Copy
ano XXX • 29 agosto 2021 • nº 1458
Tempo Comum • 22º Domingo
No dia 5 de setembro celebraremos presencialmente a Santa Ceia do Senhor em nosso Templo. Contamos com todos, para a observação de todos os protocolos sanitários: utilização de máscara, uso de álcool gel e a preservação do distanciamento entre os irmãos.

Ponha tudo na minha conta

E, se ele causou algum dano a você ou lhe deve alguma coisa, ponha tudo na minha conta. Filemom 1: 18

Mês passado encomendei a troca de uma porta aqui em casa. O profissional fez o orçamento e eu autorizei. Ao fazer a instalação, o homem danificou a porta. Eu reclamei e por falta de compreensão do homem, gerou-se o desgaste. Para não aumentar o desgaste e para dar testemunho, mandei por tudo em minha conta. Assim o mau foi desfeito.

Nós não viemos ao mundo para ganhar todas, o nosso maior desafio é perder e ainda por tudo em nossa conta. 

Pare pra pensar.  Jesus pagou por nossa falta.  Falhamos feio, merecíamos ser presos e mortos. Mas Jesus manda colocar tudo em sua conta. E assim entregou sua vida por mim e por você.

O texto de hoje, que está no livro de Filemom, trata dos interesses pessoais de dois cristãos, Filemon e Onésimo.  Filemon vivia em colossos, e era um dos filhos na Fé de Paulo (Cl 4:9). Onésimo,  cujo nome quer dizer útil, era um escravo da casa de Filemon. Depois de roubar seu senhor,  Onésimo fugiu para Roma.  Segundo a lei romana, Filemon poderia tê-lo punido com a morte, caso ele fosse capturado. Em alguma ocasião, o mesmo encontra o apóstolo Paulo em Roma e se tornou um crente em Jesus.

Paulo, que se refere a si mesmo como prisioneiro de Jesus Cristo (v 1:9), está enviando Onésimo de volta a casa de Filemon, pedindo que Filemon receba Onésimo da mesma maneira como receberia Paulo.  Não como um escravo, mas como companheiro de fé em Cristo (v 15-17). Paulo assegura a Filemon que ele mesmo pagará por quaisquer dívidas que Onésimo lhe  deva ou danos que ele tenha causado, desta maneira intercedendo por Onésimo. Não apenas Paulo insiste para que Filemon haja com amor de Cristo,  como está confiante de que o amor vencerá.  “Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo”. (v 21)

A singular elevação do pensamento de Paulo, embora pudesse ser considerado de maior proveito em seus outros textos,  que tratam de assuntos de mais importância, é confirmado também nesta carta, na qual,  embora se ocupa de um assunto comum e sem importância, DEUS É ELEVADO COM SUA COSTUMEIRA EXALTAÇÃO.  Devolvendo um escravo e ladrão fugitivo,  pede perdão pra ele. Mas ao advogar por esta causa,  Paulo disserta sobre O  PERDÃO CRISTÃO com tal habilidade que parece falar sobre os interesses de toda a igreja em vez dos assuntos particulares de um indivíduo.

Eu tenho um irmão em Cristo que é desta forma. Certa vez o vi assumindo uma dívida que não era dele por amor a Cristo, para dar testemunho, para mostrar o quanto Deus nos ama. Fico imaginando quantas vezes deixamos de falar com alguém por desavenças, não perdoamos, falamos mal de comportamentos alheios. Assumir uma dívida de outro, seria uma insanidade. 

Mas o Espírito está nos lembrando que Jesus assumiu a nossa dívida. Ele pagou o preço de nossos pecados mesmo sem merecermos. E nós, o que temos feito com o nosso semelhante quando nem perdoar conseguimos? 

E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e lhe perguntou: — Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então Jesus lhe perguntou:   — O que está escrito na Lei? Como você a entende? A isto ele respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento.” E: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” Então Jesus lhe disse:   — Você respondeu corretamente. Faça isto e você viverá.  (Lucas 10: 25.28)

Da multidão dos que creram, uma era mente e um coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhava tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoa necessitada entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e colocava os pés dos apóstolos, que os distribuíam segunda necessidade de cada um. (At 4:32-35)

Irmãos,  Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas (Rm 12: 18).  Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.  (Hb 12: 14)

E, se o teu irmão, seu próximo, causou algum dano a você ou lhe deve alguma coisa, ponha tudo na minha conta.

A. P. Santos

A Vida Nova está presente para amar e apoiar os membros da nossa comunidade, seguindo o modelo de Cristo (Mc 12.29:31). Como Pastor dessa Igreja quero orar por você e com você. Não hesite em contactar-me quando precisar de cuidados, seja uma palavra de encorajamento ou apoio em um período de incertezas. Estou à disposição para visitar os enfermos, em casa ou no hospital. Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto
pastorcarlos71@gmail.com
(11) 97030-5731

Ainda estamos sem atividades presenciais devido ao Coronavírus acompanhe nossas atividades online em www.vidanovaonline.com.br/agendaonline

Agenda de Atividades

10/setembro (sex.)
     15h30 Reunião de Casais

Agenda Semanal

quartas
    20h30    Conexão da Fé na página www.facebook.com/ipividanova
quintas

    15h00    Reunião de Oração via whatsApp
sábados

    17h00    Escola Bíblica Jovens
domingos
    10h00    Culto online na página www.facebook.com/ipividanova
domingos após o culto

                 Escola Bíblica Infantil

Agenda online em www.vidanovaonline.com.br/agendaonline
 

Datas Comemorativas

09/setembro (qui.)
Eleição da primeira diretoria da Associação Evangélica Beneficente (AEB), em 1928, com o Rev. Otoniel Mota, da IPIB, na presidência.

Chave PIX

68486737000108

Atualização Cadastral

Estamos disponibilizando a Ficha de Atualização Cadastral que todos os membros precisam preencher por solicitação do presbitério.
Ela pode ser preenchida online através do link http://bit.ly/atualizaDadosIPIVN ou com um dos diáconos no domingo.

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.
Salmo 90:12

08/setembro (qua.)
    Neyde Crevatin

Mais informações em

Vida Nova Online Vida Nova Online
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Instagram Instagram
Email Email
PodCast (Spotify) PodCast (Spotify)
Envie seus avisos para:
avisos@vidanovaonline.com.br
WhatsApp: +551155427131
CONTATOS
+55 (11) 5542-7131
www.vidanovaonline.com.br
vidanova@vidanovaonline.com.br
IPI Vida Nova
Rua Princesa Isabel 1123
Sao Paulo, SP 04601-002
Brazil

Adicione o nosso contato na sua agenda de endereços
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Marcelo Augusto Pessoa
       Paula Fava Bon
       Romeu Borges Júnior
       Stelleo Passos Tolda
Copyright © 2021 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp