Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Coordenador

Comissão Europeia aperta as regras da publicidade política


Vêm aí regras mais apertadas para a publicidade política. Numa era de “factos alternativos”, em que as notícias falsas surgem como cogumelos nas redes sociais, a Comissão Europeia entende ser necessário apertar o enquadramento legal dentro da União Europeia.

As medidas foram propostas esta quinta-feira. “É importante que as pessoas percebam facilmente se estão perante um conteúdo político pago, online ou offline, e que possam participar em debates abertos, sem desinformação, interferências e manipulação”, anunciou num comunicado.

Apesar de se aplicarem tanto no mundo físico como no mundo digital, as medidas da Comissão atingem o núcleo das grandes plataformas digitais. Se passarem no crivo da União Europeia, será obrigatório que “qualquer anúncio político seja claramente identificado enquanto tal e que inclua informações sobre as fontes e o montante do financiamento”.

Novos tempos geram novos desafios. E o ramo executivo da Comissão quer evitar problemas na Europa como os que levaram à eleição de Donald Trump em 2016 nos EUA. É que, além destas exigências, passará a ser proibida a publicidade política direcionada com base em dados pessoais sensíveis, “sem consentimento explícito das pessoas em causa”.

Se as medidas da Comissão chegam para alcançar o objetivo, isso é discutível. Para já, fica a dúvida sobre se o “consentimento explícito” abrange ou não os longos termos e condições que toda a gente aceita e ninguém tem vontade – nem tempo – de ler.

 

Tecnologia

​​​​​​

Compra na Black Friday? Aprenda a evitar as falsas promoções

A Black Friday e a Cyber Monday são sempre momentos de tentação para adquirirmos produtos a preços reduzidos. Esta é também uma altura em que deve estar bem informado do que está a comprar.

Uma novidade

​​​​​​

Meo já oferece tarifário 5G por 30 euros/ano

No site da Meo já surge uma oferta de quinta geração móvel por 30 euros/ano. Operadoras aproveitam Black Friday para pôr telemóveis 5G nos bolsos dos portugueses.

Mobile

​​​​​​

No "comprar agora e pagar depois", prudência é bom conselho

A app Klarna chegou a Portugal e permite aos jovens pagar as compras mais tarde. Dois especialistas em crédito explicam os riscos e benefícios e ensinam a prevenir deslizes nas finanças pessoais.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2021 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição