Copy
#170 · 3/12/2021 · ver no navegador

 

Parece Covid mas não é: crianças sofrem surto de viroses respiratórias

Por Ivana Moreira · Fundadora da Canguru News · ivana@cangurunews.com.br
 

Mãe e filho sorrindo de mãos dadas e segurando sacolas de presentes


Olá!

Meu caçula está emendando um resfriado no outro. Está gripado há semanas, já perdi a conta do tempo. Bate logo aquela preocupação: será que é covid? Não, não é. O que estamos vivendo, na verdade, é um surto de viroses respiratórias fora de época porque os pequenos voltaram a frequentar as escolas e outros espaços públicos. “A partir do momento em que as crianças se reúnem, existe um aumento na transmissão desses vírus”, explica o infectologista Francisco Oliveira, num dos destaques da edição de hoje.
 


 

As 5 +

Nossa seleção para você

Crianças sofrem com surto de doenças respiratórias

A volta às aulas, o fim do distanciamento social e o tempo frio favoreceram o surto de viroses respiratórias em crianças em várias partes do país. Os sintomas parecidos aos da Covid deixam pais ainda mais apreensivos. Médicos e infectologistas falam sobre os vírus em circulação, o que causam, teste PCR e cuidados com os pequenos. 
 

Educação sexual não sexualiza, protege!

A escritora Bebel Soares conta como uma notícia sobre Fred Mercury serviu de ponto de partida para conversar com o filho sobre doenças sexualmente transmissíveis e proteção. Sim, a banana ajudou a mostrar como funciona a camisinha.
 

Minhas loucuras e histórias incomuns sobre a maternidade

O que você faria ao descobrir que desfilou pela escola de seu filho durante um bom tempo com a saia levantada? “Arrumei o vestido e tapei meu bumbum exibicionista”, diz a escritora Sheila Trindade. Em vez de torcer para que todos logo a esquecessem, ela resolveu publicar essa e outras histórias nas redes sociais – e agora também em livro.
 

Leis sobre TDAH podem mudar vida de crianças nas escolas

Uma lei federal aprovada esta semana propõe acompanhamento integral, na escola, das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia e outros transtornos de aprendizagem. Especialistas celebram a aprovação, mas ressaltam o desafio de pôr em prática a norma, que prevê medidas como diagnóstico precoce e formação docente. 
 

8 entre 10 crianças ingerem alimentos açucarados e têm cáries, diz estudo

A pesquisa foi feita em Santa Maria (RS) e os dados são chocantes: desde os nove meses de idade bebês já tomavam mamadeiras adoçadas ou consumiam lanches com guloseimas que os pais davam. Sendo que a OMS orienta ingerir açúcar somente a partir dos 2 anos. Quanto maior o consumo de açúcar, maior a chance de cáries.


Curadoria Canguru

Para ouvir
Dica da Ivana Moreira: No podcast Dilemas, perguntas e reflexões enviadas pelos ouvintes servem de pauta para conversas do casal Lua Barros e Peu Fonseca sobre… dilemas éticos, existenciais, da maternidade, da relação com o parceiro e por aí vai.
Para assistir
Dica da Verônica Fraidenraich: Na websérie Fale com a mãe, a atriz Flávia Reis faz diferentes papéis de mães, em situações típicas e hilárias da maternidade, enquanto o pediatra Daniel Becker orienta os pais sobre temas como birra, sono e vínculo. Você certamente vai se identificar (e rir) com algumas das mães ali retratadas. 


Canguru Recomenda

Se o neto está sorrindo, a avó também sorri. Se ele chora, a avó sente a mesma dor e angústia da criança. Parece conto da carochinha? Mas é a pura verdade, comprovada por pesquisa científica, que observou a reação das avós enquanto viam fotos de seus netos em diversas situações, e de seus próprios filhos. A história toda você lê em O Globo.

Brigas e competições entre irmãos são comuns na infância, mas à medida que eles crescem a expectativa é que os conflitos parem. Isso porém nem sempre ocorre. Matéria da BBC Brasil mostra pesquisa que diz que metade dos irmãos mantêm o clima de rivalidade ao longo da vida. Um especialista em desenvolvimento humano explica a inclinação natural para a comparação e o conflito.
Obrigada por seu tempo! Até semana que vem.

 

Lembrou de alguém que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


Quer sugerir uma pauta? Fale com a Equipe Canguru:

Amanda Nunes Moraes
Isadora Noronha Pereira
Verônica Fraidenraich

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2021 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos