Copy
Ler este e-mail no browser.

#22 Gloria

Tiago Fortuna

Olá! 

Esta semana temos algo a celebrar: NUCLEAR foi nomeado para os Prémios Podes, na categoria de melhor podcast de Arte e Cultura! Festejamos com mais música, mais ideias partilhadas e um novo episódio, que, por acaso, se chama “Gloria” e se dedica ao género feminino. 

A Mulher tem uma imensidão colossal inscrita em si. O documentário “Woman” (2019) entrevistou mais de 2000 mulheres de 50 países diferentes. Leva-nos numa viagem pelo espectro da experiência feminina, em culturas distintas, com realidades dilacerantes e, muitas outras, comoventes. No filme, torna-se evidente que a violência contra as mulheres é um dos maiores flagelos da humanidade. Estamos em 2021 e continuam por se cumprir uma série de desígnios para a igualdade que não deviam, sequer, ser uma questão. Mas são: na educação, nos serviços de saúde, na justiça, na igualdade salarial. Tudo isto deve continuar na nossa ordem diária. Mais que estar na ordem diária, precisa de objectivos mensuráveis que promovam a equidade. 

Foi nas reflexões inspiradas pela longa-metragem que surgiram os temas para esta edição. Abrimos com Patti Smith, que rejeita a ideia do pecado original. Passamos por Savages, Sade, Chavela Vargas, Gisela João e ANOHNI. Todas cantam sobre sentimentos e ímpetos que não podem continuar a ser reprimidos. 

Novo episódio já disponível. As referências ficam abaixo e em www.culturanuclear.pt. Podem ainda encontrar o podcast na Comunidade Cultura e Arte. Fiquem connosco! 

Ouvir episódio
NUCLEAR é um podcast sobre energia cultural onde se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Existe tanto espaço para dançar como para chorar, tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá. 

LER

“Just Kids” de Patti Smith. Um raro e bonito retrato de uma relação de amor ímpar, que merece ser disseminado. Patti Smith e Robert Mapplethorpe foram ou, na verdade, são amor em estado puro. O livro leva-nos numa viagem pelas transformações que esta ligação teve ao longo do tempo, começando no plano terreno mas gravando-se na eternidade.

Foto: Direitos Reservados

VER

Woman (2019)

LETRA

There is a woman in Somalia
Scraping for pearls on the roadside
There's a force stronger than nature
Keeps her will alive
This is how she's dying
She's dying to survive
Don't know what she's made of
I would like to be that brave

 

“Pearls” (Sade, 1992)

Spotify
Website
Email
Parceira de Comunicação:
Subscrever esta newsletter
www.culturanuclear.pt

Copyright © 2021
Tiago Fortuna
All rights reserved



You can update your preferences or unsubscribe from this list.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
NUCLEAR · Rua Venancio Da Costa Lima 121 · Quinta Do Anjo 2950-701 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp