Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Coordenador

Carro da Apple a caminho


Prefere um carro ou uma maçã? E se puder ter ambos? Que a Apple está a desenhar um automóvel entra facilmente na lista dos segredos mais mal guardados da história. A marca nunca o confirmou, mas agora até já pode ver como poderá ser o muito aguardado Apple Car. Ou será iCar?

Internamente, sabe-se que tem o nome de código “Project Titan”. E por muito que a Apple recuse comentar “rumores”, o certo é que tem vindo a publicar várias patentes que não deixam margem para dúvidas: a fabricante do iPhone está mesmo a trabalhar no desenvolvimento de um carro elétrico, algo que, de resto, já tinha sido avançado pela Reuters em dezembro do ano passado.

Foi com base nessas patentes que a empresa britânica de leasing de automóveis Vanarama meteu mãos à obra para mostrar ao mundo o que poderá ser uma primeira visualização do carro da Apple. Um conceito altamente futurista e com um painel de instrumentos totalmente personalizável ao gosto do utilizador.

É evidente que a aparência final poderá não ser totalmente equivalente à destas maquetes. Além disso, a Apple pode acabar por desistir de lançar um automóvel. Contudo, importa recordar que, há um ano, a Reuters escrevia que o carro da Apple poderia entrar em produção já em 2024.

Outra novidade avançada na altura era que um – ainda – hipotético automóvel da marca Apple teria um novo tipo de bateria que não existe no mercado. O avanço tecnológico, garantia a agência, irá resultar numa redução “radical” dos custos de produção das baterias e dar mais autonomia ao veículo, comparativamente com outras opções.

Em suma, adivinham-se grandes mudanças tecnológicas no setor automóvel. Além da Apple, também a Google e a Samsung estarão a trabalhar no desenvolvimento de automóveis mais inteligentes do que os atuais, e até a Xiaomi anunciou em março que quer entrar neste mercado.

Experimente entrar no Apple Car carregando aqui, ou veja a galeria de fotos criada pela Vanarama.


 

Tecnologia

​​​​​​

Tribunal da UE confirma multa de 2,42 mil milhões à Google

O Tribunal Geral de Justiça da União Europeia negou o recurso da Google, confirmado a multa de 2,42 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à empresa por abuso de posição dominante.

Uma novidade

​​​​​​

Chão de fábrica da Sumol+Compal em Almeirim já é 5G

Soluções com base na nova geração móvel permitem melhorar rendimento das linhas de produção e acelerar intervenções técnicas. Rede começou a ser implementada em março.

Mobile

​​​​​​

YouTube oculta contagem de "dislikes" mas mantém o botão

Plataforma da Google decidiu ocultar a contagem de "dislikes" ("não gostos"), apesar de os utilizadores continuarem a poder usar o botão. Medida visa reduzir o assédio contra os criadores de conteúdo.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2021 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição