Copy
Construir brinquedos é ação de cuidado.
Pensar sobre as questões que atravessam os modos de subjetivação das artífices do brinquedo, sem perder de vista o desenvolvimento da criança, é forte propósito do Atelier de Educação, em suas oficinas online de construção de brinquedos e da pós-graduação Artes-Manuais para o Brincar.

A brincadeira é alegria!

Fazer um brinquedo é uma ação de cuidado de si e do outro. E o cuidado é o promotor da alegria de viver. Mesmo o mais singelo brinquedo precisa levar em consideração as forças anímicas, cognitivas e motoras da criança.
 

"Brincadeira é alegria. Quando brincamos, ficamos totalmente integrados com nós mesmos e nos sentimos um só com o mundo. Esta é a sabedoria da infância. É algo que não precisa ser ensinado e mesmo assim, para que dê frutos mais tarde, precisa ser encorajado e apreciado. Para uma criança pequena, o adulto é um facilitador que a protege e que, por meio das brincadeiras, descobre dentro de si mesmo uma infância que faz bem à saúde e seja estimulante em relação à vida*."

conheça a pós-graduação Artes-Manuais para o Brincar

A brincadeira abrange o humor!

Quando construímos um brinquedo, precisamos levar em consideração os aspectos sociais, emocionais e até os econômicos do ambiente da criança. Uma criança não poderia, por exemplo, ser submetida a brinquedos que desqualificassem suas características estéticas ou que comprometessem sua cognição.
 

"A brincadeira é uma atividade inteiramente absorvente, da qual derivam a lógica, o traquejo social, as lembranças, a satisfação e os valores. Não é um aspecto do desenvolvimento humano que possa ser negligenciado, relegado a uma atividade para preencher o tempo livre, pois está na base de nossa natureza.  A brincadeira abrange o humor, a arte, o bem-estar físico, os relacionamentos humanos, a conscientização do ambiente que nos cerca e a noção do eu. É um sinal de saúde mental. Quanto mais brincamos, mais aprendemos*."

acesse o acervo de conversas sobre artesania

A brincadeira integra e equilibra!

Cada pequeno brinquedo que criamos e oferecemos às crianças carregam as marcas de subjetivação que viverão no para sempre da infância. Por isso, precisamos pensar na complexidade da relação da criança consigo mesmo, com o ambiente e com o objeto criado por nós.

"A criança tem muitas forças vitais, mas precisa dos adultos para ajudá-la a equilibrá-las e integrá-las à personalidade em formação a fim de que possam ser bem utilizadas pela criança recém-chegada em sua vida futura. A brincadeira faz isso criativamente e com respeito mútuo. Cores, gestos, sons, expressões, tons e qualidade dos materiais fazem parte de uma introdução à vida e por isso devem ser a continuação das emoções positivas com que se dá boas-vindas às crianças*.

conheça nossas oficinas de construção de brinquedos
*REFERÊNCIA EM ASPAS
CLOUDER, Christopher; NICOL, Janni. Brincadeiras criativas para o seu bebê: uma forma lúdica de aumentar a concentração e melhorar o desenvolvimento dos pequenos. São Paulo: Publifolha, 2008.

Conheça as pós-graduações

100% online com Plantões Pedagógicos semanais, rodas de conversas mensais e interação diária com colegas e professores.

Mais informações »

Trabalhe conosco

Ganhe até 120 reais por aluna inscrita pelo seu link de afiliada. Basta divulgar nas suas redes. Gere renda para financiar seu curso.

Saiba mais »

Facebook
Twitter
Link
Website
Email
YouTube
Copyright © 2021 Artes-Manuais, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp