Copy
#165 ·29/10/2021 · ver no navegador

 

Luto infantil: converse com as crianças e acolha a dor delas

Por Ivana Moreira · Fundadora da Canguru News · ivana@cangurunews.com.br
 

Olá!

A CPI da Covid me proporcionou, ao longo de seis meses, inúmeros momentos de indignação com o descalabro da máquina pública. Em sua semana derradeira, porém, meu sentimento foi de total empatia pelos “órfãos da covid”. Como não se comover com os depoimentos de jovens que perderam os pais pela doença? Num país que amarga mais de 600 mil mortes provocadas pelo coronavírus, estamos diante de um luto infantil coletivo. O que nos faz lembrar que é preciso conversar com as crianças sobre perdas – e, o mais importante, acolher a dor delas. Um dos destaques de hoje é sobre isso: como falar sobre a morte e compreender a dor dos pequenos neste processo? Fomos ouvir uma psicóloga especialista em processos de luto. 
 


 

As 5 +

Nossa seleção para você

Luto infantil: converse com as crianças e acolha a dor delas

Milhares de famílias vivenciaram a dor de perdas na pandemia de covid-19. Em boa parte delas, há crianças. Conversamos com uma especialista em processos de luto para entender melhor como lidar com o sofrimento das crianças e ajudá-las.
 

Os amigos imaginários do seu filho

Prolongamento da imaginação da criança, os amiguinhos invisíveis são um fenômeno normal da infância. Mas quando a fantasia não é desfeita é preciso ligar o sinal de alerta. Saiba mais sobre esse tema instigante.
 

As causas da gagueira infantil e os tratamentos recomendados

O Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com gagueira, de acordo com a Associação Brasileira de Gagueira. Crianças, sobretudo de 2 a 4 anos, podem ter quebras de fluência da fala, mas isso normalmente é passageiro. E se a gagueira for persistente? O que fazer?
 

Quando o pediatra vira “influencer”

Médico também é celebridade. Drauzio Varella, por exemplo, tem um milhão de seguidores no Instagram. Conversamos com alguns “pediatras influencers”, que são seguidos por uma legião de pais. Esse debate digital pode ajudar as famílias no dia a dia.
 

A dor e a delícia de ficar grávida aos 43, 45, 48...

A gravidez após os 40 anos vem aumentando significativamente no Brasil nas últimas duas décadas. Gestação natural ou fertilização? Energia ou cansaço extremo? Maturidade ou ansiedade? Veja relatos de mulheres sobre todos esses sentimentos. 
 


Curadoria Canguru

Para ler
Dica do Leonardo Miranda, designer na Canguru: Para enfrentar o caos da vida e não deixar que a mente adoeça, esse pequeno manual de Phillipa Perry – “Como manter a mente sã” – apresenta exercícios práticos para nos tornarmos mais conscientes dos nossos processos mentais. Nos tempos em que saúde mental passou a ser prioridade, é um convite à estabilidade e à sanidade.
Para ouvir
Dica da Amanda Nunes Moraes: Inspirado na obra homônima de Elena Favilli e Francesca Cavalo, o podcast “Histórias de ninar para Garotas Rebeldes” fala de mulheres extraordinárias, como Margaret Hamilton e Frida Kahlo. Narrados por personalidades da atualidade, os episódios contam ainda com efeitos sonoros e entrevistas que deixam as histórias ainda mais cativantes.


Canguru Recomenda

No café da manhã, pão e leite eram jogados no cocho de seis metros. O senhor de escravos misturava tudo com a bengala. Após o sinal, as crianças vinham comer, ao lado de porcos e cachorros. Essa reportagem da “BBC” fala das memórias dos últimos escravizados americanos vivos, colhidas entre 1936 e 1938, num projeto bancado pelo governo Roosevelt.

Há sete anos Ana Paula de Oliveira luta para que o policial militar que assassinou seu filho Johnatha seja punido. Nesta entrevista à “Revista Cult”, ela fala sobre o coletivo Mães de Manguinhos, que criou, e a força “que vem do útero” de muitas mulheres para superar a perda de um filho numa morte bárbara.

A população indígena é o grupo étnico em que a gravidez na adolescência é mais frequente. O “Nexo” preparou gráficos sobre o tema que escancaram as desigualdades do acesso à saúde.
Obrigada por seu tempo! Até semana que vem.

 

Lembrou de alguém que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


Quer sugerir uma pauta? Fale com a Equipe Canguru:

Amanda Nunes Moraes
Isadora Noronha Pereira
Malu Delgado
Verônica Fraidenraich

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2021 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos