Copy

Ações por uma estética da vida viva

Ações de produção de conhecimento
abertas ao público.

Na sexta-feira, 24 de setembro, 19h, Banca Examinadora da terceira turma da Pós-Graduação Artes-Manuais para Educação. E, logo após a sessão de avaliação, teremos uma uma aberta do curso: As costuras da casa: habitando memórias, compondo território. No sábado, 25 de setembro, 15h30, aula aberta com o professor da Pós-Graduação Artes-Manuais para Terapias, Prof. Alexandre Heberte. Ações de produção de conhecimento abertas ao público no canal do Nina Veiga Atelier de Educação.

HABITADA
ARTES-MANUAIS E ANCESTRALIDADE:
um caminho de volta pra casa

A apresentação pública da Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pós-Graduação Lato Sensu Artes-Manuais para a Educação, da pesquisadora  Viviane Souza da Cruz, sob orientação da Profa. Especialista Luciana Bravin Aguilar, que tem como título  que tem como título HABITADA - ARTES-MANUAIS E ANCESTRALIDADE:  um caminho de volta pra casa.

A artista pesquisadora Vivi Cruz apresenta sua pesquisa em Artes-Manuais para Educação

A artista pesquisadora Vivi Cruz, do perfil "Poéticas em linha - Um relicário de pesquisa sobre: Artes-Manuais da casa. Artes-invisíveis - Memórias - Sentimentos - Modos de existir - Escrita em fios", apresenta sua pesquisa e recebe o título de Especialista em Artes-Manuais para Educação, com o parecer dos integrantes da banca examinadora, pareceristas convidados: Prof. Esp. Rodrigo Moura e Profa. Esp. Olívia Marinho Silva Lima.

No princípio era o fio e a agulha,
só depois veio a escrita.

O fazer manual e cartográfico como instrumento de investigação, observação e processos de transformação de Ser e estar no mundo.

Resumo:
Da constante sensação de descontinuidade, de uma ruptura e muitos vazios, nasce uma pesquisa sobre: memórias sem casa, alinhavadas a representação e identidade social por meio de uma escrita artesanal como um manifesto biográfico. continue lendo...

O colegiado de coordenação pedagógica convida para aula aberta logo após a banca de defesa

Olívia Lima e Gabriela Frones, especialistas em Artes-Manuais para Educação e coordenadoras pedagógicas da turma 4, convidam para uma aula aberta do curso: As costuras da casa: habitando memórias, compondo território. Vamos introduzir a temática da memória atrelada às costuras da casa, às imagens do cotidiano. Como, quando e quem faz esses gestos? A aula acontecerá na sequência da banca de defesa de Vivi Cruz.

Nina Veiga e Alexandre Heberte em aula aberta da Pós-Graduação Artes-Manuais para Terapias

O artista tecelão, mestrando da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Alexandre Heberte, e professor convidado da Pós-Graduação Artes-Manuais para Terapias, conversa com a Profa. Dra. Nina Veiga, coordenadora do curso sobre as aulas que ministrou no Módulo Sexto da Pós: A tecelagem como modo de existir.

Alexandre Heberte, artista, docente,
tecelão-performer

Alexandre Heberte, artista, docente, tecelão-performer. Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em tecelagem e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, produção, prática, ensino e reflexões da tecelagem manual e das tramas experimentais. Mestrando do PPGARTES - UERJ. Professor da Pós-Graduação Artes-Manuais para Terapias.

A conversa da aula aberta circulará em torno do artigo de Alexandre Heberte

Diz o Prof. Alexandre Heberte, no artigo que escreveu para a disciplina CONCEITUALISMO, PÓS-CONCEITUALISMO E FORMAS DE VIDA, que cursa no mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes - PPGARTES, da UERJ:
            "Se o tecelão um dia foi subalterno, cabe a ele estudar, estruturar o pensamento, pensar epistemicamente como os que estão no poder, para “elaborar um conhecimento contra hegemônico” (BERNARDINO-COSTA, 2016, p 19). Aliás, não só estudar, mas também criar tramas “desviantes” (FIDELIS, 2018) que libertem todas as tecituras das normas canônicas. - Menino, é errado tecer assim!". Continue lendo um fragmento...

Online 100% afetivo

100% online, 18 meses para cursar os dez módulos do curso. Venha pesquisar conosco. Plantões pedagógicos semanais, rodas de conversas mensais e interação diária pelo Telegram.

mais informações »

Online 100% interativo

Aulas 100% online, em interação constante e afetiva, com docentes e colegas. Comece a cursar quando quiser. Você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.

mais informações »

Facebook
Twitter
Link
Website
Email
YouTube
Copyright © 2021 Artes-Manuais, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp