Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 33ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
CEASM e Museu participam de encontro da Misereor



O CEASM e o Museu da Maré marcaram presença, na última terça-feira (23), no evento "Dia de Conexão pela Paz - caminho de transformação", promovido pela instituição alemã Misereor, que nos apoia financeiramente. O encontro foi realizado na Igreja de Santana, no centro do Rio de Janeiro, e reuniu outras instituições e projetos apoiados pela Misereor: CEDECA, Instituto CNV Brasil, Se Essa Rua Fosse Minha, EsPeRe e Pastoral do Menor. O Museu da Maré levou atrações como a peça Cavalo Alado, de Matheus Frazão; exposição de alguns objetos do acervo; apresentação do filme Casamento na Palafita; e distribuição de obras impressas. Em breve matéria completa no nosso site.
Novas aprovações no PROVOC



O Preparatório conquistou duas aprovações no Programa de Vocação Científica (PROVOC), da Fiocruz: Stela Regina e Jean Costa. O PROVOC é uma ação voltada para alunos do Ensino Médio e visa a inserção desses jovens em projetos de iniciação científica na área da saúde. Acontece no campus da Fiocruz e é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A parceria com o CEASM já completou 20 anos, e faz parte das atividades do Preparatório encaminhar os alunos para processo seletivo interno do PROVOC.
Entre Lugares Maré estreia peça-filme


Aconteceu ontem (27) a estreia de Invencíveis, peça-filme do grupo de teatro Entre Lugares Maré, um dos projetos do Museu da Maré. A obra, resultado da execução da 9ª edição do projeto, traz a história de um grupo de resistência em 2071, quando o mundo está dividido entre os Abastecidos e os Desabastecidos. O grupo de desabastecidos que protagoniza são moradores da Maré que preservam a história do bairro e lutam para acabar com o sistema desigual que os empobrece. A peça-filme foi toda gravada no Museu da Maré, majoritariamente na exposição de longa duração 12 Tempos da Maré.
Será exibida também hoje (28) e nos dias 04 e 05 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 19h, no canal de Youtube do grupo.
É preciso assistir durante a exibição, pois depois o espetáculo sai do ar. Acompanhe o Entre Lugares Maré pelas redes sociais.
Matéria: professora do Pinheiro lança livro infantil sobre autismo



O Jornal O Cidadão publicou uma matéria sobre a professora Ligia Nascimento, moradora da Vila do Pinheiro, professora da educação infantil, que lançou a obra "Eu sou assim: vejo o mundo de forma diferente!". O livro é inspirado na sua experência com o aluno Abner, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), com quem trabalhou por cerca de dois anos. O livro é uma obra infantil sobre afetividade e respeito, e Ligia tem apresentado em feiras literárias e jornadas pedagógicas. Leia a matéria completa no site do jornal.
Participações em projeto no Colégio Estadual Bahia



Nos dias 16, 17, 18 e 19 de Novembro, aconteceu o “Projeto Étnico Racial: Valorizando as contribuições dos povos indígenas e dos povos negros” do Colégio Estadual Bahia. Foram desenvolvidas atividades como exposições, rodas de conversa, cine debate, apresentações, dinâmicas, palestras e oficinas. Dentre muitos participantes, alguns dos colaboradores do CPV-CEASM e do Museu da Maré também marcaram presença no evento, a convite da também colaboradora Angela Santos, que esteve na organização. O educador Aristênio Gomes somou na roda de conversa “Drogas, Racismo e Segurança pública”; houve contação de história e exibição do curta “O Casamento na Palafita”, produzido pelo grupo Maré de Histórias de contadores de histórias do Museu; roda de conversa “Origem do povo Iorubá”, com Emmanuele Torres; apresentação do monólogo “Cavalo Alado”, do arte-educador Matheus Frazão; roda de conversa sobre “História da Maré” pelo educador Luiz Lourenço; roda de Conversa “A mulher negra e a violência simbólica”, com o diretor e educador Lourenço Cezar da Silva; “Povos indígenas do Brasil” e cine debate com a série “Colin em Preto e Branco”, pelo educador Bruno Francisco; “Indígenas como sujeitos protagonistas”, com Renata Carneiro e Beatriz Virgínia; oficina de Turbante e Abayomi com Gabriela Oliveira e Fernanda França; oficina de Teatro do Oprimido pelo grupo Maré MoTo e Magdas Migram.
A atividade também valia como uma avaliação do 3° bimestre dos alunos, valendo nota de participação.
Jovens FAPERJ participam do Chá de Memórias



Em outra atividade de integração das novas Jovens FAPERJ do Museu da Maré, no dia 18 elas participaram do Chá de Memórias. Nele, cada participante pôde levar um objeto afetivo para compartilhar com os demais presentes, além de conhecer a história de alguns objetos que estão na exposição do Museu da Maré. O projeto Jovens FAPERJ, destinado a jovens de ensino médio, é executado pelo Museu e pelo Preparatório para Ensino Médio.
Consciência Negra: equipe do CEASM dá depoimentos em vídeo



No dia 20 de novembro, data em que se celebra a Consciência Negra, lançamos um vídeo com depoimentos. Membros das nossas equipes falaram sobre o quanto o racismo estrutural faz com que os projetos sejam necessários, como o tema aparece no contexto das aulas e como é abordado, juntando a experiência individual com as das educandas e educandos. Veja no Instagram.
Prep vai ao teatro



Pela primeira vez em quase dois anos, o curso Preparatório pôde levar seus estudantes a uma peça teatral. O grupo foi assistir a apresentação "O Dragão", no Armazém da Utopia (centro do Rio de Janeiro) no dia 15 de novembro. Educadores também se fizeram presentes. Veja fotos no Instagram.
Museu faz ações em escola do Pinheiro



No dia 24, a equipe do Educativo do Museu da Maré realizou atividades no CIEP Gustavo Capanema, durante a Feira Literária promovida pela Educação de Jovens e Adultos, em celebração ao Mês da Consciência Negra. Foi levada a exposição itinerante Memórias da Maré; houve a apresentação da performance “Carolina e seu diário”, com Marilene Nunes, sobre Carolina de Jesus; e, também houve a contação de histórias do livro “Contos e Lendas da Maré”. Aproveitando a ocasião, a equipe do Museu entregou para a biblioteca da escola alguns exemplares do caderno pedagógico “Maré de Histórias” e do livro “A Maré em 12 Tempos”. Saiba mais no Instagram.
Live: dispositivos de saúde da Maré



Acontece amanhã (28) a primeira live do projeto Maré do Bem Viver, com o tema "SUS e os dispositivos de saúde do Conjunto de Favelas da Maré". Terá a mediação da psicóloga Fernanda França e, como palestrantes, Fabiana Lima (Agente Territorial) e Cecília Estella (Psicóloga). Esta será apenas a primeira live do projeto, que faz o acompanhamento psicossocial de dezenas de famílias da Maré. Haverão ainda outros eventos sobre serviços sociais, segurança alimentar e acesso a Educação de Jovens e Adultos. Será exibida no Youtube: bit.ly/YTceasm.
Aconteceu no CEASM

  • Ontem (27) aconteceu no Zoom uma Formação Continuada Aberta do Projeto Curso Preparatório. Teve como palestrante o professor Carlos Soares Barbosa, da Faculdade de Educação da UERJ, apresentando o tema "A nova reforma do ensino médio". O professor apresentou um histórico das legislações que vêm conduzindo a educação básica à mercantilização da educação, detalhou a proposta de reforma do ensino médio e apresentou uma crítica ao sentido de ensino integral que a "reforma" divulga.
 
  • Entre os dias 16 e 20 de novembro, o CEASM fez diversas participações na Jornada Científica Favelades Universitáries, promovida pelo Fórum Favela Universidade. Foram oficinas, workshops e participações em mesas, incluindo a abertura, com Jean Wyllys, e o encerramento, com Fernando Haddad. Mesas, conferências e rodas de conversa podem ser vistas no Youtube.
 
  • Na última semana, entre os dias 22 e 26 de novembro, aconteceu o V Seminário de Educação Popular do Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP). O CEASM marcou presença na segunda mesa, no dia 23, com o tema "Educação para emancipação popular: Educação Antirracista, Educação AntiLGBTQIA+fóbica, Educação Antisexista". É possível assistir as três mesas e o sarau cultural no Youtube.
 
  • No dia 17, a diretora do Museu da Maré Cláudia Rose participou da aula "Cultura como resistência", junto ao historiador Luiz Antonio Simas. O evento marcou o encerramento do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos, realizado pelo Nepp-DH/UFRJ, e teve a mediação de Carlos Motta, militante de Direitos Humanos, favelado e agitador cultural na Zona Oeste.
 
  • No dia 22, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Maré (NEPS) fez uma participação no evento "Antirracismo, ações afirmativas e pré-vestibulares populares", promovido pelo Grupo de Pesquisa de Ações Afirmativas e Politicas de Reconhecimento da PUC-Rio (GPAAR). Francisco Overlande e Humberto Salustriano participaram com a apresentação "A experiência de jovens estudantes de pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM): entre as marcas do colonialismo e a pedagogia decolonial".
 
  • Também no dia 22, houve uma participação na abertura da Semana da Consciência Negra da PUC-RIO 2021. Nosso diretor Lourenço Cezar, geógrafo e doutorando em Serviço Social, participou da mesa "Pré-vestibulares comunitários e as lutas de Massa - A Gênese das ações afirmativas", junto a demais ex-alunas e ex-alunos da PUC-Rio.
CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 12/12. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp