Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

notícias do ICOM << 

 

Anuidades 2022: calendário de renovação e inclusão de novos membros


A partir de 2022, o ICOM Brasil deverá se adequar ao calendário fiscal do International Council of Museums, o que provocará uma mudança no cronograma do pagamento de anuidades para renovação e ingresso de novos membros. Para este novo ciclo, quem desejar permanecer ativo ao longo de 2022 deverá realizar o pagamento da anuidade até o dia 21 de março. O novo cronograma vale também para membros institucionais.

O ICOM Brasil fez todo o esforço para não repassar a variação de câmbio à taxa, estipulada com base nas tarifas internacionais definidas pela entidade em Paris. Com isso, serão mantidos os valores atuais para os membros individuais. As anuidades de membros institucionais serão reajustadas apenas pelo IPCA. Em breve, serão divulgados os valores por categorias e as formas de pagamento.

POR QUE SER MEMBRO DO ICOM? 
O International Council of Museums é a maior entidade global de profissionais de museus, reunindo cerca de 44.000 membros em mais de 140 países. Fundado em 1946, tem protagonizado debates sobre a prática e a teoria do setor. 

Membros do ICOM têm direito a: 
Acesso gratuito a museus em todo o mundo.
Poder de voto, no caso dos profissionais ativos, em um dos 31 comitês internacionais temáticos.
Acesso exclusivo a documentos e publicações como a revista Museum International.
Desconto em cursos realizados por parceiros.

Saiba mais sobre os benefícios de se associar ao ICOM.


Se preferir, fale com a gente:
✉️ icom.bra@gmail.com 
📱 (11) 97380-5381 - WhatsApp


Chamada para artigos na Museum International

 

Que tal divulgar a sua pesquisa ou experiência institucional em uma revista de circulação global? A Museum International abriu prazo para submissão de artigos para sua próxima edição, a ser publicada em meados de 2022. A revista normalmente é temática, mas esta edição será livre: vale qualquer assunto relacionado a museus e patrimônio - exceto os impactos da Covid-19, que serão reunidos em uma edição especial. A Museum International é publicada em inglês e chinês - mas para submissão de resumos, são aceitos inglês, espanhol e francês, as línguas oficiais do ICOM. As candidaturas ficam abertas até 18 de novembro.  


Comitê para Educação promove debate sobre museu decolonial

 

O Comitê Internacional para Educação e Ação Cultural - América Latina e Caribe (CECA LAC) promove no dia 7 de outubro o debate Olhares sobre o museu decolonial e anticolonial, em parceria com a Faculdade da Informação da Universidade de Toronto e o grupo Museum Professionals of Colour (MPOC). O evento terá tradução simultânea para inglês e espanhol e acontece às 17h no horário de Brasília. Inscrições.

ICOM e WikiMedia se unem para proteger bens culturais do Afeganistão


Um dos temores mundiais com a ascensão dos talibãs no Afeganistão é com a segurança dos bens culturais do país. A convulsão social iniciada com a retirada repentina das tropas americanas, após 20 anos de ocupação, promove condições favoráveis ao roubo e tráfico de artefatos. Por isso, o ICOM anunciou parceria com a Wikimedia para lançar uma campanha colaborativa visando dar visibilidade a imagens de bens em risco. A base do trabalho é a Red List de Antiguidades Afegãs sob Risco.

A iniciativa pede a pessoas, em qualquer parte do mundo, que façam o upload de fotografias de artefatos para a galeria do Wikimedia Commons, onde podem ser facilmente consultadas. Os internautas também estão sendo estimulados a completar verbetes sobre os bens culturais e inserir links e fontes para outros dados ou traduzir verbetes já existentes em outras línguas. O site do ICOM tem mais informações sobre como participar.   

temas do momento<< 
 

A saga do Ubirajara jubatus 


O caso do dinossauro cearense Ubirajara jubatus segue contrapondo a comunidade científica brasileira à alemã. No mês passado, o Staatliches Museum für Naturkunde Karlsruhe (SMNK) anunciou em suas redes sociais que considera como parte legal de sua coleção o fóssil encontrado na chapada do Araripe e retirado do Brasil, em condições hoje questionadas, em 1995.

O debate começou no ano passado, quando a revista Cretaceous Research publicou um artigo alemão divulgando a descoberta do novo dinossauro - em pesquisa realizada sem a participação de profissionais brasileiros, como é mandatório nesses casos. A novidade pegou de surpresa a comunidade científica nacional, que não fazia ideia da existência do fóssil.

O podcast da Folha de S. Paulo explica todo o imbróglio, que expõe a fragilidade histórica da capacidade brasileira de proteger seus bens culturais, sendo os fósseis uma das tipologias mais ameaçadas pelo tráfico internacional.    

 

Começa contagem regressiva para reabertura do Museu do Ipiranga 


Com direito a show virtual do músico João Bosco, o Museu do Ipiranga inaugurou em 7 de setembro um relógio para marcar a contagem regressiva para sua reabertura, que acontecerá em 2022, nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil. A ocasião marcou também o início da reforma do jardim francês que fica em frente à instituição, fechada desde 2013 por problemas estruturais. Segundo o Governo de São Paulo, a obra está 70% concluída. O show, que aconteceu dentro do edifício, continua disponível no Facebook da instituição.

 

PPGMUS-USP divulga dossiê sobre dissertações defendidas desde 2014


O Dossiê Egressos, divulgado pelo PPGMUS-USP, compila e analisa informações sobre os trabalhos desenvolvidos por 72 pesquisadores do programa entre 2014 e 2019. O material apresentado inclui fichas com os principais dados de todas as dissertações defendidas, análise estatística sobre as palavras utilizadas nos títulos dos trabalhos, análise de recorrência de informações como orientadores, linhas de pesquisa, profissionais integrantes das bancas, dentre outras. O trabalho também traz informações atualizadas sobre o trabalho profissional atual dos egressos. Confira no site do PPGMUS.
 

 

Um museu sobre a história racista dos EUA 
 

A primeira experiência do visitante no Legacy Museum é uma sala que reproduz ondas de 10 metros de altura quebrando sobre sua cabeça - a instalação alude à violência do transporte de pessoas escravizadas na travessia do Atlântico, realizada nos porões de navios negreiros. O museu já existia, mas abre ao público numa nova sede neste 1º de outubro, na cidade de Montgomery, propondo a ligação direta entre a escravidão e o problema contemporâneo do encarceramento em massa da população negra. 

para ficar de olho << 

 

>> O IBRAM divulgou o edital da 8ª Edição do Prêmio Darcy Ribeiro, voltado a reconhecer iniciativas em educação museal. Serão distribuídos 10 prêmios de R$ 10 mil. Inscrições até 29 de outubro. 

 

publicações << 

 

Museologia e Interdisciplinaridade, da UNB. Edição especial sobre acervos museológicos em ambientes digitais. 

Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, do IBRAM. Edição revisada.

Museologia e Patrimônio, do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
Volume 5 | Volume 6 | Volume 7 | Volume 8

Guia de Museus, da Universidade Federal de Uberlândia.


 

vagas << 

 

Museu da Energia (Itu) - Auxiliar administrativo. Candidaturas até 4 de outubro. 

Japan House (SP) - Gerente de Marketing e projetos digitais. 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2021 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp