Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 29ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
Coordenador do CPV em pesquisa inédita


 
Tem sido muito divulgada uma pesquisa, do coletivo Movimentos, que revela que  que 54% dos moradores de favelas (Maré, Alemão e Cidade de Deus) perderam empregos na pandemia.
Um dos coordenadores do projeto é o pesquisador e educador do CPV Aristenio Gomes, que em uma de suas entrevistas declarou ao RJTV: "A população favelada acabou sendo impedida, exatamente, de cumprir isolamento social. As domésticas, entregadores de aplicativos de modo geral, eles acabaram sendo o motor, fizeram com que outra parte da sociedade pudesse fazer isolamento".  
A pesquisa ainda traz dados como: pessoas que solicitaram / receberam auxílio emergencial, pessoas que souberam de alguém que morreu de Covid, pessoas que durante a pandemia ouviram tiros, pessoas que sofreram descriminação (a exemplo de racismo) e pessoas que dizem sentir ansiedade.
A pesquisa "Coronavírus nas Favelas: A Desigualdade e o Racismo sem Máscaras", completa, pode ser acessada no site do Movimentos: https://www.movimentos.org.br/
Jornada Científica: submissão de trabalhos aberta


O CEASM e outras organizações realizam, entre os dias 16 e 20 de novembro, a I Jornada Científica Favelades Universitáries, totalmente online. Já se encerraram as inscrições para minicursos, porém está aberto o período de submissão de trabalhos até o dia 13 de outubro. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, moradores/ex-moradores nos territórios do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadoras/es vinculadas/os a organizações sociais, coletivos populares e outros, baseados ou com atuação em periferias ou favelas do Estado do Rio de Janeiro.
Os detalhes podem ser vistos em: https://www.even3.com.br/favela_universidade/
A I Jornada Científica Favelades Universitáries tem por objetivo promover a divulgação sócio-técnico-científica-cultural de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidas por estudantes universitários e lideranças sociais moradores das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro. É realizada pelo Fórum Favela Universidade, juntamente com o CEASM/ Museu da Maré; Rede CCAP/ Casa Viva; Fiocruz e UFRJ.
É possível acompanhar pelo Instagram: instagram.com/forumfavelauniversidade
Setembro Amarelo


A equipe de Psicologia do CPV-CEASM participou de uma roda de conversa sobre Saúde Mental e Autocuidado no Colégio Bahia, colégio estadual da Maré. Os próprios alunos apresentaram palavras relacionadas ao tema e deram relatos, o que possibilitou trocar experiências e esclarecer dúvidas. A equipe, composta das psicólogas Vanessa Américo, Bruna Gabriela Oliveira e Fernanda França, além da educadora Angela Santos, ainda apresentou redes de apoio e indicações de espaços para tratamento psicológico gratuito ou com valor social.

Nas redes sociais, o CEASM finalizou a série de posts "Saúde mental é...", em referência ao Setembro Amarelo, abordando em suas redes sociais os temas de direito a fonte de renda, comida no prato e acesso à saúde. Os posts tiveram como objetivo indicar fatores do adoecimento mental de nossa população, muitos deles causados pela crise econômica, desemprego e negligência estatal. Veja no nosso Facebook.
Primavera dos Museus: lançamento de vídeos



O Museu da Maré lançou, na última semana, os vídeos produzidos coletivamente pelos participantes das oficinas de Teatro e Hip Hop, que ocorreram durante os meses de fevereiro, março e abril, no contexto da Lei Aldir Blanc de apoio emergencial aos artistas em todo o país, e, particularmente, na Maré. Os vídeos estão disponíveis no Youtube e o lançamento também faz parte da programação da 15ª Primavera dos Museus.
NEPS conclui oficina de pré-projeto de pesquisa

 
O NEPS-CEASM realizou esta semana, nos dias 27 e 28, a segunda edição da Oficina de Elaboração de Pré-projeto de Pesquisa, voltada para o acesso ao mestrado. A inscrição foi um grande sucesso e as vagas foram preenchidas rapidamente. Nas redes sociais, os participantes deixaram mensagens agradecendo a oficina aos educadores envolvidos.

Ontem (02) o NEPS deu início a seu curso de extensão "Quando a favela pesquisa: teorias e metodologias insurgentes". O curso com aulas semanais, até o dia 11 de dezembro, destina-se a produzir processos coletivos de formação pedagógica e acadêmica  e propiciar a ação-reflexão de pesquisadores periféricos em parceria com a universidade. A atividade é uma parceria entre NEPS e o Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação (PROMOVIDE), da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ).
Prep de Portas Abertas se inicia



O Curso Preparatório vem realizando toda terça e quinta-feira as lives do "Prep de Portas Abertas - Encontros 2021". A última realizada teve como tema "Migração: um debate atual", com os professores Luiz Lourenço e Jessé, além do entrevistado Raphael Santana. Outro tema já abordado foi "Literatura e Psicanálise", no qual a educadora Ana Paula Nascimento e o professor Marcos Alexandre conversaram sobre a representação da "histeria" feminina na literatura. As lives acontecem toda terça e quinta às 19h30 no Instagram do Prep, onde podem ser vistas as lives gravadas.

Durante o mês de setembro o curso também realizou formações continuadas entre as educadoras e educadores, e um dos temas foi o trabalho com crianças de altas habilidades.
Campanha antirracista: saúde mental e racismo

A campanha antirracista do CPV abordou, nas redes sociais, os impactos do racismo na saúde mental da população negra.
"Numa sociedade que se constituiu a partir da ideia de exploração e segregação, em que existe um grupo dominante e outros dominados, não se pode ter dúvidas de que o racismo é um desencadeador de sofrimento, visto que as relações de poder, a exclusão, o apagamento de referências identitárias (políticas, culturais, sociais etc) criam um solo fértil para o surgimento de várias angústias. O racismo é cruel, adoece, machuca por dentro e por fora. Ele mata todos os dias. Mata simbolicamente, emocionalmente, psicologicamente e fisicamente."
Leia o post completo no Facebook.

Museu participa de debate: resistência cultural

 

A coordenadora do Museu da Maré Cláudia Rose participou, em 24 de setembro, do programa "Soberania em Debate", do Movimento SOS Brasil Soberano. Com o tema "A resistência cultural nas comunidades", Cláudia Rose conversou com a jornalista Beth Costa e o Cientista Político Jorge Folena, coordenadores do Movimento.
A live pode ser vista no Youtube.

CPV participa de evento sobre prés comunitários e audiovisual

Renata Carneiro, educadora do CPV de História das Atualidades, participa na próxima quinta-feira (07) do ciclo de debates "História, audiovisual e pré-vestibular comunitário: troca de experiências". Ela participa às 10h30 com o tema "Imagens, história: resultados e desafios".
O evento é promovido pelo projeto de extensão "História contemporânea e cultura audiovisual: debates e experiências na sala de aula" (DEPEXT-UERJ).
O link para os encontros é: https://meet.google.com/yrj-powg-xag
O evento fornecerá certificado de 12 horas.

Homenagem: Soraia de Brito

O Museu da Maré homenageou, em 25 de setembro, Soraia de Brito, que foi diretora no CEASM na década de 2010 mas cuja história conosco começou bem antes. Nascida na favela Parque Maré em 1978, ela cursou a primeira turma do CPV, em 1998. Foi a primeira da família a entrar na universidade, cursando Pedagogia na UFRJ. No CEASM, trabalhou nas equipes e na coordenação de projetos importantes para a instituição. Ela foi uma das articuladoras da parceria com o Museu da Vida/Fiocruz; coordenou o projeto Comunidade Conectada de inclusão digital, que acontecia no Museu da Marée ; também foi coordenadora do projeto Preparatório para o Ensino Médio. Além da atuação no CEASM, teve uma brilhante trajetória como conselheira tutelar, em projetos para mulheres, alfabetização e outros. Assumiu a diretoria do CEASM em 2009, mas a perdemos precocemente em 2013, aos 36 anos.
A homenagem a essa amiga, cheia de saudade e com depoimentos de amizades e familiares, pode ser lida no Facebook do Museu.
Soraia Presente!

CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 17/10. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp