Copy
Visualize o conteúdo deste email em uma janela de seu navegador web
Edição 08/21
 
Por Eliade Lisboa em 30/08/21.
O cinema e a cultura pop são fortes influências no portfólio da fotógrafa.
Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 26/08/21.

Dissertação de Nicoli Braga Macedo, publicado em Apresentação oral no Congresso Internacional Luso Brasileiro, 2018, Lisboa, Portugal.



Nesta dissertação analisamos os conceitos do Feminino e do Fotográfico, estabelecendo as particularidades que compõem cada um deles. Sobre o feminino realizamos um estudo objetivo presente em meados dos anos de 1970, que engendrou uma mudança significativa na produção das artes visuais, principalmente nos Estados Unidos e Europa, juntamente com o surgimento de movimentos radicais feministas. Aliados, as artes visuais e os movimentos feministas foram importantes para que houvesse uma proliferação de manifestações, tanto artísticas, quanto sociais, voltadas à crítica dos modelos e pensamentos que viam a mulher em um papel secundário. O segundo termo, o Fotográfico, advém também do mesmo período histórico, quando novas formas e médiuns artísticos foram explorados neste fazer, e a fotografia adquiriu um papel importante nessa trajetória. O ato fotográfico foi compreendido como uma mensagem que estrutura uma realidade ficcional, construída através do olhar de cada artista, que, nos referidos casos, denuncia códigos ideológicos presentes na sociedade no que diz respeito à composição da imagem da mulher. A partir desta perspectiva, a dissertação reflete, a partir do trabalho de três artistas: a norte americana Cindy Sherman (n.1954); a portuguesa Júlia Ventura (n.1952) e a brasileira Rosângela Rennó (n.1962), as relações entre o campo da fotografia e orientação figurativa em torno da imagem da mulher. Relacionando as imagens com os reflexos dos desdobramentos sociais, culturais e políticos em torno da formação ideológica da figura feminina, resultantes da ideologia patriarcal. A análise das imagens, dentro das séries escolhidas em cada uma das artistas, torna-se o cerne das indagações. Deste modo, decompomos o alicerce desses estereótipos restritivos em relação as mulheres e, sobretudo, os contrapor como uma realidade ficcional. Em suma, compreender como as obras são, para além de um resultado dos elementos sociais, críticas e questionadoras dessas problemáticas.


Autora

Nicoli Braga Macedo (https://orcid.org/0000-0001-7269-2622 | @nicolibraga)


Orientador

Professor Doutor Pedro Lapa (https://orcid.org/0000-0003-3775-2030)


Local de publicação

Apresentação oral no Congresso Internacional Luso Brasileiro, 2018, Lisboa, Portugal.

Acesse a publicação completa em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/33408.



Esta publicação foi elaborada com base nas informações prestadas por Nicoli Braga Macedo, através do formulário Divulgue suas publicações!. Resposta número 8.


Por Pedro Olavo em 25/08/21.
A controversa fotografia de George Mérillon, vencedora do World Press Photo em 1991.Continuar lendo »

Por Pedro Olavo em 23/08/21.
A força das mulheres é destaque em sua obra.
Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 19/08/21.

Exposição "Saberes Pelas Mãos do Tempo: Artesanato de Mato Grosso "Sesc Arsenal (Sesc MT) e Ambiente Virtual do Sesc Mato Grosso.

Continuar lendo »

Por Pedro Olavo em 18/08/21.
A história por trás da fotografia vencedora do prêmio Pulitzer de 2007 
Continuar lendo »

Por Rafaela Soares em 16/08/21.

As festas de São João não aconteceram em 2020/21 devido a pandemia covid-19. Bora matar a saudade?

Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 12/08/21.

Artigo em periódico apresentado em Revista Escrita da História.

Continuar lendo »

Por Pedro Olavo em 11/08/21.
Fotógrafa teve o trabalho eclipsado pelas exigências de seu marido, o escritor Liev Tolstói. 
Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 05/08/21.
Tese publicada no Programa EICOS - Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social - UFRJ.Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 04/08/21.

Cultura Fotográfica publica convocatória que regerá seleção de estudantes extensionistas.

Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 04/08/21.

UFOP publica edital que regerá seleção simplificada para professor substituto de Fotografia / Fotojornalismo.

Continuar lendo »

 
Convidamos tod_s autor_s que atuam no campo da fotografia a colaborar conosco enviando-nos conteúdos para serem publicados em nossas mídias, conforme os termos da Chamada de Conteúdos de Colaboradores publicada em nosso blog.
 
Publique seu conteúdo no Cultura Fotográfica
Convidamos tod_s a colaborar conosco enviando-nos informações sobre os trabalhos que desenvolvem no campo da fotografia: chamadas de trabalhos, eventos (onlines e presenciais) ou publicações (artigos, livros, monografias, dissertações, teses). Após a verificação das informações recebidas, as publicaremos em nossas mídias (blog, newsletter e instagram).
Divulgue sua Chamada de Trabalhos
Divulgue seu Evento
Divulgue suas Publicações
RSS
Website
Email
Instagram
YouTube
Este e-mail foi enviado para <<Endereço de e-mail>> em resposta a sua inscrição no serviço de distribuição de conteúdos oferecidos pelo Cultura Fotográfica. Deseja mudar a maneira como recebe nossos e-mails? Você pode atualizar suas preferências ou cancelar sua inscrição.

Se tiver gostado de nossas publicações, por favor, encaminhe este e-mail para seus amigos. Seu reconhecimento e seu apoio são muito importante para nós.


O Cultura Fotográfica é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que, mediante a produção, a distribuição e o debate de conteúdos sobre fotografia, busca contribuir para formação de uma perspectiva crítica em relação a essa tecnologia de fazer visível.
culturafotografica@ufop.edu.br
Cultura Fotográfica Rua Do Catete, n. 166. UFOP / ICSA / DEJOR. Mariana, MG. 35420-000 Brazil
 
2021, Cultura Fotográfica. Alguns direitos reservados.
 
Email Marketing Powered by Mailchimp