Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 30ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
Homenagens aos professores
 

Foi celebrada na sexta-feira (15) o Dia das Educadoras e Educadores, e os projetos do CEASM prestaram suas homenagens. Nas redes sociais da instituição e do CPV foram publicados depoimentos sobre ser educadora/educador de Marilene Nunes, Luiz Lourenço e Francisco Overlande. O Curso Preparatório também homenageou seus educadores, lembrando no texto dos desafios do ensino remoto mas mantendo a esperança de dias melhores. O NEPS-CEASM também prestou sua homenagem, reafirmando que é formado por professores da educação básica com trajetória na educação popular e que, ainda, enfrentam o desafio de fazer pesquisa.  

 

Durante todo o mês de outubro o Museu da Maré vai homenagear educadoras e educadores que marcaram a história do povo mareense. A primeira homenageada, em 02 de outubro, foi a professora Maria José Monsanto, também conhecida como dona Zezé, que foi diretora do CIEP Samora Machel nos anos 1980. A homenagem contou com depoimentos de ex-alunas e até um poema do ex-aluno Epiridião Duarte. Pode ser vista no Facebook 


Na última sexta-feira (15), a homenagem foi ao educador Leon Diniz, que lecionou Geografia no CPV-CEASM e até foi coordenador do curso, nos anos 2000. A homenagem ainda traz seu histórico de militância, passando pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), PT e mandato parlamentar, mas sem se distanciar da educação. No texto da homenagem, os depoimentos de muitos que já participaram ou ainda participam dos projetos do CEASM.

Pesquisa do Movimentos em live


A pesquisa "Coronavírus nas favelas: a desigualdade e o racismo sem máscaras", do coletivo Movimentos, parceiro do CEASM, continua tendo grande repercussão. Na última quinta-feira (14), a pesquisa foi divulgada pelo coordenador do CPV-CEASM Aristenio Gomes na live "Práticas e terapias não farmacológicas de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade", promovida pela Associação Brasileira de Enfermagen (ABEn Nacional). Pode ser vista no Youtube.
Saúde mental em pauta

 

No dia 10 de outubro, o Dia Internacional da Saúde Mental, os projetos do CEASM compartilharam um post com formas de cultivar a saúde mental. Considerando todos os fatores de negação de direitos que levam ao sofrimento mental, consideramos importante compartilhar também técnicas individuais de autocuidado.  



 

Ainda trabalhando o tema da saúde mental, o CPV publicou sobre o papel de Dona Ivone Lara, que foi enfermeira e atuou na Saúde Mental, principalmente no  Instituto Psiquiátrico Pedro II. Ela, que ainda se tornaria compositora, ainda cursou Serviço Social e se espacializou em Terapia Ocupacional ao lado de Nise da Silveira, participando da revolução do tratamento psiquiátrico.

Dia das Crianças e a garantia de direitos


 

No dia 12 de outubro, conhecido como Dia das Crianças, os projetos da instituição publicaram um texto sobre a importância de se reconhecer as diferenças entre as crianças, em termos sociais, de raça, econômicos. Diferenças essas que fazem com que o acesso a direitos seja desigual, mesmo havendo documentos e políticas que tentem garantir a equidade. Dia das Crianças também é uma data pra refletir, sempre analisando os desafios existentes e privilegiando a defesa dos direitos de todas, sem exceção. 

Que nossas crianças possam ter boa alimentação, brincar em segurança, ter educação e saúde de qualidade!

Experiências de solidariedade durante a pandemia
 
 

O diretor do CEASM Luiz Antônio de Oliveira participou, na última quarta-feira (13), do evento "Tecendo redes de apoio e solidariedade para o enfrentamento da FOME durante a pandemia". Trata-se de uma das rodas de conversa do movimento "O SUS nas ruas", e também participaram Flávia Borges dos Santos e Maria Ednalva Ribeiro da Silva. O evento foi realizado no aplicativo Zoom.  

NEPS apresenta trabalho na live "Arte e direito à experiência"
 

 

O professor Diogo Nascimento, integrante do NEPS-CEASM, apresentou seu trabalho na live "Arte e direito à experiência: caminhos educativos em uma faculdade da Baixada Fluminense", no último dia 13. Nascimento fez a apresentação de seu projeto Experiências, desenvolvido na Fundação Educacional de Caxias (FEUDUC) durante quatro anos, junto com dois de seus participantes: Andreza Pinheiro e Marcleivson do Nascimento.  

A live foi organizada pelo Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação (PROMOVIDE), projeto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), em parceria com o NEPS-CEASM. 

Pode ser vista no Youtube.

Prep de Portas Abertas 2021

Continuam acontecendo as lives do "Prep de Portas Abertas - Encontros 2021", a versão virtual do evento realizado pelo Curso Prepatório anualmente. As lives acontecem toda terça e quinta-feira às 19h30, e as últimas foram bate-papos com ex-alunes além de uma live, no dia 14, sobre a Caatinga e o Projeto Severinas-Mulheres do Sertão.  Todas podem ser vistas no Instagram.

Inscrições abertas para submissão de pesquisas

A submissão de trabalhos para a I Jornada Científica Favelades Universitáries está aberta só até amanhã (18). O evento será realizado, online, entre os dias 16 e 20 de novembro, e há nove áreas de pesquisa nas quais os trabalhos podem ser inscritos. No momento da inscrição é necessário ter pronto o resumo do trabalho. Todos os detalhes foram publicados em matéria no Jornal O Cidadão. 

 Também está aberta a submissão de trabalhos ou relatos de experiência para o 5º Seminário de Educação Popular do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do RJ, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro. O evento terá oficinas formativas, sarau cultural e apresentação de trabalhos e pesquisas, além da Plenária do Fórum. Estão abertas as inscrições para oficinas e submissão de trabalhos.

Aulão do CPV online

Enquanto não começa o Seminário, o Fórum de Prés Populares está organizando e transmitindo aulões, cada um realizado por um pré-vestibular comunitário participante do Fórum. O CPV-CEASM participa no dia 25 (segunda-feira), das 20h às 21h30, com o tema "Entendendo a estrutura: gênero e sexualidade". Será transmitido no Youtube, onde já pode ser visto o primeiro, com os temas "A importância do #AdiaENEM" e "Viver dignamente é 'apenas' questão de matemática?".

Museu da Maré como futuro emergente


O Museu da Maré participou do 12º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRJ, no dia 13, através de seu diretor Antônio Carlos Pinto Vieira. Ele participou da mesa "Do colonialismo à reconquista: ações proativas para um futuro emergente” falando da experiência de criação do Museu da Maré com destaque para seu papel na luta anticolonial. Pode ser visto no Youtube.

Luto por dona Neusa Santana

Publicamos aqui na edição 27 a homenagem do Museu da Maré a dona Neusa Santana dos Santos, mareense nascida na Bahia que veio para a Maré nos anos 1950. Dona Neusa carregava parte da história da Maré, tendo presenciado o aterramento do bairro. Ela nos deixou no dia 09 de outubro, e o CEASM transmite seus sentimentos e carinho à família e amigos, em especial à sua neta, a educadora Angela Santos. Manteremos viva a memória de Dona Neusa. 

CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 31/10. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp