Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Coordenador

Os segundos... a contar do fim


Portugal entrou na quinta geração móvel. Na sexta-feira, a NOS recebeu da Anacom as primeiras licenças e disponibilizou o 5G aos clientes de um dos tarifários mais caros. Depois foi a Vodafone, que seguiu uma estratégia diferente, abrindo a rede 5G a todos os clientes numa primeira “fase experimental”.

Alguns portugueses com telemóveis mais modernos já veem a inscrição “5G” no canto superior direito do ecrã. Para os realistas, somos os penúltimos da União Europeia a ter a tecnologia. Para os mais otimistas, somos os segundos a contar do fim.

Importa agora fazer três apontamentos. Desde logo, foi notório o esforço da NOS para chegar primeiro à era do 5G, um estatuto que passa uma mensagem clara ao mercado. Miguel Almeida está a tentar posicionar a NOS como líder de mercado neste segmento.

O segundo tem a ver com a Meo. A empresa é, ao dia de hoje, a única que ainda não tem licença da Anacom para lançar o 5G. Não é “vingança” do regulador contra um dos seus principais críticos. A empresa liderada por Alexandre Fonseca ainda não pagou as licenças. Ao que o ECO apurou, deverá fazê-lo nos próximos dias, mas que é estranho, lá isso é.

O terceiro apontamento é que as três principais operadoras estão a seguir estratégias diferentes. A da NOS e a da Vodafone como acima elencado, e a da Meo, que já está a vender o acesso ao 5G por 30 euros por ano, a somar à mensalidade do tarifário. Um dos objetivos da Anacom com o leilão de frequências era aumentar a concorrência no mercado das telecomunicações móveis. Veremos se é alcançado.

Portugal “escapou” ao último lugar do 5G, que será ocupado pela Lituânia. Agora que entrámos na quinta geração, é tempo de pôr este (longo) processo para trás das costas e assegurar que o 5G chega mesmo aos consumidores e às empresas. O setor, onde incluo Anacom, Governo e empresas, não esteve bem na fase de lançamento. Esta fase de desenvolvimento é a oportunidade certa para se redimir.

 

Tecnologia

​​​​​​

Andres Ortolá substitui Panarra na liderança Microsoft Portugal

A Microsoft Portugal tem um novo diretor. Mudanças surgem depois de cinco anos de liderança de Paula Panarra e num momento em que a empresa estuda abrir novo escritório fora de Lisboa.

Uma novidade

​​​​​​

Tarifa social de internet arranca em janeiro por 6,15 euros

A tarifa social de internet, destinada a consumidores com baixos rendimentos, entra em vigor a 1 de janeiro. Prevê-se que haja 780 mil potenciais beneficiários.

Mobile

​​​​​​

Google lança News Showcase em Portugal e o ECO é parceiro

O Google News Showcase chega ao mercado português esta terça-feira, com mais de 20 meios parceiros, incluindo o ECO. Multinacional começa a pagar por conteúdos também em Portugal.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2021 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição