o "Freestyle". Toda a campanha do Agosto Negro pode ser acompanhada pelas redes sociais do CPV.

Museu da Maré em live da UFRJ

Na última segunda-feira (02) a conservadora-restauradora do Museu da Maré Thamires Ribeiro participou do 1º Ciclo de Palestras Comunidade e Patrimônio com o tema "Museu da Maré: práticas e experiências", pelo canal do projeto de extensão da UFRJ "Construindo Diálogos". O evento teve participação também da professora Dra. Ana Paula Correa de Carvalho, coordenadora do projeto, e Mauro Fainguelernt, professor membro do "Construindo Diálogos". Pode ser visto no Youtube.

NEPS publica novo artigo em revista acadêmica

Os pesquisadores do NEPS Francisco Overlande e Humberto Salustriano e a pesquisadora e educadora do CEPL Noélia Rodrigues tiveram o artigo “Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular” publicado na Revista Intellèctus da Uerj. O artigo aborda a experiência, em turmas do ensino médio de escolas públicas do estado, de prática docente decolonial, tendo como proposta pedagógica a utilização do Museu da Maré como exemplo de pedagogia Anti/Contra/Decolonial como forma de contrapor uma historiografia tradicional eurocentrada. O artigo pode ser lido aqui.

Playlist: Tempo do Medo

O Museu da Maré segue criando playlists com músicas sobre os diferentes tempos da exposição "12 tempos da Maré", e a 11ª foi Tempo do Medo. As canções escolhidas trazem a reflexão sobre o medo como um instinto ancestral, mas também como algo que pode paralisar. Ao mesmo tempo, o medo deve ser superado para dar lugar à luta, principalmente a luta coletiva que leva a conquistas coletivas. Pode ser ouvida no Spotify.

#Vacine-se

As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde. Em tempos de pandemia o ato de se vacinar é um cuidado individual, coletivo e político. O Projeto Preparatório tem feito nas redes sociais uma campanha pela vacinação, com participação de educadoras(es), educandas(os) e parceiros. Para participar basta tirar uma foto com a frase #Vacine-se Por você, por nós, por todos! Veja todas as fotos no Instagram.

Universidade para quem?

 

O NEPS-CEASM e o programa de extensão PROMOVIDE (UERJ-Febf) promovem a live “A universidade é para quem?” na próxima sexta-feira, dia 13, das 19h às 20h30. Além do membro do NEPS e diretor do CEASM Lourenço Cezar, vão participar Laís Gomes e Carlos Eduardo Viana, graduandos da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Também terá interpretação em LIBRAS por Joyce Leite, graduanda da FEBF. O PROMOVIDE é o Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação, um programa de extensão da faculdade. 

O evento irá debater o quanto as desigualdades educacionais impactam no acesso às universidades para as camadas populares, e o quanto esse cenário foi agravado pela Pandemia e pela conjuntura sociopolítica. Será transmitido no canal de Youtube da FEBF e haverá lista de presença para gerar declaração de participação. 

Homenagem: Silas Ribeiro

Abrindo a comemoração de Dia dos Pais, foi homenageado pelo Museu da Maré na sexta-feira (06) Seu Silas Ribeiro da Silva. Morador do bairro da Saúde até os 10 anos de idade, ele frequentava as proximidades da Maré na infância: seus avós moravam na Ilha do Bom Jesus, onde hoje é a Cidade Universitária da UFRJ. Já adulto, apaixonou-se por uma mareense, e ele e Léa se casaram em 1966. Tiveram três filhas, sustentadas pela barraquinha na frente de casa, na Rua Nova Jerusalém, onde Seu Silas vendia doces e bolos que preparava. Depois, começou a trabalhar na pintura de casas, apartamentos e construções em geral, tendo pintado as salas de aula, fachadas e portas do CEASM, além do famoso barraco sobre palafitas do Museu. Saiba a história completa desse mareense de 85 anos pelo Facebook do Museu.

CEASM 24 anos

Agosto é o mês de comemoração do aniversário do CEASM, marcado pelo dia 15 de agosto, próximo domingo. Estamos prestes a completar 24 anos de luta, resistência, educação, cultura, memória, comunicação... e dessa vez vamos realizar um evento virtual, nos dias 18 e 19 de agosto, fazendo a conexão entre nossos projetos e Paulo Freire, que em 2021 completaria 100 anos. As lives serão realizadas das 19h às 20h30 na quarta-feira (18) e na quinta (19) e serão transmitidas pelo Youtube do CEASM: bit.ly/YTceasm. Em breve mais informações nas redes sociais!

CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 22/08. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp