Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Coordenador

Acabou


Ufa. Terminou o leilão do 5G. A poucos minutos da votação que chumbou o Orçamento do Estado, lá ficamos a saber que a Anacom vendeu as licenças por um valor que enche o olho: 566,8 milhões de euros, mais do dobro do que pedia no início.

Há muito que se esperava o fim deste processo. Mais de 200 dias e 1.727 rondas depois, Meo, Nos e Vodafone vão pagar acima de 100 milhões de euros cada uma, a troco do bilhete que lhes garante continuidade no setor. Um investimento pesado, porém essencial.

Enquanto as empresas licitavam, Portugal via passar navios. Em quase todos os países da UE já foram lançados serviços de 5G. E só não foi mesmo em todos porque a Lituânia se atrasou numa querela com os seus vizinhos russos.

Na sede da Anacom na manhã desta quinta-feira, encontrei João Cadete de Matos visivelmente satisfeito. Aos jornalistas, numa conferência de imprensa, disse estar certo de que o Governo também o está. Face às críticas recentes do primeiro-ministro, eu cá tenho as minhas dúvidas.

“O ministro das Finanças estará particularmente satisfeito com o resultado deste leilão”, disse o presidente da Anacom. Do produto total da venda, até 143 milhões serão usados na construção de estradas. Não de estradas digitais. Daquelas a sério, feitas de alcatrão. Algum comentário a fazer?

Se já se perdeu em toda esta trama, não se preocupe. Agora, é tempo de olhar para a frente. Nesta edição da newsletter, fiz um guia com o que precisa de saber sobre a chegada desta tecnologia.

1. O que é o 5G?

É a nova geração de rede móvel. É mais rápida do que a rede atual e traz outras melhorias técnicas. Dentro de algum tempo, substituirá a inscrição “4G” no canto superior direito do ecrã do seu telemóvel.

2. Quando chega o 5G?

O leilão já terminou, mas ainda falta a burocracia. Vão ser precisas algumas semanas para que as licenças cheguem mesmo às operadoras. A Anacom acredita que o país terá 5G no final deste ano ou início do próximo.

3. Tenho de mudar de telemóvel?

Qualquer iPhone lançado na pandemia é compatível com o 5G. Alguns modelos mais recentes da Samsung e da Huawei também. Mas a grande maioria dos telemóveis não vai além da quarta geração. Se é o seu caso e quer ter o 5G, só lá vai com um novo equipamento.

4. Vale a pena ter 5G?

Nesta fase inicial, o mais provável é que não. A tecnologia ainda tem de amadurecer e o ecossistema encontra-se em desenvolvimento. Nem por isso perde relevância: para a indústria, o 5G deverá ser transformador.

5. Vou ter de mudar de operadora?

Meo, Nos e Vodafone vão ter rede 5G e já estão preparadas para dar cobertura em algumas regiões e infraestruturas. Mas vão entrar no mercado duas novas operadoras: a Nowo (agora com rede própria) e a Dixirobil (do grupo romeno Digi Communications). Se oferecerem melhores condições, poderá fazer sentido mudar para uma alternativa mais em conta.


 

Tecnologia

​​​​​​

Anacom acusa Nos e Meo de atrasarem leilão do 5G

O presidente da Anacom acusou a Nos e a Meo de serem as maiores responsáveis pelo atraso no leilão do 5G, ao recorrerem sistematicamente a incrementos mais reduzidos.

Uma novidade

​​​​​​

Mastercard lança cartão bancário para pessoas invisuais

O Touch Card permite a pessoas invisuais ou com redução de acuidade visual identificarem se estão a usar um cartão de crédito, débito ou pré-pago, através de um "entalhe" na lateral do cartão.

Mobile

​​​​​​

Xiaomi abre cinco lojas e três quiosques até ao Natal

A marca chinesa que já ultrapassou a Apple como segunda maior fabricante de smartphones vai chegar aos 20 pontos de venda, o que "mostra a importância do mercado português para a Xiaomi".

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2021 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição